Pelo pouco que a conheci nesta campanha, se Viviane Barbosa Sfalsin obter uma boa votação para vereadora nestas eleições, mesmo sendo a pessoa simples que é, dará início a um fato novo no campo político feminino de Ibiraçu. O brilho da liderança que a prefeita Naciene exerce há muitos anos no município começará a ser ofuscado, sem contudo querer desmerecê-la e nem tampouco enaltecer Viviane a um patamar que não corresponda com a realidade das comparações que ora faço, com todo respeito a Viviane, fruto da sua inexperiência por nunca ter exercido qualquer cargo eletivo, ou seja, não é política profissional.
O que ora tento explicar, não sei se consigo, é que fatos assim não se evitam, por que eles são políticos e construídos espontâneas pela sociedade, que se encarrega de suceder naturalmente seus líderes, sejam homens, sejam mulheres. É assim que acontece em todos municípios, estados, países, castas, comunidades, no trabalho, o que não deixaria de ser também nas ciências política.
O projeto político econômico que Viviane tem condições de inciar, que é começar a planejar o desenvolvimento da gelada região serrana de Terra Fria de Ibiraçu, tanto para a agricultura(hortifrutigranjeiros), como para outros segmentos do eco-agronegócio - se nós ibiraçuenses que temos condições físicas e financeiras de ajudar e participar não ficarmos de braços cruzados - somados ao projeto "Caminhos da Sabedoria", aquela região pode ser comparada com muitas outras regiões que estão despontando no Espírito Santo.
Este será o debate político da sociedade de Ibiraçu nas próximas décadas, principalmente entre nossos jovens, hoje com poucas esperanças. O desenvolvimento do eco-agronegócio será a pauta da vez no debate sobre nossa economia. Por isso que acredito que Viviane terá domínio sobre ele, porque ela é de lá, portanto, uma pessoa que mostra ter interesse em planejar o futuro de Ibiraçu a partir da agricultura, mesmo com toda sua simplicidade, como disse.
Nunca podemos duvidar que a luz vem do céu, assim como duvidarmos que muitas "Marinas Silvas" existem por ai e querem lutar por uma causa e que coincidentemente surgem das selvas. Elas sozinhas contudo nunca serão ninguém. Devido a isto, todos desta forma ficarão, se nada começarmos politicamente agora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário