Na enchente do dia 06 de janeiro de 2009, "Dia de Reis", uma das maiores sofridas pelos moradores de Ibiraçu em toda sua história, uma grande quantidade de terra deslisou da barreira na margem da rua João Luiz de Souza que dá acesso a Biquinha, inundando-a completamente. Na época, conforme escrevemos no site Ibirinha, juntamente com alguns servidores municipais, inclusive o então Secretário de Obras Públicas, calculamos que seriam necessárias quinze a vinte viagens de caçamba comum para removê-la. Algo em torno de duzentas toneladas. O lugar ficou como se a natureza sofrera uma grande lesão, uma ferida exposta, diante da enxurrada que descia no local.
Muro de contenção para preservação da rua de acesso
a Biquinha feita a moda antiga, ou seja, de enxadão
Contraste, do que é, com o que pretendemos fazer no local,
no futuro, ou seja, um jardim suspenso, uma espécie de bistrô,
um espaço cultural, inclusive para eventos como
o Rock In Biquinha
Com o tempo, e vendo que aquela ferida na natureza seria quase impossível de ser curada, diante da pouca - ou quase nenhuma -, atenção dada pela administração pública municipal para recuperá-la, interagimos para aquisição junto ao proprietário da área e conseguimos adquiri-la. Então começamos o processo de recuperação daquele desastre natural, ferida que tira a elegância da nossa secular fonte de água, um lugar sagrado, palco de tantas alegrias dos ibiraçuenses.
Parque da Biquinha hoje, com os avanços
conquistados para sua recuperação, fruto de muito
esforço e dedicação que desprendemos
Trabalhamos firme no local, na maioria com os próprios braços, mas convicto que vamos melhorar o lugar, mesmo enfrentando todos os tipos de obstáculos, desde interagir com o serviço público municipal para colaborar com a manutenção, até de enfrentar denúncias feitas por alguém leigo em obras desta natureza, conforme feita ao IEMA que designou um fiscal ao local. Sorte que foi entendido pelo técnico designado, acredito, que o que estamos fazendo só tem um objetivo, que é melhorar o Parque da Biquinha, um bucólico cantinho do centro de Ibiraçu que ganhou espaço até na canção de nossa cidade.
Mesmo com todos os problemas que enfrentamos para melhorar o lugar, ou seja, enfrentando a ausência de mais atenção pelo serviço público, e os que nos denunciam por trabalhar em prol do nosso lugar e com as próprias mãos como estamos fazendo, mas com orgulho, levando à frente o projeto de um dia vermos pronto este agradável lugar para se visitar em Ibiraçu e pouco valor nossas autoridades dão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário