terça-feira, 31 de julho de 2012

IBIRAÇU E SUA FORMAÇÃO SOCIAL

Nestas duas semanas que estou participando da campanha da candidata a vereadora Viviane Barbosa Sfalsin, descobri um fato interessante e até então despercebido por todos nós, que muito contribuiu para a formação da nossa sociedade. A nossa cidade atraiu as famílias que deixaram o interior de Ibiraçu, principalmente das localidades conhecidas por "terras frias". Um alto percentual dos moradores dos bairros do entorno da sede de Ibiraçu são oriundos daquela região. Hoje acredito que a família Barbosa é a que tem o maior número de membros em Ibiraçu. Pelas informações, este sobrenome tem três origens diferentes. Do Morro do Aricanga, de Três Barras em Fundão, e a terceira família, da região de São Benedito e Alto Palmeiras.

Estou feliz por estar colaborando com uma pessoa da família como é Viviane Baarbosa, que está lutando com toda dificuldade, mas com carinho, para ser uma voz diferente na classe política de Ibiraçu, por que, no meu modo de pensar, a família Barbosa, pelo menos do Morro do Aricanga, é sem sombra de dúvidas, conforme pode-se ler na Entrevista que fizemos com dona Maria Cristina Barbosa Ignácio, moradora do bairro Aricanga e com 101 anos de idade, que eles representam os primórdios em nosso município.  São  esses valores que precisam ser oficialmente resgatados. Alguém precisa se dedicar a estas causas. É essa a crença que  temos em fazermos prosperar  algo noovo em nosso município.

O AGRONEGÓCIO DE IBIRAÇU

Conversando hoje com João Carlos Rodrigues, me surpreendi com o número de funcionários que direta e indiretamente trabalham no restaurante "Lagoa do Vale" em Pedro Palácios. São dezenas de novos postos de trabalho que especificamente o agronegócio de Ibiraçu abriu. Nós temos esta vocação e precisamos desenvolvê-la.




RESULTADO DE PESQUISA

Segundo um coordenador da campanha da frente do candidato a prefeito Duda, esta semana será feita a leitura de uma pesquisa procedida recentemente, que acontecerá na presença dos candidatos a vereador. É uma grande oportunidade para se otimizar os companheiros, ainda que o resultado não  seja o que se esperava, por que a campanha ainda nem bem começou.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

OPORTUNIDADE PARA O RESGATE DA HISTÓRIA.

Mesmo com toda tradição que o município de Ibiraçu teve no período de sua colonização e durante muitas décadas após, quando o principal meio de transporte - exceto, depois, o trem de ferro  -, era em lombos de animais, ora tropas que puxavam café para os moinhos e armazéns espalhados por todo município, dentre elas os da sede, de Pendanga, Piabas, Demétrio Ribeiro, Barra do Triunfo, etc, ou então, para o transportes das próprias pessoas, atualmente esse importante fato histórico de nosso município está praticamente em extinção. As propriedades com potenciais para criação de animais estão se transformando em florestas de eucaliptos. Aquele meio de transporte marcou a vida dos ibiraçuenses por muito mais de meio século e não poderia desaparecer da nossa memória. Ele precisa continuar existindo, mas dentro de uma proposta moderna, ou seja, com animais de raça e dóceis que pouco sacrificam os que lhes usam, principalmente as crianaças.

Precisamos resgatar estes fatos históricos que marcaram a vida das pessoas de Ibiraçu por várias gerações, numa proposta séria e com caráter exclusivamente para o lazer, dentro do setor de agronegócio. O interior de Ibiraçu é muito bonito e de pessoas simples! Tem estradas para todos os cantos, clima, matas, nascentes d´água de qualidade espalhadas por todo o território, o que é importante, tanto para o cavaleiro como para o próprio animal que necessita de abastecimento com frequência, diante da região  íngreme. Temos ainda magníficas sedes de fazendas com seus casarões coloniais da arquitetura construídas pelos imigrantes italianos, muitas que podem se reestruturadas e oferecer alguma espécie de serviços ou produtos(pousadas, queijo, restaurantes, linguiça, criações, enfim, temos potencial, conforme a própria história nos comprova. Nossos governantes precisam continuar lutando e facilitando a chegada de empresas industriais sim, como foi feito com a Fiesa, mas que recentemente, e infelizmente, fez demissão coletiva e praticamente parou de funcionar. Temos que estar atentos para  que os ovos não sejam postos numa única cesta, porque, como disse o grande economista  escocês Adam Smith, se ela cair, quebram-se todos. É só observar o que aconteceu com a Fiesa e outras empresas que tentaram prosperar em Ibiraçu com o apoio do poder público, que em muitas oportunidades voltou os olhos somente para o setor industrial, o que nunca foi nossa tradição,  esquecendo-se da tradição secular da nossa agricultura, o eterno nosso carro-chefe. Alguém da nossa classe política, dentro de um proposta séria e sem politicagem, seja o prefeitoª, oª vereadorª, o secretário de agricultura, ou outra pessoa de outro órgão público qualquer, precisa tomar a iniciativa de planejar com nossos agricultores, pecuaristas e com quem gostam das cavalgadas e abrir  o assunto com responsabilidade e compromisso, não  somente eventos esporádicos com fins eleitorais.

A título de ilustração, a candidata em quem votaremos para vereadora, Viviane Barbosa Sfalsin, é uma das poucas mulheres que pratica cavalgadas em nosso município e ama este esporte, ainda que rústico. Ela, em em companhia do pai, esposo, irmã e amigos da localidade de Palmeiras, participa de todos os eventos que são realizados.

Então?  Não  existe o principal, que é a vontade e persistência de não deixar esta tradição cair, necessitando somente de uma força política para o fato ganhar visibilidade? Ela resume condições para desenvolver um projeto de agronegócio, porque reluta para se manter morando no interior,  o que já  é um grande desafio e merece todo nosso  respeito.

Viviane, que também é da família Tótola, uma jovem mulher agricultora de Ibiraçu de 27 anos, mesmo mãe de dois filhos infantes, não demonstra-nos ser uma pessoa corajosa que quer enfrentar o que os demais políticos de Ibiraçu não tiveram coragem de assumir?

Nós temos que continuar acreditando que alguém pode lutar pelos ideais de boa parte das pessoas de um município, principalmente do interior. E ideias assim, há quem quer desenvolver, restando-lhes somente uma oportunidade, o que acreditamos que estamos colaborando para que passe concretamente a existir em Ibiraçu.              






domingo, 29 de julho de 2012

PERSONA ILUSTRE DE IBIRAÇU

Acabo de chegar da casa do senhor Bino Sfalsin, onde fiz uma visita de cordialidade. Aproveitei para ouvi-lo sobre a política municipal e as eleições. Retornarei a residência dele nos próximos dias, onde deixarei temporariamente o exemplar do livro original, "Memoriário", do ibiraçuense José Dauster, filho do primeiro gestor público do nosso município, senhor Domício Martins(1º gestor, e não 1º prefeito), obra literária que relata a história de Ibiraçu desde os primórdios, quando nosso lugar chamava-se Vila Guaraná, Cond´Eu, Pau Gigante e depois Ibiraçu. O livro relata outros fatos que vão, além do que anunciamos sobre a existência dele e que posteriormente teve parte  publicada no site Ibirinha, fatos históricos pertinentes ao núcleo político-social da nossa cidade e as colônias agrícolas de suas cercanias, pouco antes da emancipação, em 1892.

Na política, no progresso e na cultura de Ibiraçu, seu Bino Sfalsin, este orgulhoso e dedicado ibiraçuense de Palmeiras, é um exímio professor. Um cidadão empresário de uma família de descentes de imigrantes italianos que merece todo respeito dos ibiraçuenses que lutam e acreditam no desenvolvimento municipal. Portanto,  ouvi-lo, é preciso. 
             

sábado, 28 de julho de 2012

A POLÍTICA, A LIBERDADE E OS OBSTÁCULOS

Ontem fui abordado de forma relativamente ríspida por um vereador e candidato a reeleição, por ter me decidido votar em Viviane Barbosa Sfalsin para Vereadora. Hoje voltei a ser abordado por um familiar, desta feita sem rispidez, mas em tão irônico, que me questionou o por quê de votar na  referida candidata depois de ter três familiares na disputa para a Câmara, todos em  busca da reeleição.

Disse-lhe que se todos pensassem conservadoramente como ela, então Jauber, Moacir, Carlinhos e Zé  deveriam votar em Naciene, por serem todos da família Modenesi?

Vamos votar democraticamente com independência, objetivando organizar um projeto para Ibiraçu, o que já tentamos com vários outros, mas que não trouxeram o resultado que todos nós merecemos.

O ex-presidente Lula já provou ao mundo que ser humilde é o fator que mais oferece chances aos candidatos. Portanto, nada como começar esta caminhada com o apoio a uma mulher do interior de Ibiraçu para ocupar um dos  nove lugares da Câmara Municipal. São as mulheres que estão dando um rumo ao Brasil com responsabilidade, projeto que começou com a atual Presidente Dilma, mas desde o governo passado, a qual é o resultado de um planejamento político que teve início há décadas. No mundo político, a fila também anda, a roda gira, o tempo e a oportunidade passam, etc, etc.

CHEGA DE INÉRCIA


Há pouco vi na televisão uma propaganda com imagens de cidades, ruas, praças e outros patrimônios culturais e naturais de alguns municípios paulistas, que juntos compõem e desenvolvem um projeto denominado "região das águas". Suas exuberâncias são exemplos de como o planejamento consorciado traz excelentes resultados, bastando somente vontade política para o aproveitamento dos potenciais disponíveis, seja natural ou humano.

Lógico que as imagens não disseram toda realidade, porque normalmente priorizam-se divulgar as melhores, mas é evidente que as pessoas que vivem e trabalham nos municípios envolvidos com aquele projeto tem "melhor qualidade de vida", o que se tornou slogan da propaganda do consórcio. A sustentabilidade que foi planejada para aqueles municípios deixa-lhes mais felizes.

No Espírito Santo temos regiões similares e de muitos potenciais, como são Pedra Azul, Caparaó, “Dunas de Itaúnas”, os “Pomeranos”, etc, que como lá na "região das águas", estão todas prontas, ou pela natureza ou pelo homem, para serem melhores desenvolvidas, além de várias outras localidades do Estado que ainda não receberam nenhuma atenção dos nossos governantes, portanto, nem sequer teve o início de um planejamento, que depois de iniciado, levaria muitas décadas para fechar um ciclo e concluí-lo, urgindo desta forma que se comece exatamente agora a desenvolvê-los.  

Entre Ibiraçu, Santa Teresa e João Neiva, praticamente dentro da reserva Biológica de Lombardia, que é regida pelo Governo Federal, há um excelente e agradável clima, que chega a menos de 10 graus em muitas oportunidades do ano. Aquele clima não é um potencial natural, tanto para a fruticultura, floricultura ou o agroturismo?  O que falta para começar a ser planejado o seu aproveitamento?  Um representante político com coragem de trabalhar e se dedicar aquela causa?   

Sempre mencionamos esse assunto no Ibirinha, e não somente eu, mas na verdade, nunca ninguém dos nossos políticos, que ganham dos cofres públicos para executar, fiscalizar, mas acima de tudo desenvolver e traçar o progresso do município de Ibiraçu, fizeram alguma coisa para tentar aproveitar aquele potencial e gerar rendas, nem sequer questionaram a um morador daquela  região se realmente o registro de 10 graus de temperatura é verdade.

É por esta e outras razões que pretendemos e gostaríamos que alguém, especificamente da região das "terras frias" do município de Ibiraçu, assumisse o compromisso, se ocupar um cargo na Câmara, que irá colocar o tempo que disporá para fazer jus ao excelente salário que ganha, o coração, e, a força política que contrair, se dedicar para planejar e desenvolver alguma coisa para Ibiraçu, partindo-se do que a natureza já nos oferece. Da forma que hoje as coisas estão colocadas, estamos martelando em ferro frio, ou seja, nada está sendo construído de forma que possa perpetuar às próximas gerações.

Cansamos do marasmo político dos nossos representantes políticos que legislam em causa própria, como vimos nas formações das coligações de ambos os lados. Chegou a hora de Ibiraçu construir um fato novo, uma coisa diferente no município, que pode começar pela substituição dos nossos representantes na Câmara Municipal, os quais persistem em ocuparem aqueles lugares, muitos somente para receberem no fim do mês o polpudo salário. Alguma coisa nova tem que acontecer para erradicarmos esse mesmice imperante que estamos vivendo e que se continuar não nos levará a lugar nenhum.

Nós, o povo, que somos os verdadeiros responsáveis pelo inicio de algum  planejamento e mudança, não podemos deixar ultrapassar as próximas eleições para dar o pontapé inicial. 


É dessa convicção política que me alimento para um dia vermos o povo de Ibiraçu das  próximas gerações felizes, de verdade, porque para nós, que já estamos praticamente velhos e cansados e que confiamos nas pessoas para nos representar politicamente até agora mas nada apresentaram, não sei se teremos muita chances de ver as coisas acontecerem. Só se começarmos este ano com uma resposta nas urnas. 


Mesmo assim, continuo acreditando que posso contribuir com o meu voto de alguma forma para deixar algumas coisas importantes em Ibiraçu, e principalmente para nossos filhos, desde que sabemos escolher para eleger quem tem coragem de trabalhar e lutar. 






       


sexta-feira, 27 de julho de 2012

A POLÍTICA, O CANDIDATO E SUA ORIGEM

O quilombo de São Pedro no município de Ibiraçu foi contemplado com uma infraestrutura de suma importância e muito significativa para aquele sofrido povo, que em toda sua história, nunca mereceu muita atenção dos nossos governantes. Um convênio entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal de Ibiraçu garantiu nesta primeira etapa a construção de dezoito caixas d´água externas, todas conjugadas com sanitários e banheiros, que atenderão toda a população. Na segunda etapa do convênio serão construídas outras obras, dentre elas uma farinheira, antiga reivindicação dos moradores negros da localidade.

Nestas eleições, os moradores de São Pedro estão animados e querem eleger um representante político para lutar pelos seus direitos e suas causas, de preferência que seja uma pessoa que tenha raízes no próprio quilombo. 

Assim como nós, os moradores daquela comunidade estão esperançosos que a candidata a vereadora Viviane Barbosa Araújo, servidora pública e agricultora da região seja bem sucedida nas eleições. Ela é neta do saudoso senhor Isaías Paulo, um ilustre filho do quilombo, onde Viviane tem suas origens. 

Seria eu um ibiraçuense covarde, se não tivesse a humildade para parabenizar a prefeita municipal Naciene Modenesi pela assinatura do convênio com o Governo Federal que está atendendo a necessidade daquele sofrido povo da comunidade de São Pedro.

Nossos agradecimentos prefeita, não por sua atitude política, mas também, altruísta.  



quinta-feira, 26 de julho de 2012

FALECIMENTOS

Como estou no segundo dia de férias, hoje dei uma volta em Piabas, Alto Piabas, São Pedro, Rio Lampê e Alto Santa Maria. Por lá, tomei conhecimento do falecimento do senhor Atílio Scopel, há um mês. Ele, que residiu até há alguns anos em Alto Santa Maria, estava morando em Aracruz quando  faleceu com 89 anos. Também, na semana passada, faleceu com 94 anos o senhor Luis Scopel, morador de Cachoeirão. Como eles, partiram também, duas bonitas histórias de pessoas genuinamente do interior de  Ibiraçu.

VOTO ÚTIL E NECESSÁRIO

Os eleitores das comunidades do Distrito de Pendanga, Guatemala, Piabas e de Palmeiras estão se organizando para elegerem no mínimo dois vereadores da região. O número de eleitores somados das localidades citadas, todos concentrados nas urnas que funcionam em Pendanga, totalizam mais de 1000. A grande maioria dos moradores reclamam estarem cansados da ausência de representantes na Câmara Municipal que possa lutar por suas reivindicações junto ao prefeitoª. O último vereador foi Silvério Gorza há mais de uma década, e antes dele Carlinhos Scopel.  


Em 1992, a comunidade de Palmeiras elegeu Pedro Ferreira para vereador, o qual não assumiu, por ter perdido a vaga depois da recontagem dos votos que ocorreram naquelas eleições. Agora, os moradores querem eleger representante para fazer a verdadeira justiça, por se sentirem vítimas do ocorrido com a eleição legítima de Pedro Ferreira naquele ano.


As comunidades citadas, com sabedoria, querem valorizar os candidatos da região na disputa deste ano, e assim voltarem a terem chances de serem representados politicamente.

Esta decisão tem merecido nossas considerações, por que a região merece.



MUDANÇA NO LEGISLATIVO

Uma extraordinária pulverização de votos para os candidatos a vereador. Assim podemos definir a situação em Ibiraçu para a escolha de quem ocupará as nove vagas na Câmara Municipal. Raramente as opiniões dos eleitores repetem o nome do mesmo candidato. Contudo, uma resposta é praticamente unânime quando abordamos o assunto: "deveria renovar praticamente todas as cadeiras".  Não tenho certeza se isso acontecerá, pois, como sabemos, sempre nesta disputa prospera quem gasta mais dinheiro, ou então, usa o poder para alcançar o referido cargo eletivo.

Mas que uma grande mudança é necessário, até eu faço coro nesse refrão.

terça-feira, 24 de julho de 2012

CONFIRMAÇÃO DA ENTREVISTA

Hoje recebemos a confirmação do convite feito à candidata a vereadora Viviane Barbosa Sfalsin     para a coluna Entrevistada aqui no Ibira Sul, o que acontecerá no 2º domingo de setembro.


Viviane, que é da comunidade de Palmeiras, está disputando uma das nove vagas na Câmara Municipal. Ela pretende representar a mulher ibiraçuense em nossa Casa de Leis, representar a comunidade onde reside, trabalha  e constrói sua família, representante da comunidade de Piabas, onde votava desde a adolescência  -  a urna de Piabas foi transferida pela Justiça Eleitoral para o Distrito de Pendanga  -, além de já  ter colocado-se à disposição dos moradores da comunidade de Santo Antônio para representá-los na Câmara, principalmente depois que o vereador e Presidente da Câmara Municipal Gino Resende, que era o representante daquela localidade, desistiu de tentar a reeleição.       

PESQUISA

Uma pesquisa de opinião pública procedeu-se em todo o município de Ibiraçu nos últimos três dias. Os coletores questionaram inúmeros fatores aos eleitores, dentre eles, a preferência do eleitorado pelos candidatos a vereadores e a prefeitoª, sobre a economia municipal, saúde e educação pública, etc.

Segundo algumas pessoas entrevistadas, a pesquisa demonstrou ser de muita responsabilidade e séria. Isso é muito importante. Transparência  e veracidade é fundamental, por que ninguém gosta de ser enganado. Não sabemos se quem a encomendou  irá registrá-la e publicá-la, mas terá em mãos uma radiografia do que os eleitores ibiraçuenses pensam, acham e pretendem para o nosso   futuro.

Gostaríamos que o resultado da pesquisa fosse publicado, independentemente dele ser favorável, ou não, ao candidato a prefeito da frente política que a encomendou. Todos sabemos que quem está na frente numa pesquisa, não gosta de divulgar o resultado, porque isso empolga os correligionários, mas também, alerta o adversário, que normalmente redobra o volume de campanha para revertê-lo.

Vamos aguardar. A campanha está, até então, numa ampla calmaria, como se o jogo ainda não tivesse começado, exceto alguns adesivos da candidata Naciene que circulam em alguns automóveis.  



SÓ RINDO - "O CAUSO DA BICICRETA DE GERALDINHO"

segunda-feira, 23 de julho de 2012

QUEBRANDO UM PARADIGMA CONSERVADOR

Se há uma opção pública com ares discriminatório no Brasil, é a tecla da urna eletrônica que sugere que o eleitor vote em "BRANCO". 

Pejorativamente, por quê  "BRANCO"?  E as outras cores, "NEGRO", "AMARELO", "PARDO", etc?

A classe política e o TSE poderiam começarem a pensar em quebrar essa especie de discriminação racial política eleitoral e trocar a tecla que hoje lê-se “BRANCO”, pela palavra "TODOS", dando, por extensão oportunidade ao eleitor de generalizar o seu voto e desta forma, democrática, não contrariar nenhum dos candidatos postulantes aos respectivos pleitos. O voto não obrigatório é isso. Estar de bem com todos, em muitas oportunidades é até uma necessidade. Por quê a obrigação de entrar num jogo, diga-se de passagem, em muitas oportunidades até repugnante?   

Votar em "TODOS" de uma só vez, apertando-se uma única tecla, tem que passar, também, a ser um direito eleitoral, uma oportunidade cidadã aos brasileiros. 


Votar em "BRANCO", é sim uma forma juridicamente específica, mas bastante sintomática com o sistema eleitoral do Brasil Império. Um dos últimos resquícios  talvez. O voto censitário, por exemplo, era dado por quem tinha riquezas, portanto, só os brancos gozavam daquele direito, por que negros não tinham chances de ter posses.      

domingo, 22 de julho de 2012

REGIÕES DE IBIRAÇU E SEUS VALORES


Quando puder, preferencialmente aos domingos, postarei alguns artigos sobre fatos, acontecimentos e história, por regiões de Ibiraçu. Vou fotografá-las, relatar os fatos que acreditar serem importantes para o conhecimento de todos, ilustrar com as coisas que também tive oportunidade de viver, e acima de tudo, perguntar as pessoas, a posteriori, o que sabem e o que mais podemos divulgar sobre as respectivas regiões. Por exemplo, a região que iniciaremos hoje, não sei informar na verdade o nome exato, porque algumas pessoas já mencionaram-me mais de um nome para ela, portanto, quero abrir um debate entre o IBIRA SUL e as pessoas que por acaso tenham alguma raiz com cada uma das regiões que publicaremos.

                          Sede da fazenda de  dona Rosa e 
                          seu Joaninho Modenesi

Na região que hoje inauguramos, que é, digamos, o  início deste projeto, falo de um vale que muito na minha infância frequentei, como faço  até  hoje, quando posso, onde ora ia em companhia de Carlinhos Pignaton, que como eu, somos da família da proprietária de uma das fazendas que lá então havia, que é dona Lúcia Pignaton, ora com Naldo Modenesi, que assim como Carlinhos Pignaton, é da família do então proprietário da fazenda, o saudoso senhor Joaninho Modenesi, esposo de dona Rosa Pignaton Modenesi. Também em muitas outras oportunidades, fui em companhia de amigos, ora para cavalgar, ora caminhar, acampar e passear nas festas que haviam nas igrejas ou capelinhas católicas da região.

Não sei exatamente se a denominação do lugar é Taquaraçu  de Baixo, Parque Alegre de Cima, ou Quixadá. Lembro-me de grandes e organizadas fazendas, onde havia uma escola para os moradores, um riacho fundo que tocava um moinho para gerar energia para a fazenda e que ficava logo abaixo, mas no mesmo rio que passava na porta da escolinha.

                             A escolinha quase em ruínas

Cavalgávamos na fazenda até a tardinha nos dias de férias que lá ficávamos, campeávamos os animais ao  curral, onde íamos no limiar do dia para presenciar a ordenha e depois comermos aquele delicioso requeijão que dona Rosa e  seu Joaninho faziam,  acompanhados com pães caseiros, ovos caipiras e o café moído lá na roça.

                                     O vale, sede da fazenda 
         
O lugar, hoje em plena solidão, outrora fora cheio de alegria e felicidade para uma juventude que tinha orgulho e amor de ser simples do interior.

                             Os riachos que  pescávamos, se  
                             transformaram em reservatórios

O tempo passou, e de lá o que restou foram, a história, que  a partir de agora começaremos a tentar contá-la, uma escola em ruínas e uma região que teve suas  baixadas, outrora campinas dos animais, transformados em amplos reservatórios que armazenam a água que abastece a cidade de Ibiraçu. Daquela  linda história, se não fizermos nada, logo, logo, será mais um pedaço da vida de muitas pessoas do interior de Ibiraçu e por consequência de todos nós que estará em extinção ou adormecida, como hoje estão a história do alambique de Taquaraçu, da igrejinha de Taquaraçu, do moinho de Taquaraçu, etc, etc.    
   

MOÇÃO DE RECONHECIMENTO

Apesar da desarmonia ideológica que tenho, principalmente futebolística, com Cacau Furieri, o ilustre resenhista do Ibirinha, nesta oportunidade saiu em defesa dele pela absoluta falta de reconhecimento e consideração dos representantes políticos de Ibiraçu, mais precisamente dos partidos de oposição à administração atual. 

Soube agora há pouco por outra pessoa ilustre de Ibiraçu que, com toda a colaboração que Cacau presta ao nosso  município via Ibirinha, ou pessoalmente, quando tem oportunidade, sempre cobrando transparência  da administração pública, seja quem for o gestor, responsabilidade na aplicação do erário, exigindo, sem nunca ter aviltado a honra de quem quer que seja que exerça cargo político em Ibiraçu, porque suas cobranças são sempre políticas, outras vezes sugerindo mais agilidade e carinho com o nosso povo, mas, com  tudo isso, ele nunca foi contemplado com um oficial título de honraria como cidadão ibiraçuense que é, filho da avenida Cond´Eu, digamos, a passarela do orgulho  de todos nós filhos desta terra.

Cacau,  não sei se nos lê,  mas nesta oportunidade, estou solidário à sua pessoa, porque sabemos como é triste lutar por uma causa nobre, como você luta, que é pelo bem e melhoria de qualidade de vida do povo ibiraçuense, e as pessoas que tem o poder de fazer reconhecimentos desta natureza, não se manifestam e ilustram o esforço que você desprende em prol de Ibiraçu e de sua gente e de forma tão espontânea.

É lamentável que você ainda não tenha sido reconhecido como um Comendador ou um Bravo Imigrante do município de Ibiraçu, enfim, como um autêntico Cidadão Ibiraçuense. Nós que conhecemos sua dedicação, apesar das arranhuras que nos acostumamos a praticar, diante do debate aberto e democrático que sempre travamos ao vivo(online), o que é bom para o conhecimento  e enriquecimento  da cultura de todos que tem acesso, nos decepcionamos e nos sentimos tristes com a ausência oficial desse reconhecimento que hora lembramos e cobramos.

Siga o  seu caminho Cacau, por que ainda que seja tacitamente, há dezenas, centenas, senão milhares de pessoas de Ibiraçu que lhes reconhece, porque o que você pratica é  a bondade, ainda que  desagrade outros tantos, e mesmo assim, não renunciá-vos a verdade, tão clamante e cobrada por todos nós que verdadeiramente amamos Ibiraçu.





sábado, 21 de julho de 2012

COND´EU SUL


Hurra!  Rebulição em Pau Gigante!  Vamos ♫ votar, vamos ♫ voltar! Da Caldeira do Chefe do Açúcar Geral da União. Passou do ponto, o melado empedra.  

E tomo foguete. Agora em conta gotas. Vou criar um assessório silencioso para foguetes. Igual ao de pistola. O tiro mais alto será mais baixo do que um pum. Barulho contra o silêncio, JÁ.    

    
EX-PORTE
E o Flamégua? Está em liquidação! Sabe por que “Ronaldinho Feioso” está jogando muita bola no Galo? Porque lugar de jogar   bola é no campo de futebol e não no puteiro. Rárárá. Wagner Love só vive de ressaca. Já trocaram até o nome dele para Wagner Engov. E o Brasil na “olho em piada”?  Manda uns políticos brasileiros para lá que eles trazem as medalhas de ouro tão sonhadas. Aliás, trazem relógio de ouro, cordão de ouro, brinco de ouro e até chuteira de ouro se alguém tiver. Eles vão dizer o seguinte: “pés para o alto que isso é um assalto”. Rárárá  Dó ré mi fá sol lá Seedorf!  E a torcida Seeford!  

POLITIRIRICA
E o candidato a vereador de Cariacica? Registrou o número dele como  14 1,99. Um verdadeiro candidato em liquidação. O slogan dele é este: “aproveitem a promoção”, senão só daqui a quatro anos. Os comícios já começaram. Em João Neiva, um candidato a vereador  discursou para um público de duas pessoas, somado com ele, num palanque montado numa rua empoeirada de um bairro da periferia e lascou: “se eu ganhar, a primeira coisa  que farei e paralelepiPEIDAR esta rua. Desse jeito, ele vai é cagar o resto que falta.  Vai caganhar!
Deu zebra! Crime ambiental!  Fecharam o jogo de bicho  e os bichos do jogo no Espírito Santo. No Rio de Janeiro uns quatro policiais gananciosos fizeram uma  banca de jogo de bicho por conta própria e botaram laranjas para fazerem as apostas espalhados pelos botecos. Um gaito fez uma fezinha e ferrou uma milhar inteirinha na cabeça no primeiro dia de funcionamento. Como não tinham dinheiro em caixa para pagar o prêmio, os policiais só tiveram uma alternativa. Prenderam o ganhador e a pule premiada. Tudo pelo combate a corrupção no jogo de bicho e mandaram o ganhador pleitear o prêmio na Justiça. O troço tá feio bicho. Rárárá. 

TROÇO ERRADO DÁ CERTO?
E “Zé Café”? Continua inventando. Descobriu que não tinha como conter  a traição da patroa e decidiu terceirizá-la de uma vez. Isso que é negócio moderno. Esses dias desconfiou dela com o vizinho, simulou que foi trabalhar e se escondeu. Minutos depois viu o “Ricardão”  chupando umas mangas e descendo de um pé da fruta em frente a sua casa e entrar para se encontrar com a sua mulher. “Zé Café” passou a mão num facão, invadiu a própria casa e encontrou o “Ricardão” com a boca nos seios da sua esposa e disse:  -  “você vai morrer agora”. O Ricardão sacou da garrucha, apontou pra “Zé Café” e perguntou:  -  “por quê”? Sem outra alternativa, “Zé Café”  disse:  -  “porque você estava chupando manga, uma fruta que faz mal com leite”. 
Frase na traseira de um caminhão na subida do “Rio Saltinho”:  “Macho que é macho, não bebe mel, masca a abelha”.
Tá pensando que é bonito ser feio?
Poder e política são iguais a picolé. Doce, mas derrete!
Já Leu? 

Colaboração - Jornalista Maneco Pinto

sexta-feira, 20 de julho de 2012

HISTÓRIA DE IBIRAÇU

Afirmo que a referida casa citada na resenha anterior é uma das mais antigas que existe em Ibiraçu, por provavelmente ser ela a citada no livro "Karina" da escritora Virginia Tamanini. Segundo a escritora, existia na então localidade de Cond´Eu, hoje cidade de Ibiraçu, um barracão de madeira onde os tropeiros, oriundos de Santa Cruz com destino as terras frias, paravam para recrearem e para o descanso dos animais, que aproveitavam para  beberem água num fosso abastecido por uma bica d´água ou então  em um riacho.

O lugar citado por ela era mais ou menos aonde moram hoje tio Natalino Rosalém, região que compreende os lotes onde moram minha mãe Nerzita, e, do outro lado, o terreno pertencente a  tio Zé Cometti, esposo de tia Isabel Pignaton, este anexo a aludida casinha construída pela famíla de portugueses, Mota. O barracão era provisório e funcionava como se fosse um armazém e na sua frente passava um rio, este o Perobas.

A bica no fosso provavelmente era canalizada com água da Biquinha, diante da gravidade(declive) existente.    

RESQUICIO ARQUITETÔNICO DE IBIRAÇU

O comitê eleitoral da campanha do candidato a prefeito Duda está funcionando numa casa da  avenida Cond´Eu, centro de Ibiraçu, onde  morava o saudoso senhor Adalto Motta, frontal a residência que morava o meu, também saudoso padrinho, Joacyr Brotto Jardim. A referida residência, provavelmente é uma das mais antigas da cidade de Ibiraçu. Ela foi construida pela famílai Mota, antes da construção do prédio de dois andares anexo, onde morava o nosso amigo Gibinho.

PRAÇA NO BAIRRO ERICINA

Também no bairro Ericina Macedo Pagiola(esta a excelentíssima, magnífica e eterna educadora de Ibiraçu e avó de Cacau), a Prefeitura Municipal de Ibiraçu está construindo uma bonita, ornamentada e moderna praça pública, com  rampas para a prática de skate. Os jovens de nossa cidade ficarão felizes por ganharem um espaço para  se divertirem e prarticarem este saudável esporte, o que faziam pelas ruas do centro. As ruas do entorno da  praça, também estão sendo calçadas e estruturadas.

Aprendi a gostar de divulgar as coisas positivas que são feitas em nossa cidade, independente de quem seja o gestor da obra, ainda que não tenha afinidade política.




ORNAMENTANDO A CIDADE

A Prefeitura Municipal de Ibiraçu está inserindo às margens da BR 101 no bairro São Cristóvão, por hora,  mudas de plantas ornamentais que estão colaborando com o paisagismo daquele bairro e da cidade. Conforme sugerimos aqui, outros lugares também mercem serem ornamentados, como os canteiros do centro da cidade que foi tão bem revitalizada mas não mereceu desta administração a devida atenção.

É preciso dar continuidade aos serviços públicos e esquecer que foi o administrador anterior o autor da  revitalização. O que interessa a  nós moradores, é o presente, ou seja, que as coisas nunca deixem de acontecer, quando é para o bem de todos. Umas plantas bonitas, como as que estão sendo inseridas no bairro São Cristóvão, ficariam maravilhosas se fossem plantadas também nos canteiros do centro de nossa cidade. Todos nós merecemos, se isso acontecer. 

FESTA DE ITAGUAÇU

Pela primeira vez em toda sua história, a 15º Festa de Exposição Agropecuária e Concurso Leiteiro do município de Itaguaçu não registrou sequer uma ocorrência policial. Foi um evento 100% pacífico, que contou com milhares de pessoas que assistiram o show de Maria Cicilia e Rodolfo. Os habitantes da cidade estão hilários com a tranquilidade que  reina na cidade. Esperamos que ela  persista por toda  vida, porque os  itaguaçuenses merecem.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

ESTILO MODERNO E DE CORAÇÃO ABERTO


Nestes poucos dias que passei a conhecer mais o candidato a prefeito Duda  -  até estas eleições não tinha muitos contatos com ele  -,  já deu para fazer uma análise mais profunda do seu temperamento e caráter. Observamos, por exemplo, que ele tem um estilo diferente de fazer política. É mais leve, calmo, comedido, e não demonstra ser um candidato rancoroso, destes que costuma jogar no rosto do adversário, tudo que tiver nas mãos, seja pau, pedra, ou o que mais lhe dispuser.

Duda está externando um modelo moderno de proceder na política, fugindo dos métodos arcaicos que nos acostumaram a praticar e proceder nas campanhas anteriores. Prosseguindo desta forma, ou seja, com sua mansidão e paciencia, estará comungando com a vontade maciça do povo de Ibiraçu, que enjoou daquela velha forma de cobrar atos negativos do adversário, os quais são cabíveis as providências, a alguma espécie de órgão público constituído, seja a Justiça Eleitoral, o Tribunal de Contas,  o STJ, STF,  Igrejas, etc, etc, etc.

Este modo de proceder de Duda, de forma diplomática e educada, sem picuinhas, intrigas, atitudes difamatórias e injuriosas contra o adversárioª, tem galgado a cada dia um maior número de adeptos e simpatizantes, o que  poderá trazer bons resultados, caso alguns de seus correligionários não derrame o caldo e coloquem tudo a perder, com a difusão dos métodos obsoletos e que já caíram no desuso pelo povo daqui de Ibiraçu.   

Siga seu caminho Duda, de coração aberto e sem intrigas, e não dê conversa e ouvidos aos argumentos paralelos que porventura surgem, porque se for contaminado pela ira e pelo ódio de alguns poucos, os ibiraçuenses que lhes confiam e pretendem votar em você poderão se afastar e desanimarem, simplesmente por um único motivo, esse método de jogar pau e pedra no adversário, se for usado,  você estará se espelhando  nos métodos que vimos e vivemos até agora, ou seja, numa coisa que todos se cansaram de assistir. Se assim proceder, não sairá do repetitivo do qual somos vítimas há tempo. O ódio não poderá nunca ter lugar em nenhum lugar deste mundo. Só nos corações dos que  não se reciclam para a vida moderna que tanto queremos viver e desejamos, não somente para nós, mas para nossos filhos, os quais pretendemos que construam suas famílias neste lugar que tanto amamos e que se chama Ibiraçu.

Siga com amor sua campanha, e esqueça se os outros candidatos que estão, ou postulam o mesmo cargo que está disputando, não  estão sendo justos com todos nós ibiraçuenses na valorização do erário público, gastando  com supérfluo, superfaturando-o, quando deveria ser aplicado para a melhoria da qualidade da vida de todos nós que vivemos e respiramos o ar de Ibiraçu. As falcatruas que porventura eles praticam, entregue-as nas mãos e na vontade do povo que eles os condenarão nas urnas no dia das eleições.

ASSIM COMO O TEMPO, A CAMPANHA ELEITORAL ESTÁ FRIA


Fria que nem bunda de pinguim. Assim podemos definir a campanha eleitoral nestas eleições em Ibiraçu até o presente momento. O motivo mais provável é a falta de recursos para tocar a campanha. Como sabemos, a Lei Eleitoral tem sido muito exigente, principalmente com propagandas e com a contratação de pessoas, os  conhecidos cabos eleitorais, que são os principais encarregados na distribuição de materiais. Até agora, o que presenciamos em termos de propaganda foram alguns adesivos da candidata a prefeita Naciene e nada mais.

O importante para o candidato da oposição Duda Zanotti neste momento é proceder com uma pesquisa de opinião pública séria e  com responsabilidade. Caso ela confirme o favoritismo que os seus correligionários tem propalado, automaticamente as pessoas adeptas a sua candidatura que tem condições de colaborar financeiramente, irão se manifestar automaticamente. Só então é que a campanha começará a mostrar sua verdadeira face. 

Num município pequeno como é Ibiraçu, a campanha que melhor resultado dá, são as visitas pessoais dos candidatos as residências dos eleitores, quando se tem a oportunidade de olhar o eleitor de frente e conhecê-los melhor. Se tiver a sorte de transmitir confiança, não se arrastar muito com os assuntos, ser cortês, respeitoso, positivo, sicero e otimista, certamente o contato gerará bons resultados. Esse método é muito útil, principalmente aos candidatos que não dispões de muitos recursos financeiros e tem dificuldades para se pronunciarem em públicos nas oportunidades dos comícios.

Outra boa alternativa para os candidatos nas oportunidades das visitações aos bairros e às casas dos eleitores, é estarem acompanhados das pessoas que lhes apoiam e que tem peso político na sociedade, principalmente aqueles que os lançaram à disputa ou que fomentaram a respectiva candidatura.  





SÓ RINDO


Monge: O que deseja?


Mulher: Senhor, eu não sei o que fazer. Toda vez que meu marido chega
em casa "bêbado", ele me enche de pancada ...


Monge: Eu tenho um ótimo remédio pra isso. Assim que o seu marido
chegar em casa embriagado, basta pegar um copo de chá de erva cidreira
e começar a bochechar com o chá. Apenas faça bochecho e gargareje
continuamente ...  e nada mais.


Duas semanas depois, ela retorna ao monge e parecia ter nascido de novo.

Mulher: Senhor, seu conselho foi brilhante! Toda vez que meu marido
chegou em casa "bêbado", eu gargarejei, fiz bochecho com o chá e meu
marido desmaiou na cama sem me bater"!


Monge: Tá vendo como ficar de Boca Fechada resolve.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

PARTICIPAÇÃO CULTURAL

Por falar em Maxuel da Rádio, candidato a vereador, mando-lhe um abraço, a quem desejamos sorte no pleito. Maxuel sempre se dedicou de coração aberto na divulgação dos eventos culturais e de natureza social em nosso município. Com ele não existe egocentrismo nem partido político, quando o  assunto é a cultura de Ibiraçu.  

AGRADECIMENTOS

Obrigado Rogério Pedreiro e Humberto, este músico da banda que também se apresentará no "Rock In  Biquinha"  no dia 11 de agosto, pelos comentários publicados aqui no blog. 


Rogério Pedreiro  mencionou um assunto  muito interessante que pretende trabalhar se eleito vereador, que é a segurança pública, apesar de ser um segmento social absolutamente complexo. Violência é quase uma cultura nacional desde o descobrimento do Brasil, principalmente na oportunidade da colonização do solo do Espírito Santo, quando os verdadeiros donos destas terras, os  índios,  rechaçaram a oficial invasão de Vasco Fernandes Coutinho. 

O NOSSO PROCESSO ELEITORAL

As eleições municipais motivaram as visitações ao IBIRA SUL. Elas estão nas alturas, batendo recordes sobre recordes, numa média superior a 100 visitas diariamente. Acabei me tornando mais um porta voz da campanha eleitoral, sem contudo estar totalmente por dentro do que acontece, diante do meu afastamento pela absoluta decepção desde o final do ano de 2004.

Quanto ao processo político municipal, uma coisa que observamos desta vez foi o vai-e-vem dos candidatos que estão disputando as vagas. Muitos que outrora disputaram as eleições pela oposição, hoje disputam no grupo da situação, sendo tal fato recíproco. Exemplos são os candidatos a vereadores, Zequi Castro, que na última eleição foi candidato pelo grupo que hoje está na oposição,  idem o Maxuel da Rádio, etc, e, por outro lado,  o candidato Flori, que agora milita uma vaga numa coligação da oposição, tendo ele em 2008 disputado a mesma vaga pelo grupo que hoje administra a cidade, assim sendo também Leleto, etc. Outro exemplo é o vice prefeito de Ibiraçu e candidato a reeleição na chapa da candidata Naciene, que em 2004 foi candidato a vereador pelo PMDB no grupo de Jauber Pignaton. 

Esse fenômeno provavelmente acontece pela ausência de uma proposta clara do que ambos os grupos querem e pretendem aos se colocarem a disposição de administrarem a cidade. Outro fato que também pesa nesta mutabilidade, são as indefinições quanto aos nomes que serão candidatos para disputar  a prefeitura, fato comum principalmente na atual oposição, que vai empurrando o processo de escolha para as últimas horas, o que deixa as pessoas inseguras quanto ao campo que estão querendo se posicionar, o que não acontece com muita frequência no grupo que administra o serviço público municipal atualmente, pois, nele, há uma liderança que, se são democráticas ou não suas atitudes, define as coisas com mais clareza e antecedência, o que proporciona  mais segurança, enquanto na oposição as coisas prosseguem, digamos com uma espécie de frouxidão, e se arrastam  até o último minuto, quando fica difícil até respirar.

Não temos certeza, mas segundo soubemos ontem em Santa Teresa por um eleitor da região fria de  Ibiraçu, destes que frequentam o comércio daquela cidade  - aliás, algo muito comum, evasão de receita que deveria ser estancada pela administração pública de Ibiraçu   -, há ameaças de desistência de alguns candidatos a vereadores do grupo de oposição, devido a surpresa que tiveram em relação ao candidato a vice na chapa de Duda, escolhido no último  minuto do prazo eleitoral.

Ainda que se tenta explicar às pessoas que trata-se o vice de Duda de um jovem, de boa formação e de que a escolha foi, também, uma forma de valorizar e acolher com mais carinho as pessoas de outras localidades que adotaram a cidade de Ibiraçu para morarem e viverem, o que politicamente é muito importante, pois, como sabemos, nossa cidade é hoje constituída por um percentual muito alto de moradores que chegaram de outras regiões e aqui prosperam, prova disto é só olhar os sobrenomes dos candidatos as próximas eleições e focalizar suas origens, mesmo assim há quem protesta, alegando que o vice deveria ser uma pessoa mais popular ou de família tradicional da cidade.

A verdade é que nem Jesus Cristo agradou a todos. Teria conseguido, se fosse um impostor ou ditador espiritual, não político, o que não teria nenhuma graça e nem prazer no seio dos seus disciplinados, por que destes métodos, poucos comungam.




 

terça-feira, 17 de julho de 2012

ESSE COMPORTAMENTO NO BRASIL É CRIME


                            Se a brincadeira entre Obama e a esposa, conforme a
                            imagem, tivesse ocorrido no Brasil, a situação teria acabado
                            numa Delegacia, onde a Lei Maria da Penha comeria solto.
                            É entendido como Crime de Ameaça.  Basta haver Representação.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

COMUNICAÇÃO: QUALIDADE FUNDAMENTAL DE UM CANDIDATO

Nesta oportunidade quero parabenizar o candidato a Vereador Rogério Pedreiro-PR, primeiro por sua candidatura, por tratar-se, como o próprio disse em seu comentário no artigo Entrevista publicado domingo, de uma pessoa que acredita em Ibiraçu, pois, é investidor, gerando empregos e rendas em nosso  município, portanto um cidadão e candidato que merece toda credibilidade, não somente do blog IBIRA SUL, mas de todos os cidadãos de nossa cidade.

                                       Candidato a  Vereador Rogério Pedreiro

Segundo, parabenizo-o, também por ter externado sua disposição de redigir, diante da boa qualidade do texto no seu comentário. Confesso que estou surpreso com a coragem de se expor que ele teve, afirmando desde já que a posição de Rogério é o que clamamos muitas vezes, desde que  escrevíamos no site Ibirinha, ou seja, a falta de comunicação dos nossos representantes políticos na  nossa Casa de Leis. Como dizíamos e cobrávamos desde aquele site, o povo de Ibiraçu não tem oportunidade de saber ou conhecer o que se passa na nossa Câmara Municipal, exatamente pela ausência  de um Vereador ou assessor como a qualidade que o candidato Rogério Pedreiro nos mostrou ter em seu conteúdo no comentário, que além de ser uma pessoa que nos mostra estar absolutamente preparada para o cargo que disputa, enfrenta o desafio de externar literalmente essa outra sua qualidade que não conhecíamos, ou seja, de ser moderno, por saber e ter qualidade em se comunicar virtualmente.

Quanto aos candidatos que escolhemos para publicarmos as Entrevistas no três primeiros domingos do mês de setembro, não sabia que seria de tanta repercussão a nossa iniciativa, Rogério. Desde que a matéria foi publicada, você foi o terceiro a nos procurar,  todavia, o único que sabiamente utilizou a internet, portanto, o que se mostrou mais moderno em uma época em que a comunicação virtual é o maior  avanço da humanidade, enquanto os dois outros solicitaram pessoal e indiretamente a oportunidade, os quais não chegaram a pedir, mas deixaram claro que tinha desejo de serem entrevistados e falarem de suas propostas aqui no blog. Isso nos explica por que o IBIRA SUL foi tão visitado na data de ontem, mas infelizmente as datas(domingos), são poucas até o dia do pleito e não podemos a oportunidade à muitos estender. Além disso, provavelmente iremos convidar alguns candidatos a vereadores da frente da candidata a prefeita Naciene, e não somente candidatos a vereadores da frente do candidato Duda, além de  termos a ideia de convidar para uma entrevista os próprios candidatos a  prefeito, a quem dirigiremos as mesmas perguntas para conhecermos suas propostas em cada caso abordado, como por exemplo o que será  feito para estancar este desastre que sofremos recentemente com o fechamento  da FIESA e o consequente desemprego de dezenas de pessoas, o abastecimento de água para suprir o  período de seca que agora começa, etc.

Como mencionei no artigo de domingo sobre as entrevistas que pretendemos realizar, não sei se os candidatos que iremos convidar - exceto Nilsinho que já confirmou o interesse  -, irão aceitar. Se porventura houver uma recusa em relação aos outros dois que pretendemos entrevistar, ou seja, a Viviane  Barbosa Sfalsin, a qual  preferimos denominá-la como a “filha de  Lacy Barbosa”, um grande e antigo amigo que temos em Palmeiras, por tratar-se de uma candidata mulher afinada com o esporte feminino, segmento social tão precário no Município de Ibiraçu, e, o candidato Jorge Mattiuzzi, por ser agricultor, e também, do PSDB, partido que tenho alguma afinidade, certamente o convite será dirigido a você Rogério, que como já disse, nos surpreendeu  pelo preparo para o cargo que pretende ocupar, onde, caso seja eleito, certamente  o povo  de Ibiraçu terá oportunidade de ter acesso à  informações on-line dos fatos e acontecimentos na Câmara Municipal.

Quanto ao convite feito ao vereador Nilsinho, e também candidato a reeleição, apesar dele ainda não fazer o que você fez Rogério, ou seja, externar literal e virtualmente o próprio pensamento e acontecimentos na Casa de Leis e nem seu assessor, o escolhi para a  Entrevista como forma de reparar o aniquilamento e a ingratidão que muitos de nossos companheiros, inclusive um a quem ele sempre amparou e defendeu integralmente em seus atos, pois, ele se preparou esse tempo inteiro, até mesmo  para ser prefeito, mas, não sei se por ser negro, nesta terra de hegemonia italiana, baixinho, simples e humilde, as pessoas do nosso grupo querem  lhe desmerecer, mas quando precisam resolver alguma espécie de problema  de natureza política  e outros, é Nilsinho o  primeiro que todos se acostumaram a recorrer e são  prontamente atendidos.

Portanto, o convite que fiz a Nilsinho foi a forma que  encontrei de dar uma oportunidade a ele de se defender de algumas humilhações que observamos que ele as vezes sofre e sem merecer, as vezes até mesmo discriminações e muita cobrança[como  fora feita no caso dos disparos no  bairro que ele reside, quando ele não  tem nada  a ver com o fato, porque segurança pública é responsabildiade do Estado], angustias que Nilsinho sempre enfrentou calado e respeitando as pessoas, ainda que muitos não queiram essas suas qualidades enxergar. Independente de qualquer situação, desde não nos informar on-line os acontecimentos na Câmara Municipal, Nilsinho é uma pessoa preparada e sofrida pela própria natureza, pois, conheci o seu pai Bené e sei das dificuldades que ele passou para criar tantos filhos, pobres, mas todos pessoas com condutas ilibadas, portanto, um candidato merecedor do crédito de todos nós, assim  como você é Rogério Pedreiro, um cidadão, acima de tudo que chegou para ajudar a construir Ibiraçu, como o seu próprio nome diz.

Desejamos toda sorte do mundo, não somente a você Rogério, o candidato a Vereador, mas ao povo  de Ibiraçu, se puder contar com a qualidade de sua comunicação na Câmara Municipal a partir do próximo ano.      




CONTOS DE IBIRAÇU


Quando inaugurei a “Parada Ibiraçu” em 1988, nos primeiros meses dormia no estabelecimento, devido tratar-se o lugar naquela época bastante ermo. Depois de algum tempo, quando o comércio começou a dar um pequeno lucro, decide colocar um vigia, mesmo continuando a dormir no  local, pois, chegava de madrugada de Colatina, onde cursava Direito na FADIC, normalmente sempre cansado e necessitando dormir.

Combinei então com uma pessoa chamada Dominguinho, que era de João Neiva, mas havia aparecido em Ibiraçu, não me recordo em que enchente, o qual tinha uma fisionomia do personagem “Rabicó” do Sítio do Pica Pau Amarelo, programa da rede Globo, o que já era uma comédia só em olhá-lo.

Combinei com Dominguinho que forneceria todas as noites uma garrafa de café e um maço de cigarros, e assim fiz no primeiro dia, e único, inclusive, de seu serviço, quando lhe entreguei, também, um apito para que o acionasse de hora em hora a partir das 22:00 até as 06:00 horas.

No primeiro dia de serviço, fui dormir por volta das 24:00 horas, quando Dominguinho  acionou o apito, tendo posteriormente, por algumas horas, feito o que havíamos combinado.

Por volta das 04:00 horas da madrugada, acordei assustado com o ruído do apito em estado contínuo e logo pensei: "puta que pariu, é um assalto e estão sequestrando Dominguinho". Rapidamente levantei, apanhei uma barra de ferro que havia reservado para situações de perigo, e, com ela nas mãos, saí para o pátio da “Parada Ibiraçu” para ver o que estava acontecendo. Para minha decepção, surpreendi Dominguinho dormindo, o qual, a cada respirada do seu profundo sono, produzia o ruído com o apito que me acordou assustado, ou seja, o fdp dormiu com o apito na boca.

MÉDIA DE VOTOS

Pelos nossos cálculos, aproximadamente vinte candidatos a vereadores de todas as coligações terão cada um em média vinte votos, enquanto outros vinte não obterão cinquenta votos em média.  De trezentos votos,  três ou quatro candidatos passarão.

NOVA MÚSICA

Acione o rádio do blog a direita e ouça a música do Supertramp.

FRIO


Manhã gelada com garoa em Santa Teresa hoje. Algo em torno de 13 graus. De motocicleta, quase chega a zero. O frio está me desanimando trabalhar em Itaguaçu. Em setembro, deverei voltar para o plantão na Grande Vitória. Desta forma, ganharei tempo para funcionar o comércio noturno de massas e grelhados, sucos e vinho que pretendo inaugurar na Biquinha ainda este ano.  

sábado, 14 de julho de 2012

ENTREVISTAS

Como estamos ocupados com o "Rock In Biquinha', a coluna Entrevista, que veiculamos aos domingos, novamente deixará de ser publicada amanhã. Elas somente voltarão a partir do mês de setembro, quando entrevistaremos(se aceitarem os convites), os candidatos a Vereadores, no 1º domingo, com o já vereador e candidato a reeleição Nilsinho, pessoa que mantém contatos de Ibiraçu com o governo do Estado Renato Casagrande, portanto quem pode ajudar a viabilizar recursos para o nosso município;  O segundo entrevistado, no 2º  domingo de setembro, que será a candidata a vereadora Viviane Barbosa Sfalsin, que poderá representar o esporte e a educação de Ibiraçu na Câmara Municipal, além de nos dar uma noção de como é a vida de quem mora no interior do município, suas vantagens e dificuldades, por ser ela moradora de Palmeiras, e, no 3º domingo, entrevista com o candidato a Vereador Jorge Mattiuzzi, agricultor, morador de Pendanga, um autêntico representante da agricultura municipal, cafeicultor com larga experiência que muito poderá contribuir neste setor se for eleito para a Câmara Municipal, afinal, o café é uma grande fonte de renda do município de Ibiraçu.

                            Vereador Nilsinho, a voz de Ibiraçu no Palácio Anchieta
                            será entrevistado na 1ª semana de setembro

Quanto as entrevistas com o(s) candidato(s) a prefeitoª, vamos deixar esta responsabilidade com os site profissionais que  Ibiraçu dispõe, diante do amadorismo e pouca visualização do Ibira Sul.  

COND´EU SUL


Hurra!  Rebulição em Pau Gigante!  Vamos ♫ votar, vamos ♫ voltar!  Da Caldeira do Açúcar Geral da União. Passou do ponto, vira pedra.  
E tomo foguete. A cachorrada está voltando devagar. Vamos detoná-los com foguete com cheiro de mofo que estão armazenados há quase duas semanas.  Ninguém aguenta tanto silêncio. Barulhaço contra o silêncio já.         
                           

EX-PORTE
Demorou, mas o time do Botafogo virou música. Dó ré mi fá sol lá Seedorf!  E a torcida Seeford!  Rárárá. O holandês nem bem chegou no Rio de Janeiro e já foi parar no banco de reservas. Foi na agência bancária que vai guardar o dinheiro que ele vai tomar do Fogão em pouco tempo que ficar. Tomara que a camisa dele não seja o número 171. Ele tem que procurar o INSS para averbar o tempo de serviço e aposentar por idade. Como ele é mercadoria da zona do euro, tem que pagar em cheque pré-datado. Zona é zona!  Fez gol e venceu? Desconta o “chequita” na hora. Empatou? Paga a prestação. Perdeu? Imita o Flamengo e empenhora o gol da próxima partida, porque não tem mais nada para empenhorar. O Flamengo é igual a história que me contaram. Um cobrador chegou na casa de um sujeito nó cego com uma promissória  e disse  que ela havia vencido. O sujeito nó cego começou a rir e disse que estava feliz, porque achava que a promissória não fosse nem empatar. Rárárá. Venceu? Tá ótimo!   
POLITIRIRICA
Pronto! Roubaram até a mulher de um Senador. Um tesouro. Agora corno tem representante no Senado. Nos Estados, as mobilizações já começaram.  Eles vão a Brasília em cima de caminhões reivindicar seus direitos, porque  ônibus não tem teto solar. Os carecas querem que o governo banca a operação para mochá-los, enquanto os cabeludos querem peruca de graça para camuflar a estrutura craniana surgida pós-casamento.  A sorte deles é que chifre é óptico. Ninguém vê,
TROÇO ERRADO DÁ CERTO?
“Zé Café” foi para Vitória atrás de uma namorada e um malandro ao vê-lo logo encostou para lhe assaltar. Aproximou-se, meteu o revólver na cara de “Zé Café” e disse:  - “pare”!  “Zé Café” se virou para ele, esticou a mão, colocou dois dedos e disse.  - “impare”!  O Assaltante respondeu:  -  “não estou brincando não otário”:  “Zé Café” então emendou: -  “se você não está brincando, tô fora, por que porrinha eu não jogo a sério”. Rárárá.   
Frase na traseira de um caminhão Ford Marta Rocha na subida do “bagaço”:  “pra usar sutiã e dirigir caminhão tem que ter peito”.
Tá pensando que é bonito ser feio?
Poder e política são iguais a picolé. Doce, mas derrete!
Já Leu? 

Colaboração - Jornalista Maneco Pinto


sexta-feira, 13 de julho de 2012

MULHER NA CÂMARA MUNICIPAL


A professora Viviane Barbosa Sfalsin-PMN, moradora de Palmeiras, candidata a  vereadora, está cotadíssima para ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Ibiraçu. Seria a segunda voz feminina no Poder Legislativo em toda sua história, substituindo doutora Milte Helena Barbariol que se decepcionou com a política de Ibiraçu, depois de ter sido, também, vítima de uma traição partidária sem precedentes.

Além de professora, Viviane  se dedica ao esporte feminino na localidade que  reside.  

FESTA DE ITAGUAÇU

Itaguaçu está realizando este fim de semana Exposição e Concurso Leiteiro, a maior festa da cidade.

SÓ RINDO

A política de Ibiraçu realmente é uma piada. A gente lê e  vê coisas escritas e publicadas por um ditador(desses que cassa o direito das pessoas se expressarem e exerce função múltiplo-funcional, ora é anônimo, ora é João, ora é Maria) criticando outra pessoa, como se tudo estivesse absolutamente normal. Posta uma fotografia de um precipicio, e, de longe, insita-nos a seguir em frente?  Não seria talvez um revendo e uma proposta de suicidio coletivo?  De pé frio nosso time já estava escalado e escaldado.


É pau, é pedra, é o fim do caminho...

quinta-feira, 12 de julho de 2012

ROCK IN BIQUINHA




"PARA NOSSA ALEGRIA"

O BARRANCO  VAI TREMER

11-08-12
A PARTIR DAS 18:00 HORAS

ENTRADA FRANCA

================================================


APOIO:

LA FONTE

PMDB – PAULO MAGNO DE BARBI