Nunca na história de Ibiraçu uma eleição foi disputada por tantos candidatos ao cargo de Vereador como esta. Segundo os coordenadores(não consultei a legislação), nestas eleições foi exigido pela Lei Eleitoral não somente a existência das vagas para mulheres nas coligações, mas o seu total preenchimento.
Deduz-se que esse elevado número de candidatos é fruto da inserção de muitas pessoas denominadas "laranjas" nas coligações, que são, no caso em tela, as pessoas que emprestam seus nomes para atender a Lei Eleitoral.
Acho que designar vagas para serem preenchidas por candidatas mulheres é uma medida justa, uma garantia de direito. Porém, preenchê-las obrigatoriamente, acaba se tornando uma atitude insignificativa, que sujeita a cidadã até ao ridículo, pois, é cediço que muitas vezes, não sei se em Ibiraçu, mas em outros municípios, acabam não votando em si próprio, e assim agem na expectativa de uma oportunidade na administração pública, em caso de uma vitória da frente política que está participando com o empréstimo do seu nome.
É a Lei submetendo as pessoas a um valor zero, caso não obtenha um único voto, como já aconteceu nas eleições anteriores.
Fatos assim viram motivos de deboches, simplesmente por terem as
pessoas colaborado para atender uma exigência legal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário