quinta-feira, 5 de julho de 2012

ANÁLISE GENÉRICA

Ainda não tivemos acesso aos nomes dos candidatos a Vereadores que compõem as cinco coligações que disputarão as eleições proporcionais em Ibiraçu. Todavia, já sabemos que das cinco coligações formadas, três são compostas por candidatos dos partidos da oposição à administração municipal, totalizando 45, aliança que tem como candidato a prefeito Duda-PMN, enquanto 36 candidatos ao mesmo cargo compõem as duas outras coligações que representam a frente que tem a prefeita Naciene-DEM tentando a reeleição.

Contudo, matematicamente podemos adiantar que as duas coligações que representam  aliança da prefeita Naciene já garantiram ab initio quatro cadeiras na Câmara Municipal, de um montante de nove vagas. Se cada uma das coligações que defende a candidatura de Duda eleger inicialmente um candidato a Vereador, restarão somente mais duas vagas para serem preenchidas com os votos remanescentes do cômputo geral a partir do quociente eleitoral encontrado. Portanto,  já está evidenciado automaticamente que uma das três coligações que representam a oposição elegerá no máximo somente um candidato a Vereador, enquanto as outras duas coligações dos partidos opositores têm reais chances de eleger dois Vereadores cada, assim como somente uma das coligações dos partidos da coligação da aliança da candidata Naciene também poderá fazer três Vereadores, dificilmente essas duas coligações elegerão três vereadores cada, o que nos dá uma noção de que a Câmara Municipal terá um provável placar de 5X4,  igual o quadro atual. Provavelmente o quinto Vereador a se eleger, será oriundo da frente que o candidato a prefeito se eleger.

Podemos fazer uma melhor análise depois que tivermos acesso aos nomes dos candidatos, considerando-se as renúncias, que, como sempre, deverão acontecer, as quais esperamos que não  aconteçam, mas se assim for, que sejam espontâneas.   Podemos ainda adiantar que teremos uma eleição para prefeito bastante  equilibrada, principalmente diante do alto número de candidatos aos cargos proporcionais.    


Nenhum comentário: