Como Ibiraçu e João Neiva são cidades irmãs, elas poderiam se unirem pelo menos no mesmo nome natural que tinham quando era um só município e passarem a se chamar, Ibira Sul, a nossa cidade, que em nada mudaria na pronúncia, até pelo fato que grande de Açu não temos mais uma árvore sequer, porque a que existe, e um dia já fora nossa também, está hoje no território de João Neiva, e, Ibira Norte aquela cidade, como resgate de uma cultura. Se assim fosse, ambas continuariam representadas por uma árvore, e cada uma em sua posição geográfica.
Cidade de João Neiva, ao Norte do município a quem pertencia
Afinal, manter o nome do município como João Neiva, atributo ao então Deputado Federal baiano que propôs o projeto da estrada e ferro Vitória a Minas, desvincula da verdadeira raiz o nome daquela cidade, apesar do valor econômico que a estrada de ferro significou para João Neiva por muitas décadas.
Árvore gigante, origem do nome do município
de Ibiraçu, a quem João Neiva pertencia até 1988.
Melhor seria resgatar a história daquele simpático município desde sua essência, ou seja de uma árvore, como sempre foi e manter a nossa, mudando-se aqui somente para a sua real posição geográfica, ou seja, ao Sul do antigo município .
Nenhum comentário:
Postar um comentário