Há pouco vi na televisão uma propaganda com imagens de cidades, ruas,
praças e outros patrimônios culturais e naturais de alguns municípios paulistas,
que juntos compõem e desenvolvem um projeto denominado "região das
águas". Suas exuberâncias são exemplos de como o planejamento consorciado traz
excelentes resultados, bastando somente vontade política para o aproveitamento
dos potenciais disponíveis, seja natural ou humano.
Lógico que as imagens não disseram toda realidade, porque
normalmente priorizam-se divulgar as melhores, mas é evidente que as pessoas que vivem e
trabalham nos municípios envolvidos com aquele projeto tem "melhor qualidade de vida",
o que se tornou slogan da propaganda do consórcio. A sustentabilidade que foi
planejada para aqueles municípios deixa-lhes mais felizes.
No Espírito Santo temos regiões similares e de muitos potenciais, como
são Pedra Azul, Caparaó, “Dunas de Itaúnas”, os “Pomeranos”, etc, que como lá na "região das águas", estão todas prontas, ou pela natureza ou pelo homem, para serem melhores desenvolvidas,
além de várias outras localidades do Estado que ainda não receberam nenhuma atenção dos nossos governantes,
portanto, nem sequer teve o início de um planejamento, que depois de iniciado, levaria muitas décadas para fechar um ciclo e concluí-lo, urgindo desta forma que se comece exatamente agora a desenvolvê-los.
Entre Ibiraçu, Santa Teresa e João Neiva, praticamente dentro da reserva
Biológica de Lombardia, que é regida pelo Governo Federal, há um excelente e agradável clima, que chega a
menos de 10 graus em muitas oportunidades do ano. Aquele clima não é um potencial
natural, tanto para a fruticultura, floricultura ou o agroturismo? O que falta para começar a ser planejado o seu aproveitamento? Um representante político com coragem de trabalhar e se
dedicar aquela causa?
Sempre mencionamos esse assunto no Ibirinha, e não somente eu, mas
na verdade, nunca ninguém dos nossos políticos, que ganham dos cofres públicos para executar, fiscalizar,
mas acima de tudo desenvolver e traçar o progresso do município de Ibiraçu, fizeram alguma coisa para tentar aproveitar aquele potencial e gerar rendas, nem sequer questionaram a
um morador daquela região se realmente o registro de 10 graus de temperatura é verdade.
É por esta e outras razões que pretendemos e gostaríamos que
alguém, especificamente da região das "terras frias" do município de Ibiraçu, assumisse o compromisso, se ocupar um cargo na Câmara, que irá colocar o tempo que disporá para fazer jus ao excelente salário que ganha, o coração, e, a força política que contrair, se dedicar para planejar e desenvolver alguma coisa para Ibiraçu, partindo-se
do que a natureza já nos oferece. Da forma que hoje as coisas estão colocadas, estamos martelando em ferro frio, ou seja, nada está sendo construído de forma que possa perpetuar às
próximas gerações.
Cansamos do marasmo político dos nossos representantes políticos que legislam em causa própria, como vimos nas formações das coligações de ambos os lados.
Chegou a hora de Ibiraçu construir um fato novo, uma coisa diferente no município, que pode começar pela substituição dos nossos representantes na Câmara Municipal, os quais persistem em ocuparem aqueles lugares, muitos somente para receberem no fim do mês o polpudo salário. Alguma coisa nova tem que acontecer para erradicarmos esse mesmice imperante
que estamos vivendo e que se continuar não nos levará a lugar nenhum.
Nós, o povo, que somos os
verdadeiros responsáveis pelo inicio de algum planejamento e mudança, não podemos deixar ultrapassar as próximas eleições para dar o pontapé inicial.
É dessa convicção política que me alimento para um dia vermos o povo de Ibiraçu das próximas gerações felizes, de verdade, porque para nós, que já estamos praticamente velhos e cansados e que confiamos nas pessoas para nos representar politicamente até agora mas nada apresentaram, não sei se teremos muita chances de ver as coisas acontecerem. Só se começarmos este ano com uma resposta nas urnas.
Mesmo assim, continuo acreditando que posso contribuir com o meu voto de alguma forma para deixar algumas coisas importantes em Ibiraçu, e principalmente para nossos filhos, desde que sabemos escolher para eleger quem tem coragem de trabalhar e lutar.
É dessa convicção política que me alimento para um dia vermos o povo de Ibiraçu das próximas gerações felizes, de verdade, porque para nós, que já estamos praticamente velhos e cansados e que confiamos nas pessoas para nos representar politicamente até agora mas nada apresentaram, não sei se teremos muita chances de ver as coisas acontecerem. Só se começarmos este ano com uma resposta nas urnas.
Mesmo assim, continuo acreditando que posso contribuir com o meu voto de alguma forma para deixar algumas coisas importantes em Ibiraçu, e principalmente para nossos filhos, desde que sabemos escolher para eleger quem tem coragem de trabalhar e lutar.
Um comentário:
Educação para termos uma melhor qualidade na área da educação tem que melhorar a remuneração dos nossos professores, e dar boas condições de trabalho e segurança ao professor em sala de aula ou fora dela. Saúde não se pode falar mais em construção de hospitais ou maternidades. Sim reforma e manutenção dos prédios públicos e nas contratações de bons profissionais, aquisição de equipamentos para área da saúde e melhorias salariais para a classe já existente no município. Emprego, como a cidade não dispõe de grandes empresas, precisamos então de uma única empresa de qualificação técnica que possa qualificar todos os trabalhadores para o mercado de trabalho já existente nas cidades vizinhas e empresas locais, por exemplo, o SENAI e outras empresas que queiram se estalar no município para dar cursos profissionalizantes e onde o jovem ou trabalhador já saia diretamente para uma empresa da região. Meio ambiente como proteger, trazer para o município o órgão do IBAMA, ou seja, uma sala localizada dentro do município, para que se possam ter informações, cadastros, e também fazer denúncias de danos natureza e ao meio ambiente. Capitação de água, nas secas, como já podemos observar já temos no nosso município alguns locais que fazem a capitação de água através de poços artesianos é claro com uma boa análise da água o nosso solo é rico em água, resumindo numa pesquisa com um profissional na área de exploração de poços, observamos que é possível fazer alguns poços em locais determinados e fazer com que essa água após passar por uma criteriosa análise possa ser bombeada para o reservatório principal ou mesmo para um novo reservatório e assim sanar o índice de falta de água na cidade, um exemplo é no bairro Elias bragato onde existe uma nascente que abastece algumas casas á muitos anos e ainda não secou mesmo na época das grandes seca.Podemos fazer ou aproveitar o poço já existente e fazer uma Análise profunda dá água e bombear para o reservatório no período da falta de água que é quase freqüente as vezes por romper os dutos que passam por baixo do asfalto e do calçamento da avenida João Alves da Motta júnior.
Segurança pública, solicitação de guardas municipais qualificados e com experiência em investigação para localizar os traficantes e assim fazer com que as autoridades policiais facão suas devidas prisões e assim diminuindo o alto índice de trafico de drogas e a mortalidade de tantos jovens envolvidos com o consumo de vários tipos de drogas e o pior ainda o consumo do crack droga que vem acabando com a vida dos jovens e destruído famílias.
Rogério pedreiro n° 22123 coligação PR-PSDB juntos somos mais.
Postar um comentário