domingo, 18 de novembro de 2012

A OUTRA VERSÃO DO NOME 'PAU GIGANTE'

Por falar em Pau Gigante, nome que até 1942 inspirava a denominação do hoje município de Ibiraçu, o que leva todos a pensarem que o fato ocorreu devido os grandes e abundantes  Jequitibás Rosas que existiam nessa região, há, segundo os mais antigos, outra versão e que contraria esta história comum conhecida de quase  todos.

Segundo os moradores mais antigos das localidades de Costa Pereira e Demétrio Ribeiro, o nome Pau Gigante foi registrado em alusão a uma grande árvore que havia entre a localidade que compreende Costa Pereira á Fortaleza(imediações de Barra do Triunfo), da espécie Pau D´alho. Há quem garanta que ainda existe uma grande cratera deixada pelas raízes da referida árvore, que de tão gigantesca, deixou o buraco que nos permitirá certificar este fato.

Hoje estive próximo, mas esta aventura ainda irei realizar, se 'Deus Quiser' em outra oportunidade e fotografar o referido local, caso ele realmente ainda exista, e colaborar com as demais gerações o 'porquê' realmente da denominação oficial do município de Ibiraçu de 1891 a 1942, quando  chamava-se Pau Gigante.

Há quem compara a  abundância dos Jequitibás Rosas nesta região que compreende hoje o município de Ibiraçu, e agora também, o de João Neiva, que 'Deus', ao ornamentar o mundo com as plantas e árvores, semeou com as próprias mãos um punhado de suas sementes e elas concentradamente e somente em Ibiraçu caíram e proliferaram.

O caule do Jequitibá Rosa, sustentado sobre 
raízes que deram o nome oficial ao município de Ibiraçu,
mas que para os antigos há controvérsia
  
Pela abundância de tantas árvores maravilhosas de Jequitibás Rosas em Ibiraçu, ganhamos o nome do seu próprio vigor, as quais lamentavelmente foram extraídas selvagem dos mesmos Imigrantes Italianos que estas terras desbravaram e que as tornaram em uma espécie de árvore em extinção.    

DADOS OFICIAIS DE IBIRAÇU
A cidade foi fundada por volta de 1877, por famílias italianas vindas de Gênova. No Espírito Santo, colonizaram uma área na cabeceira do rio Piraqueaçu, pelo qual chegaram à região. A área assentada, então conhecida como Núcleo Colonial Santa Cruz, já que Santa Cruz era então a localidade mais acessível, por estar à boca do rio Piraqueaçu.
A sede desta área primeiro foi conhecida como Conde D'Eu. O lugarejo teve vários nomes como Bocaiúva (após a proclamação da república), Vila Guaraná (ao tornar-se município), Pau Gigante em 1892 (devido a uma grande árvore na região), somente em 1942 é que a cidade, junto com o município ganharam nome de Ibiraçu. Mais recentemente em 1989 o municício de João Neiva separou-se de Ibiraçu.

[editar]G

Nenhum comentário: