Sábado durante o dia, antes do evento, visitaram a Biquinha a prefeita Naciene e seu esposo Marcus Vicente. Em conversa com Marcus Vicente sobre a histórica Biquinha e o "Memoriário", livro que ele prefaciou, e também, tem um único exemplar, ele relatou que José Dauster nasceu em 1907 em Ibiraçu, e tinha somente uma das vistas, pois, a outra cegou-a ao furá-la com um espinho quando brincava sobre um pé mexirica, fruta que ele denomina no livro como 'laranja cravo', acidente ocorrido na própria área da Biquinha.
Também conversamos sobre a possibilidade de ter sido Ibiraçu habitado por um povoado negro na região do Morro do Vitor, onde tomamos conhecimento que o lugar chamava-se "Burgo Escuro", tendo Marcus Vicente confirmado conhecer documentos públicos municipais que consignam o nome "Burgo Escuro", algo que merece, a partir destas informações um aprofundamento nos estudos sobre a verdadeira história dos primórdios de Ibiraçu. Relatou ainda que o senhor Domício Martins da Silva era um Coronel da Guarda Nacional, patente que provavelmente tinha e o trouxe a Ibiraçu talvez antes de 1889, ou seja, ainda no Brasil Império, o que praticamente confirma nossa teoria que a cidade de Ibiraçu já era um povoado muito bem organizado e relativamente estruturado antes da chegada dos Imigrantes Italianos em 1877.
Assim como nós, Marcus Vicente é uma pessoa encantada com o livro "Memoriário", que, pelo visto, somente existe dois exemplares originais em nossa cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário