Praticamente todos os dias
ocorre um acidente de trânsito na BR 101 com vítimas, as
vezes fatais, no trecho que compreende
a cidade de Fundão até a curva do
Cachoeirão em Pendanga, também
conhecida por “Curva do Mamão”. No referido trecho, apesar da existência de algumas retas que realmente possibilitam
as ultrapassagens, existem outras onde a
faixa, também permite ultrapassar, mas lugares com pouca visibilidade, o que normalmente engana os motoristas que acabam
se envolvendo em acidentes.
Indesejável, mas útil
Indesejável, mas útil
A título de sugestão, o DNIT deveria
estabelecer provisoriamente em praticamente todo aquele trecho que me refiro, os
objetos denominados “olhos de gatos”, que são as peças fixadas na faixa central da pista, as quais,
não permitem a ultrapassagem, e, caso
algum imprudente force a barra,
eles facilitam o retorno à pista, sem correr o risco de danificar o veículo.
Sei que medidas assim aborrecem
os motoristas, que são obrigados a retardarem as viagens, diante do obstáculo
que as peças se tornam para se ultrapassar. Mas é muito mais prático atrasar uma viagem, do que correr risco de perder a vida, porque naquele local é comum quase todas as semanas alguém morrer, vítima dessa BR 101 assassina.
No trecho da mesma BR 101, que
compreende Cachoeirão a Pendanga, onde todos os dias praticamente aconteciam acidentes, dificilmente agora com
a fixação dos objetos na faixa central da pista acontecem os acidentes. Também na
BR 101, do trevo de Pedro Palácios
até Ibiraçu, foram fixados os mesmos objetos “olhos de gatos”, onde agora passa-se muitos
meses sem ocorrências de acidentes graves, exceto na decida de Guatemala até o
portal do Mosteiro, um dos lugares que mais engana os motoristas.

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