segunda-feira, 27 de agosto de 2012

INSTIGAÇÃO À REAÇÃO

Desde 1982, quando João Neiva ainda era um dos nossos Distritos, participo de eleições municipais em Ibiraçu. Confesso que já presenciei vários fenômenos acontecerem. Algumas campanhas super acirradas, outras, quando mínimo, acirradas. Todavia, nestas eleições, tenho observado que as coisas estão diferentes.

Depois da divulgação do resultado de uma pesquisa no jornal "Folha do Litoral" sobre o quadro político em Ibiraçu nestas eleições, todos candidatos dos partidos de oposição, ao tomarem conhecimento da desvantagem na pesquisa, passaram a se mexerem com mais intensidade e dinamismo, ao ponto de atualmente, pelo menos aparentemente, estarem superando o volume de campanha dos candidatos dos partidos da situação, comportamento que provavelmente pode trazer alguns reflexos no resultado de uma eventual e futura pesquisa, caso haja.

Esse comportamento, de correr atrás do  prejuízo, é natural a qualquer equipe, seja na política seja no esporte. Recentemente chegamos a comentar que os candidatos que fazem pesquisas e estão em vantagem, normalmente seguram o resultado a sete chaves, pois, se tornarem público o seu resultado, logicamente que acirrará os ânimos de quem está em desvantagem. E isso parece ter acontecido em Ibiraçu nesta eleições, após o aludido resultado, o que aparentemente não tirou a vantagem da prefeita e candidata a reeleição Naciene Modenesi em relação ao candidato Duda na pesquisa, mas sem esquecer que Duda não se abalou com o resultado que o colocou em desvantagem, porque mesmo assim seguiu o caminho. Vamos aguardar outros desdobramentos. 

Nenhum comentário: