Caso ocorra uma vitória da candidata Viviane Barbosa à Câmara Municipal, uma jovem mulher que merece uma oportunidade para representar a agricultura e o eco-agronegócio do município de Ibiraçu, certamente a "pedra da beterraba", em Palmeiras, interior de Ibiraçu, poderá se transformar em um lugar de laser e merecer atenção pública. A "pedra da cebola", em Vitória, dentro de suas naturais proporções, que não tem um rio tão bonito como o rio Palmeiras que passa sob a "pedra da beterraba", mesmo assim, não é um lugar agradável para se passear e se divertir na capital? Centenas de famílias passam o dia lá!
"Pedra da Beterraba" em Palmeiras, Ibiraçu
Então? Não seriam às pequenas coisas de Ibiraçu que estão precisando de mais atenção para um dia serem grandes, bastando somente serem vistas e trabalhadas?
Rio Palmeiras
A "pedra da beterraba", como denominei no ibirinha, no dia 04-12-11, quando lá escrevia, se houver vontade, determinação e fé, não poderá gerar algum benefício para aquela região e consequentemente para nossa economia?
Cachoeira das Andorinhas - possibilidade de Agronegócio
Mas para que um projeto prospere, seja na agricultura ou no agronegócio, dois excelentes segmentos que precisamos dar atenção para salvar nossa lavoura econômica, e também, nossa própria dignidade e cidadania[para não sermos taxados como da geração de Ibiraçu que deixou o município falir], a "pedra da beterraba", a "cachoeira da andorinha", por exemplo, precisa com urgência começar a ser debatido pública e politicamente. Mas isso nossos representantes atuais não conseguem visualizar e unir forças para resgatar e multiplicar estes valores. Alguns deles, muitas vezes depois que alguém grita e e esbraveja, como faz a candidata Viviane Barbosa Sfalsin em sua propaganda eleitoral no rádio, onde aborda as dezenas de operários chefes de famílias que ficaram desempregados na FIESA e agora só tem o caminho da agricultura a seguir, até que algum representante político, principalmente vereadores, acaba enxergando, mas talvez, por nenhum deles ter identidade com o setor agrícola de Ibiraçu, principalmente com a desistência do Presidente da Câmara Municipal, vereador Gino Resende de disputar a reeleição, o que dava boa atenção ao interior, logo o fato cai no esquecimento de quem é muito bem pago para ajudar a planejá-lo e impulsioná-lo e assim deixam, com suas inércias, a prosperidade do projeto adormecer.
Cachoeira das Andorinhas reserva natural de Ibiraçu
Tenho plena convicção, assim como muitas pessoas que estão lutando pelo projeto de uma "agricultura forte em Ibiraçu", o qual precisa de voz na nossa Casa de Leis que, juntamente com a história de Ibiraçu, a colonização pelos imigrantes italianos, que ocuparam colônias por todo interior, seus casarões, o clima da região de Terras Frias em Ibiraçu, a história de vida dos habitantes do quilombo de São Pedro e dos silvícolas que restam[dentro do contexto moderno] espalhados pela florestas de Ibiraçu, as cavalgadas, o pastel e o caldo e outros alimentos, nosso templos religiosos, somados ao já existente projeto "Caminhos da Sabedoria", que realmente caminha, ainda que lento, talvez por não está merecendo da sociedade de Ibiraçu o valor que tem, a "pedra da beterraba", ou qualquer outro nome que lhe for designado, a 'cachoeira da andorinha" e tantos outros lugares bucólicos que temos, certamente podem contribuir para o cenário geoeconômico que Ibiraçu precisa, necessita e estamos começando politicamente a desenhar, pelo qual decidimos, nestas eleições, lutar e mobilizar outras pessoas que tem orgulho de colaborar para o desenvolvimento de um projeto para a agricultura e o agronegócio de Ibiraçu de qualquer forma, principalmente com sugestões positivas.
Não dá mais para esperar. A hora é agora.




Nenhum comentário:
Postar um comentário