segunda-feira, 16 de abril de 2012

IBIRAÇU - UM LUGAR BOM PARA SE VIVER

Apesar do clima político acirrado que persiste em nossa cidade, Ibiraçu mesmo assim é um excelente lugar para se viver e criar a família.

Sua localização, próximo de Linhares e Colatina, as duas maiores metrópoles do Norte capixaba, e também, próximo da Grande Vitória, facilita-nos  inúmeras  vezes em relação as pessoas dos  municípios  mais distantes,  principalmente nas  necessidades de deslocamentos rápidos para se resolver  qualquer  problema, por mais simples que seja.

Mas como podemos colaborar para desconstruir este  acirramento  político, que muitas vezes leva até amigos a se distanciarem?

Essa desunião não é antiga em nossa cidade, pois, conforme relatos, o povo ibiraçuense mais antigo se unia para construir igrejas, o seminário, e  tantas outras obras.

Para se ter uma ideia, em 1982, Jauber Pignaton foi eleito prefeito e obteve mais de 90% dos votos dos ibiraçuenses da sede do município(cidade de Ibiraçu). Esse exemplo nos dá uma ideia de que até aquela data  mantínhamos uma união, que foi muito  útil ao progresso local. Até a primeira administração de Jauber,  Ibiraçu era considerado um lugar qualquer, sem  expressividade nenhuma.  Só após aquela gestão é que passamos a ser respeitados como merecemos.

O fato de termos ficado ininterruptamente por dezesseis anos em  mãos de um único grupo político, acostumou  e acomodou a população e seu modo de pensar,  levando-a  a  achar que aquele era um modo único  viável. Também puderas, não conhecia outra  forma de governar.  Muitas pessoas, consideradas experiente caíram nesta armadilha, mas mesmo  tardio, reencontraram o caminho.

Com a interrupção daquele ciclo político em 2004, tivemos a oportunidade de experimentar outras  ideias de gestão pública, que, mesmo com alguns defeitos,  certa e claramente contribuiu para romper o paradigma que imperava, exceto para os ultra radicais que relutam em manter suas vedas.

Hoje, podemos falar com plena convicção que houve uma profunda mudança  no modo de pensar, ver, opinar e agir por parte da população de nossa cidade em relação ao que imperava politicamente até o ciclo político que  foi interrompido em  2004. Mas muita coisa carece ser feito para  que possamos caminhar em direção a fatos reais, de modo a melhorar a cada dia o relacionamento dos moradores e os façam interagirem ainda mais,  porque democracia  só tem fundamento e sabor se houver alternância no poder.

Do contrário, estamos diante de uma ditadura que nos faz súditos.



Nenhum comentário: