domingo, 21 de outubro de 2012

ENRIQUECENDO A QUALIDADE DA ÁGUA E DO NOSSO TERRITÓRIO

Como em Ibiraçu não há muito o que se fazer, principalmente aos domingos, então vamos gastando verbo que uma hora ele acaba. Mas recomeçamos as duas. Ontem fui a Taquaraçu fazer um reconhecimento das nossas reservas hídricas. Com certeza  não teremos problemas sérios pelos próximos anos, diante dos vários reservatórios que foram construídas nesta atual gestão pública municipal, mesmo sendo algumas de natureza privada, o que nós consumidores agradecemos, exceto se ocorrer estiagens prolongadas.

Uma pena que nas margens daquelas represas de abastecimentos não haja um cinturão de plantas que evitem o assoreamento em inúmeras delas. Em todas elas poderia existir uma faixa de plantas, pelo menos de uns cinco a dez metros, nem que seja de florestas de árvores nativas para extração, e assim não prejudicar economicamente os proprietários com este tipo de ocupação benéfica, talvez consorciadas com alguma outra espécie de vegetação, sejam paisagísticas, de cacau ou café, por exemplo, de forma que suas raízes aproveitassem a umidade d´água das margens das represas. Enquanto durasse as florestas até A sua extração, uns vinte anos, digamos, embelezaria as represas e toda região, garantiria uma melhor qualidade das águas que usamos, porque evitaria o assoreamento e funcionaria com filtros naturais, prejudicaria o acesso de animais e enriqueceria o turismo e a pesca, bastando somente lançar alevinos diversos e próprios para procriação em lagoas, além de aumentar as reservas de madeira nativas do município, por que caberia milhares de mudas em todas as quilométricas bordas que existem.

No entorno da lagoa Juparanã em Linhares, um senhor empresário da família Pianna, que se arrependeu de ter vendido milhares de motosserras, os quais tinha representação exclusiva neste Estado e da Bahia, fez e desenvolve um projeto desta natureza  em consórcio com os proprietários das margens daquela lagoa, o que é sucesso no mundo inteiro. Os proprietários do entorno das  represas de Taquaraçu que abastecem Ibiraçu poderiam pensar nesta possibilidades em prol, não somente dos ibiraçuenses mas de toda humanidade, conforme propusemos no site que escrevíamos anteriormente.

Coincidentemente Naciene Modenesi é uma das herdeiras de quase todas as represas de Taquaraçu, e pode  transformar um projeto desta natureza em sua plataforma de campanha para Deputada Estadual, caso seja candidata. Temos certeza que ela não iniciou este projeto como prefeita para não ser entendida com se estivesse legislando em causa própria, o que pode ser desenvolvido privativamente ou em um projeto consorciado com o poder público municipal,  este o mais  interessado, e assim dar continuidade a obra construída nesta gestão, conforme  foram as inúmeras represas para abastecimento de  água da cidade  de Ibiraçu.

Nenhum comentário: