domingo, 30 de setembro de 2012

DOCUMENTÁRIO E ENTREVISTA COM O SENHOR ELISEU CAMPAGNARO SOBRE IBIRAÇU ANTES DA CHEGADA DA IMIGRAÇÃO ITALIANA


Há alguns anos decidimos iniciar uma pesquisa sobre a história, fatos e acontecimentos de Ibiraçu ocorridos antes da chegada dos Imigrantes Italianos em 1877, depois que obtivemos indícios de que uma civilização já habitava essa região onde hoje está sediada a cidade de Ibiraçu, provavelmente de famílias silvícolas, negros e de descendentes de portugueses, conforme relatos de dona Maria Cristina Ignácio Barbosa, 102 anos, moradora de Aricanga, a qual confirmou que o seu pai nasceu nesta região.

Senhor Eliseu Campagnaro colaborador deste documentário, em frente ao quadro(reprodução) que retrata a sede da fazenda que inicialmente se chamava "Colina de Burgo Escuro" onde ele nasceu na avenida Cond´Eu, centro de Ibiraçu. No prédio a direita funcionava uma pila de café, mas não se tem notícias do ano de sua construção, o que acreditamos ter sido a primeira erguida no centro desde desde Vila de Cond´Eu com finalidades comerciais no mercado de café, enquanto as duas outras pintadas de azul foram edificadas no ano de 1958.

Primeiramente nos ativemos aos fatos relatados no livro “Karina” da romancista Virginia Tamanini, que narra em sua obra a existência de um barracão de madeira na região onde está edificada a cidade de Ibiraçu, onde armazenava-se mercadorias, provavelmente para abastecer as famílias que aqui já residiam, e depois, também, os Imigrantes Italianos que aqui chegaram. Segundo o aludido livro, do lado do referido barracão de madeira havia uma bica d´água canalizada que jorrava dia e noite dentro de um fosso de alvenaria que servia para aos moradores do lugar, e também, para  saciar a sede dos animais das inúmeras tropas que de ambos os lados passavam por Ibiraçu, ora oriundas da Vila de Santa Cruz e rumo à região de Terra Fria de Ibiraçu e de Lombardia, Santa Teresa, ora para Demétrio Ribeiro e Barra do Triunfo, parte destes fatos contados por Virginia Tamanini em sua obra e de outras informações obtidas junto a moradores antigos de Ibiraçu. Quanto a bica, diante do desnível que há entre a fonte da Biquinha e o lugar que funcionava o então armazém, não há outra resposta, senão afirmarmos que aquela canalização era de água extraída por gravidade da nossa Biquinha, um pouco mais acima para dar queda na água, talvez na cachoeira que há mais acima da fonte, num patamar mais alto.

Documento expedido por órgão público federal que traz a 1ª 
denominação da fazenda que tinha sede na avenida Cond´Eu 
e que se chamava "Colina Burgo Escuro" 

Posteriormente confirmamos que o referido armazém, que funcionava no barracão de madeira, existia aonde hoje residem Tia Mariquinha Pignaton e Natalino Rosalém, na avenida Cond´Eu, centro de Ibiraçu(relato do saudoso senhor Vitor Rocha Pimentel, profissional em contabilidade de Ibiraçu, além de comentado por outras pessoas de nossa cidade). 

No terreno anexo a casa que tio Natalino Rosalém mora, havia uma construção de tijolos crus, onde funcionava  a oficina do ferreiro e armeiro, senhor João Modenesi, pai de Tião Modenesi. Nos fundos daquela velha casa, havia, até algumas décadas  -  conheci por ter nascido e crescido em frente ao referido lugar na Cond´Eu, quando ela ainda era de poeira e por ter trabalhado na oficina de geladeira do senhor Tião no mesmo lugar  -, um fosso de cimento, que perfazia uma espécie de tanque redondo, com um metro de diâmetro aproximadamente, muito parecido com um forno de quitungo para cozinhar farinha. Anexo ao tanque havia um trilho de uns dois metros de altura e com alguns furos no seu interior. O trilho era fincado ao lado do fosso de mais ou menos oitenta centímetros de altura e que deveria servir para fixar a canalização d´água que vinha da Biquinha que ficava atrás do barracão, talvez até canalização de bambu, o que era muito comum à época. 
  
Depois de saber que o barracão de madeira era um armazém de mantimentos, passamos a entender que ele pertencia a família Pimentel(portuguesa), pois, anexa ao então barracão, ainda hoje há um outro casarão antigo na mesma avenida Cond´Eu, que pertenceu ao senhor João Motta(português), onde até recentemente morava o saudoso seu Lima e sua família). Ninguém sabe informar a data de construção do casarão dos Motas, mesmo sendo ele conhecido de muitas pessoas de  Ibiraçu desde crianças e  hoje com quase 100 anos, como por exemplo  é o caso do senhor Angelinho Pissinatti aqui relatado.

Documento expedido por órgão público federal que traz a 2ª denominação da sede da fazenda na avenida Cond´Eu. Nesta oportunidade, vemos que a propriedade chamava-se "Borgo Escuro", provavelmente depois de adquirida pelo senhor Cesare Guidetti junto ao proprietário anterior, senhor João Batista, um possível português

Documentos do Incra

Avançando com as nossas pesquisas, posteriormente trouxemos ao conhecimento de todos o livro “Memoriário” do ibiraçuense José Dauster, uma obra que há alguns anos  ganhei de um senhor da  família Pedrinha, fato que ocorreu no cemitério de Ibiraçu num dia de finados, ainda no século passado. O livro relata muitos fatos interessantes da cidade de Ibiraçu quando ainda se chamava Vila de Cond´Eu, depois Vila de Guaraná e  Pau Gigante, inclusive algumas construções, como a casa de música que havia onde hoje é o Centro Cultural Roque Peruchi e do antigo prédio que há em frente a agência do Banestes de Ibiraçu, onde morou e criou seus filhos o senhor Domício Martins da Silva, um gestor público de então, coronel da Guarda Nacional do Brasil Império, um provável fidalgo do imperador de todo o núcleo político e administrativo dessa região, com a sede do governo instalada na Vila de Santa Cruz, então um porto movimentado.   

Túmulo de Cesar Guidetti, o primeiro a ser sepultado no cemitério de Ibiraçu em 1896, 
provável comprador da fazenda "Colina Burgo Escuro". Faleceu poucos anos depois de chegar da Itália em 1877. Portanto, teve menos de vinte anos de Brasil para montar um negócio com a estrutura que observamos na imagem da pila de café na sede da fazenda na avenida Cond´Eu

Encetamos maiores estudos e análises e tomamos conhecimento que na região que compreende o vale da Biquinha, que começa na avenida Cond´Eu e se estende até a Cachoeiro Cumprido na Barragem, somados a  Entrevista que fizemos com o senhor José Ramos, que relatou que assim como ele que nasceu na Biquinha, muitas outras famílias de origem negra habitavam o lugar, inclusive familiares do senhor Luis Biral, que tinha uma casa na estrada que dava acesso ao vale  do Morro do Vitor, e de lá, para a  planície atlântica, única passagem, hoje propriedade de Alécio Rosalém, outrora uma fazenda do senhor Vitor Rocha Pimentel, adquirida ao casar-se com a viúva do senhor João Batista, o proprietário anterior da fazenda. A família Batista e Rocha, assim como a família Mota e Loureiro, esta também muito tradicional, praticamente se extinguiram em Ibiraçu, restando hoje poucas famílias.

Mausoléu  de Cesare Guidetti, o 1º a ser sepultado no cemitério de  Ibiraçu em 1896

Conforme nos conta na Entrevista o senhor  Eliseu Campagnaro, no Morro do Vitor havia  uma concentração de moradores de famílias negras, o que nos leva a acreditar ter sido aquela a primeira habitação coletiva(próximas) dessa nossa região, 
chamada iicialmente de “Colina Burgo Escuro”, (Burgo é uma palavra portuguesa que significa povoado), depois Borgo Escuro, (Borgo é uma palavra italiana que significa povoado), o que não foi confirmado pelo senhor Eliseu, apesar dele possuir algumas escrituras públicas que consta, também, a denominação Córrego Escuro à mesma propriedade. Apesar do senhor Eliseu não ter confirmado, mas para mim, que sou Escrivão Público em Cartório há quase vinte anos, houve uma má interpretação na pronúncia pelo oficial do registro de imóveis, pois, ele foi lavrado muito tempo depois, ou seja, em 1933. Contudo, os  três nomes foram usados pela pessoa jurídica que era a fazenda e a pila de café. 

Não há  outro  entendimento senão  que a ordem cronológica das mudanças da denominações da fazenda foram Burgo, depois Borgo, depois Córrego Escuro. 
  
Casa na fazenda de João Batista, onde morou Vitor Rocha Pimentel com a viúva do senhor João Batista, o provável primeiro proprietário da fazenda "Colina Burgo Escuro" e vendida depois para Cesare Guidetti

Na Entrevista o senhor Eliseu Campagnaro relata o que sabe sobre esta história, e complementa com alguns documentos que comprovam os fatos que pesquisamos, ainda que algumas coisas não estejam tão próximas da realidade que buscamos, mas que estamos seguindo seu rumo, sempre com a finalidade de descobrir a formação social de Ibiraçu antes da colonização pelos imigrantes italianos, e deixarmos estes estudos como legado da história dos primórdios de Ibiraçu para as próximas gerações. Conforme podem observar, temos preocupação com o futuro de Ibiraçu quando  falamos  de propostas econômicas e políticas, mas nada nos impede de colaborar, também, com a busca da verdade real do nosso passado e não somente ensinada oficialmente, como é o caso da única que praticamente todos conhecemos. 

Pé de coco aparentemente muito antigo que há onde era o lugar chamado 'Colina Burgo Escuro", depois Borgo Escuro, palavras que significam a mesma coisa(povoado),  coma  diferença da primeira palavra(Burgo) ser portuguesa e a  segunda(Borgo), do vocabulário italiano. Vamos solicitar ao órgão competente para  estudar a idade do pé de coco 

Como sempre lembramos, conhecemos a história de Ibiraçu  a partir da colonização da Imigração Italiana. Não existia até então  -  como ainda não sei se juntamos documentos importantes sobre os fatos, mas que acredito que estamos colaborando com a nossa história   -, absolutamente uma vírgula sobre o ante-colonização italiana, de forma que pudesse nos dar uma noção básica sobre a existência de uma grande fazenda sediada no centro de Ibiraçu, que provavelmente pertenceu a famílias de descendentes de portugueses, Batista/Pimentel, próximos dos Araújos, Motas, Martins e Silva, e que em nas cercanias da aludida fazenda viviam famílias de negros. A fazenda supostamente foi adquirida pelo senhor Cesare Guidetti, falecido em 1896, a primeira pessoa a ser sepultada no cemitério de Ibiraçu. A viúva de Cesare  Guidetti, dona Jacinta Guidetti por sua vez vendeu a fazenda adquirida por seu esposo junto a família Batista[acredito que português], para o senhor Francisco Campagnaro e  irmãos, propriedade que até o presente pertence aos filhos, um deles o senhor Eliseu Campagnaro   que colabora com a confecção deste  artigo que acredito será um documentário de estudos sobre este assunto que desconhecíamos, mas que doravante não poderá deixar de ser do conhecimento de  todos e para sempre.
  
Toco de um monstruoso pé de jaca em "Colina Burgo Escuro" e vista da cidade de Ibiraçu, em frente a montanha do Monte Negro. Pés de jaqueiras perfazem um caminho que passava pela propriedade dos Fantins, depois Depizol, parque Alegre, Quixadá, etc, tendo em alguns lugares formado florestas com dezenas de árvores, o que nos leva a acreditar que as sementes eram levadas pelos tropeiros ou até os próprios animais das tropas que passavam pela trilha. No alto do morro da propriedade dos Fantins há um bebedouro de pedras muito antigo construído para os animais  beberem sua água como ocorre até hoje  

Ibira Sul: Senhor Elizeu, a fazenda adquirida por seu pai e irmãos compreendia que região?

Senhor Eliseu Campagnaro:  A fazenda, que inicialmente chamava-se  “Colina de Burgo  Escuro”, depois “Borgo Escuro”,  mas que foi chamada também de “Córrego Escuro”, possivelmente por erro lavrado no Cartório, foi adquirida por meu pai Francisco Campagnaro e irmãos, que antes moravam numa fazenda em Perobas, terras que hoje pertencem  ao senhor Artlelino Modenesi. A propriedade foi adquirida  junto a dona Jacinta Guidetti, provável viúva de Cesare Guidetti, e começava aonde  hoje  é  a padaria da subida para o bairro Cohab, que foi inaugurada por meu tio Modesto Campagnaro e a partir de então sempre existiu no centro de  Ibiraçu. O terreno seguia até na rua da entrada da Biquinha, onde funcionava a sede da fazenda que tinha anexa uma pila de café em um prédio muito antigo que não sabemos quem construiu e nem quando. De fundos, a fazenda se estendia até o lugar que hoje conhecemos por Morro do Vitor,  alusão ao antigo morador Vitor Rocha Pimentel, onde existe ainda uma casa abandonada onde morava, depois de se casar com  a viúva do senhor joão Batista. A sede da fazenda tem hoje dois prédios, os quais foram construídos por meu pai em 1958, substituindo duas construções cobertas de tabuinhas, numa delas onde nasci.

Ibira Sul:  O senhor chegou a conhecer algumas pessoas que  moravam na fazenda, que  inicialmente, conforme documentos que o senhor apresentou, chamava-se “Colina Burgo Escuro”, palavra de origem portuguesa(Burgo), depois Borgo Escuro, agora uma palavra do vocabulário  italianos(Borgo) e depois Córrego Escurto?

Senhor Eliseu Campagnaro:  Sim! Moravam algumas famílias de  pessoas de origem negras. Lembro-me quando criança que íamos ao local e  lá encontrávamos os moradores distribuídos por várias casas próximas uma das outras. Algumas famílias cultivavam canaviais. Lembro-me do senhor Maximino Pinto dos Santos, Manoel Rosa, a família de Laudicina Colodino e seu irmão Francisco, conhecido por “Goaiba”, Olímpio Moreira, além de duas irmãs, senhoras Pedrinha e  Maria. Todos os  moradores eram negros. Seu Maximino fazia açúcar mascavo e quando vendeu a sua propriedade para o meu pai tinha café, banana e mil pés de cana de açúcar, conforme consta na escritura pública.

Venda de mil pés de cana e outras lavouras que havia na propriedade do senhor Maximino Pinto dos Santos, de origem negra, quando vendeu sua parte para  o senhor Francisco Campagnaro. Em sua propriedade, o senhor Maximino produzia o açúcar mascavo


Ibira Sul:   O senhor acredita que  poderia ter uma civilização antes da chegada dos Imigrantes Italianos?

Senhor Eliseu Campagnaro: Não temos como provar. Porém, as pessoas e a fazenda era muito antiga, principalmente o prédio onde funcionava a pila de café do lado de nossa casa, o que nos faz acreditar que alguma coisa existia antes dos imigrantes italianos chegarem a esta região!  Tudo era muito antigo, principalmente o pavilhão de três prédios que havia aonde hoje é a empresa Pimacol na avenida Cond´Eu
  
--------------------------------------------------------------

OBS:  A produção de  açúcar mascavo provavelmente foi uma prática adquirida por aquelas famílias negras no engenho de açúcar que funcionava na fazenda das Palmas, do outro lado do Morro do Vitor, município de Sauaçu, e que depois pertenceu a senhora Catita Gratz, salvo engano, esposa de um senhor da família Loureiro. 

A  fazenda Palmas também foi uma aquisição, contudo, não sabemos se ela pertenceu ao veterano de guerra, Aristides Armínio Guaraná, que além de militar era também senhor de engenho na região litorânea de Vila de Santa Cruz, aonde, por muitos anos os imigrantes italianos trabalharam quando no Brasil chegaram, em situação análoga a de escravos.

Obra original do artista Zé Paulo Dileta que ilustra a sede da fazenda e nosso provável 1º nome "Colina Burgo Escuro", na avenida Cond´Eu, o coração da nossa cidade, depois Vila de Cond´Eu, posteriormente Vila de Guaraná, Pau Gigante, hoje, Ibiraçu 

ENTREVISTA

Por problemas técnicos, ainda não veiculamos a Entrevista com  o senhor Eliseu Campagnaro, o que  acontecerá ainda neste domingo.  Muito interessante. Aguardem

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

ENTREVISTA

No próximo dia 05 de outubro o Ibira Sul fará uma Entrevista  com a candidata a vereadora Viviane Barbosa Sfalsin, oportunidade que ela explanará, também aqui, suas propostas para a mulher ibiraçuense, além de  falar de seus planos para a agricultura do nosso município. Aguardem.

PROPOSTAS - ESTAS SIM DEVERIAM SEREM PESQUISADAS

Se eleita, um projeto que Viviane Barbosa Sfalsin poderá elaborar para oferecer mais segurança a toda população de Ibiraçu que viaja de ônibus, estudantes principalmente, e os católicos que frequentam a Igreja Matriz de São Marcos, é enviar um relatório ao Ministério dos Transportes e tornar pública àquele órgão da necessidade de se estreitar a pista de rolamento da BR 101, no sentido Linhares/Vitória, acesso ao abrigo de ônibus e a mencionada igreja. Além de colaborar com a segurança dos  pedestres, o estreitamento da pista na BR 101 ajudaria também os motoristas de  automóveis que descem da  igreja. A saída como é hoje, sempre deixa os  motoristas vulneráveis. Também no trevo do bairro São Benedito pode-se estudar o estreitamento dos canteiros e abertura de uma rua lateral ao longo do trevo.

IBIRAÇU É UMA POESIA

Minha terra tem Palmeiras...

GRADES NOS MATA-BURROS

Uma das propostas de campanha que o Informativo da candidata a vereadora Viviane Barbosa Sfalsin trouxe e que muito agradou as pessoas, principalmente que residem no interior e que possuem motocicletas, foi o projeto de se eleita exigir do futuro  prefeitoª a colocação de grades nos mata-burros das estradas principais do município para facilitar a travessia dos referidos veículos.

Da forma que são hoje, tornam-se extremamente perigosos aos condutores, principalmente quando  chove, onde o atrito de barro com os trilhos deixa-os muito lisos, que constantemente puxa a roda do veículo para a fresta que há entre um trilho e outro. Importante também se a municipalidade fizesse cerca para evitar que animais transitem pelas estradas, fato que aumenta muito o volume de lama em épocas  chuvosas.  

NEM TUDO MERECE SER RADICALIZADO

Falar por falar, conforme comentários pelas ruas e outros lugares por aí sobre a retirada das árvores no entorno do ginásio de esporte de Ibiraçu,  sediado no  bairro Ericina, correto seria ter evitado plantar aquelas espécies de árvores(casuarinas ou pinheiro australiano) no perímetro urbano.  Elas são muito altas e as chances delas atrairem raios em dias de temporais é centenas de vezes superior, além de produzir pouca sombra e sem nenhum beleza. Existe árvores ornamentais próprias para paisagismo urbano,  que além de florescerem, ela  produzem  boa sombra, as quais torcemos para serem insertas no lugar das que foram retiradas pela prefeitura municipal.

O PESO DA CARGA

Um fato notório nestas eleições é a melhoria da qualidade e na forma de proceder na campanha da frente da candidata a prefeita Naciene que ficou mais espontânea e menos radical. Provavelmente fruto da ausência da influência de muitos dos dissidentes do seu grupo, constituído inclusive de uma leva de pessoas que viviam no seu entorno e em sua cozinha, mas que agora querem a sua derrota para qualquer um, seja lá quem for, para se dizerem vitoriosos, tudo por conta de tal "mudança", assim como fizeram mudando de time político, e não de convicção. Aí, meio tantans nós perguntamos: "e o que o povo de Ibiraçu tem a ver com isso, se alguém se aborreceu por algum motivo que desconhecemos"?

Acho que Naciene deve estar morrendo de rir por ter se livrado desses encostos.

AL-QAEDA DO OCIDENTE

Se muitas pessoas que externam seus pensamentos políticos em Ibiraçu ficassem calados, o candidato que eles defendem poderia ter melhor desempenho nas urnas. 

Conforme lemos em veículos de comunicação, que normalmente abordam assuntos pertineneste a Ibiraçu, as selvagerias cometidas contra uma pessoa, simplesmente porque ela expressou o seu modo de pensar sobre a política de sua cidade, ainda que quase tudo que ele escreveu não condiga com a realidade da atual administração, ficou evidenciado quais simpatizantes das frentes que estão  disputando o pleito é mais radical e menos democrática. Ninguém pode falar nada, senão o que interessa ser lido por uma ou duas pessoas. Do contrário, é vagabundo, tantan, idiota, ridículo, feio, doido, ninguém, ladrão, analfabeto, etc, etc, etc.

A liberdade de expresão em Ibiraçu beira ao ridículo. E opior é que não se sabe quem está falando, porque o oculto impera, pois, falta-lhes coragem para assumir quem são, talvez a pior qualidade de um ser humano. Até parece que os candidatos de ambas as frentes não estão cercados por pessaoas com as mesmas índoles, condutas, ganâncias, ignorâncias, cede de poder e que almejam se apoderarem do serviço público para locupletarem-se, etc, etc, etc. Ficar calado em muitas situações, como tenho feito, limitando-me somente a colocar no portão da minha casa a propaganda da minha candidata a vereadora Viviane, nº 33 789, conjugada com o candidato a prefeito do seu partido, foi a melhor forma que encontrei para colaborar, simplesmente porque me auto-analisei e cheguei a conclusão que em nada somamos, assim como muitos que pensam que ajudam, mas na realidade atrapalham  e que não tem coragem de se auto-analisarem, também, e estudarem as circunstâncias de suas participações nas eleições.

Volto a falar que o perfil do candidato a prefeito que disputa a PMI pela oposição é pacífico e conciliador, e tenho quase certeza que ele está triste com as atitudes tomadas contra a pessoa que se expressou no referido veículo de comunicação paroquiano, defendendo a candidata Naciene, porque se dependesse exclusivamente dele, do referido candidato da oposição, talvez iria tentar convencer e conquistar o voto da pessoa que se expressou, diante da coragem que o referido cidadão, filho de Ibiraçu, demonstrou ter ao externar seu pensamento dentro de um reduto opositor e ultra redical que é o  espaço onde publicou sua opinião. Como um chefe de família, servidor público federal e cidadão ibiraçuense que é, ele mereceria muito mais respeito de quem não sabemos quem é, que são os anônimos e pseudônimos.  Eu sei como  isso é triste e humilhante, porque já fui e sempre sou vítima destes canalhas que não  colocam a cara na reta.

Espero que se alguém quiser sentar o cacete contra minha opinião neste artigo que faça, mas pelo menos assuma quem é, porque lutar contra o oculto é uma dificuldade, assim como fazem quem luta contra os suicidas da Al-Qaeda no Oriente Médio, mas com uma diferença dos que lutam aqui, porque lá, parece que os suícidas tem razão.

INTUIÇÃO

Brinquei com uma matéria ontem sobre bomba aqui no blog, mas nesta data, depois de ler os jornais de hoje, decidi retirá-la. Caso deixasse o artigo, os ensandecidos políticos paroquianos iriam dizer que estou tendo informações privilegiadas sobre pesquisas, que sou contra, etc, etc, o que na realidade foi somente uma intuição.  

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

EM LARGA ESCALA

Se tem uma coisa que os governantes precisam dar maior atenção é à grande produção de pseudônimos virtuais. Seria  até uma solução na economia, caso abrissem postos de trabalho com seus dotes artísticos. Como proliferam em épocas de eleições.

Conceito de Pseudônimo  -  é um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome legal, e é um termo que vem da Grécia antiga. Geralmente é um nome inventado por pessoas como escritores, poetas, jornalistas, artistas e outras pessoas famosas que não querem ou não podem assinar suas próprias obras.  


RESULTADO DA PESQUISA


61%  Duda e  39%  Naciene. Este foi o resultado que a pesquisa que fizemos para prefeito de Ibiraçu registrou até as 20:00 horas desta data, a qual foi aberta 48 horas antes. Como frisamos, devido o acesso livre a computadores que algumas pessoas tem, uma pesquisa desta natureza, não merece credibilidade ampla, diante do desencontro dos números que publicamos com os resultados de pesquisas profissionais  que estão tendo  seus números publicados com autorização da Justiça Eleitoral. 

Votar pelo computador em uma pesquisa não é limitado como é votar nas urnas eleitorais oficiais, onde você está autorizado a comparecer uma única vez em cada eleições, por que se assim não é, algum ilícito eleitoral esta ocorrendo, o que não acontece com quem vota pela  internet. De qualquer  forma, foi uma estatística saudável que fizemos. Vamos compará-los aos números oficiais do dia 07 de outubro e aperfeiçoar sua leitura para o futuro e assim ampliar o horizonte quanto aos números das pesquisas em eleições, o que virou moda e a substituta dos tradicionais showmícios com artistas renomados, onde se media a quantidade de pessoas, fenômeno que pelo visto nestas eleições, é mais um movimento social político eleitoral que está em extinção no Brasil.         






EQUILIBRIO ETERNO

Os números da pesquisa que estamos promovendo aqui no blog nos dá uma noção exata de que as pessoas que usam a internet, em sua maioria jovens e com no mínimo ensino médio incompleto  -  ainda que tenha ocorrido ataques à pesquisa por alguém que provavelmente votou em vários computadores consecutivamente, fato que ocorreu em visíveis três oportunidades em curtos espaços de tempo conforme registramos, sendo duas que objetivaram  vantagem para o candidato Duda, enquanto uma ocorreu com o objetivo de favorecer a candidata Naciene -, parecem terem outra forma de pensar em relação a política de Ibiraçu e seus mandatários. Aparentemente são mais progressistas.

O resultado que apresentava até os ataques, que é o considerado em relação ao perfil dos eleitores que participaram da pesquisa eletrônica, estava muito equilibrado,com uma pequena vantagem para o candidato Duda, o que de ímpeto se dilatou, fruto da interferência de  alguém. Não podemos esquecer que as classes que tem acesso a internet não estão vulneráveis a negociarem votos como provavelmente estão a classe que não tem acesso as  redes sociais. Contudo, chegamos a conclusão de que o equilíbrio das forças políticas de Ibiraçu  já é uma cultura paroquiana. Qualquer candidato, seja da situação ou oposição, sempre terá acima de 43% dos votos dos eleitores, quando  mínimo. E desta vez essa  matemática também não falhará.

Hoje as  20:00 horas retiraremos a pesquisa do ar.

Aproveite e de seu voto até lá.

DORME COM ESSE BARULHO

Quando eu falo que a pesquisa para prefeito em Ibiraçu está igual a carnaval na zona, poucos acreditam.  Todo mundo não está entendendo nada.  Aliás, quase todo mundo.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

PARAÍSOS AINDA EXISTEM E BEM PRÓXIMOS

A aproximadamente 20 quilômetros da BR 101, a partir do Distrito de Pendanga,  Ibiraçu,  é possível  se desfrutar de um clima, que durante uma grande parte do ano gira em torno  de 10º, podendo  no inverno descer a quase 5º.  Estamos falando de Terra Fria de Ibiraçu, um lugar onde  pode-se viver  tranquilo e dentro  de um verdadeiro paraíso, ouvindo-se somente o uivar do vento e o gorjear dos pássaros.     

Mirante na estrada de acesso a  Terra Fria

A região, que  compreende aproximadamente 20% do território total do município de Ibiraçu, a partir de Alto Palmeiras e Piabas, e na divisa com a  reserva biológica de Lombardia em Santa Teresa, é um lugar pouco habitado. Os moradores que há, praticamente dentro das florestas, sobrevivem das lavouras de café. Há pouco tempo começaram os investimentos no setor de eco-agronegócio, como é o caso da Vinhedos Tottola, que cultiva lavouras de uvas e a  produção de suco e vinho. 

Cachoeiras  na estrada para Terra Fria  de Ibiraçu

A região, além de muito fria e própria para os setores de frutas e hortaliças, apesar da pouco  terra para o plantio, devido a abundância de pedras e montanhas, tem chamado a atenção de alguns investidores, que planejam a construção de  pousadas para aproveitar  a qualidade do clima e da água cristalina totalmente despoluída que existe nas propriedades e que nascem dentro de matas ainda protegidas. 



Estrada sob as selvas de Terra Fria 

Estrada bem preservada e no  interior das florestas nativas e samambaias de 
Terra Fria o que melhora a qualidade de acesso


Dona Amália Cicilia Tótola Zanoni, 76 anos, viúva de seu Izaias Paulo, um senhor negro com origem no quilombo que há próximo, o de São Pedro e avó da candidata a vereadora Viviane Barbosa Sfalsin, mora no interior de uma aconchegante casa de madeira de modelo antigo que há dentro de uma floresta nativa de Terra Fria, e que tem o piso alto do chão, construída desta forma para se evitar a entrada de animais silvestres, como a onça, catitus ou cobras. Dona Amália não troca sua residência por nenhum lugar deste mundo porque ama o clima e a paz da terra onde  nasceu, viveu e criou seus oito filhos

Assim como a candidata a vereadora Viviane Barbosa Sfalsin, os moradores de Terra Fria e adjacências, também acreditam que o projeto "Caminhos da Sabedoria" será a alavanca que dará o impulso para o desenvolvimento sustentável da região, sem contudo destruir a beleza natural, porque o lugar, se ganhar um planejamento, tem o futuro promissor. 

Terra Fria  ainda é um lugar de poucos proprietários, mas muitos deles abririam mãos de uma parte de suas terras para atender a um projeto planejado no setor de imobiliária rural para o desenvolvimento desta riqueza que existe em Ibiraçu, que é o clima, a  água e suas florestas nativas, mas que ainda não chamou a atenção das nossas autoridades públicas, o que tem chances de acontecer a partir das próximas eleições. 

Lembramos que o progresso que se desenha para Terra Fria não permitirá a destruição do paraíso que o lugar hoje é. Pelo contrário,  será um planejamento para colaborar com a proteção contra os  cultivadores de eucaliptos que estão de olho naquela  região ainda inexplorada por madeireiros.     

                     Samambaia  - uma vegetação de regiões frias, como a  de Terra Fria de Ibiraçu

MUDANÇA BRUSCA DE TEMPO

Como aconteceu há uns dez dias, novamente o tempo muda em nossa região. Está com jeito que  fará um friozinho gostoso a noite, fato  atípico nesta época do ano, o que comprova que os tempos mudaram. Bom para dormir.    

NOVIDADE NO MERCADO


Ângela Bismarchi vai casar no sábado de véu, grinalda e virgem

Modelo realizou novamente a cirurgia de reconstituição do hímen.


Ah! Então tá. 

FOGÃO RUMO AO TOPO(gijo)

Ter que torcer por um empate hoje entre Flamengo e Atlético dói. Bem que poderia ser de 7 X 7, com sete gols de Ronaldinho Gaúcho.

TENTAM, POR FAVOR

Revendo o conceito da palavra metástase, cheguei ao seguinte exemplo para melhor explicá-la: "as pessoas de Ibiraçu que desde 1988 nasceram" e que para chegarem ao mundo tiveram várias opções, desde que "distantes" de suas próprias terra, o município de Ibiraçu".

Acho que atrair a construção de um novo hospital e maternidade à divisa entre João Neiva e Ibiraçu, em Caboclo Bernardo, dentro da BR 101, o que poderia ser do interesse, também, do governo federal, lugar invulnerável às enchentes, de forma que atenda as duas populações espontâneas  e simultaneamente quanto ao patronímico que optarem(ibiraçuense ou joaneivense), é outra opção louvável que há, além de criação de um espaço simbólico no prédio público onde funciona o hospital de João Neiva, onde em suas paredes há suor de ibiraçuenses da nossa cidade que ajudaram na sua  construção, na forma que funcionam os registros de Certidão de Nascimento nas embaixadas sediadas em território de outros países.

Continuar pensado e "[tentan]do" resgatar este direito natural da pessoa humana em Ibiraçu é possível e necessário para corrigir um ato que praticaram em Ibiraçu, mesmo sem qualquer maldade e previsibilidade, e que os filhos de Ibiraçu pós-emancipação não tem culpa alguma nesse drama, que prosperará, caso não haja uma intervenção séria e responsável das nossas autoridades municipais e estaduais, estes que aprovaram na Assembléia Legislativa a Lei de emancipação de João Neiva sem muita metodologia, por que até nós, ibiraçuenses, não  tivemos direito  de opinar naquele processo.

Como hoje observa-se, quem nascia no município de João Neiva até 1988 era ibiraçuense. Depois da emancipação, quem nasce e é da nossa cidade, está sendo obrigado a ser joaneivense, o lugar mais  prático, ou então, ter outro patronímico qualquer, menos "ibiraçuense", um ser em vias de extinção se continuarmos estáticos como estamos agora.

Podemos aceitar isso sem lutar, seja contra quem for?

COMERCIAL - NOVA "LA FONTE"

O nome do comércio de massas, grelhados e  chopp que abriremos no mês que vem próximo ao Parque da Biquinha se chamará cantina "LA FONTE". Vamos prosseguir por um caminho comercial que já começamos a construir, mas que foi interrompido pela mudança de localização no meu trabalho como servidor público estadual[Escrivão  de Polícia], agora resgatado, com meu retorno ao plantão noturno no DPJ da Serra-ES, o que não  deixa de ser um sacrifício em busca de um ideal, que é a "LA FONTE".

É só aguardarem no máximo mais quarenta dias, e então terão um novo espaço  de lazer em Ibiraçu, onde você poderá ir a pé e sem bafômetro, comer uma pizza ou capelete, beliscar frutos do mar e tomar um choppinho geladinho ou suco de limão e goiaba natural, ouvir uma música, nem que seja dos sabiás e sanhaços, porque será uma opção dentro da cidade, onde não a trânsito, lugar próprio para crianças.

Como  podem observar, a cantina "La Fonte" se preocupa com o lazer dos ibiraçuenses, porque você merece viver despreocupado. E isso você conseguirá na cantina "LA FONTE", aqui na Biquinha.

A cantina "LAFONTE" funcionará de quarta-feira a domingo, das 16:00 horas e no máximo, quando houver música ao vivo, até 01:00 hora.

POUCA FLUIDEZ

Os números da pesquisa que estamos realizando sobre a preferência à prefeito de Ibiraçu estacionaram desde ontem a noite, mesmo com as formidáveis visitações, que ontem chegou a 326.

O mais provável é que os computadores com possibilidades de serem acionados estão praticamente se esgotando. Se não houver evolução considerada nas próximas horas, retiraremos sua veiculação as 20:00 horas de amanhã, 27-0-9-12, porque  números de pesquisas são iguais a remédio, tem validade.  Em campanha política, o que está  acontecendo  hoje, pode não ser o que acontecerá nos próximos dias. Tudo  depende do dinamismo dos próprios candidatos.

Vote! Use sua liberdade!

PARA REFLETIR

O que explica o comportamento de muitos companheiros de infância, alguns a quem já colaboramos, mas todos que nunca prejudicamos, serem atualmente as principais óbices para a realização de uma proposta política que democraticamente planejamos, que é um dia ter voz política no município de Ibiraçu? Seria pela nossa opinião?  Então, temos! Ainda que para externá-las em algumas ocasiões, agimos com arrogância e de afogadilho na defensiva aos fatos humilhantes que nos acontece. Mas nunca com maldade e sempre com a verdade e de coração aberto na luta por nossa município, como fiz ao abrir as portas da  "Parada Ibiraçu" em 1988, no mesmo ano ser fundar o Floresta Clube, hoje IEC, único clube social da cidade, resgatar o nosso  carnaval, como fizemos com o "Quinta da Véspera", lutar com os próprios braços pela construção do Parque da Biquinha[irrelevando-se a construção de um comércio noturno que vou inaugurar no local este ano, porque o progresso, estrutura, desenvolvimento e lazer é a única e principal obra que Ibiraçu precisa para abrir novos postos de trabalho], na fundação e dirigindo o jornal "O Aricanga", veículo de comunicação que colaborou essencialmente para o rompimento do longo período de domínio político nas eleições de Jauber Pignaton em 2004, como colaborador do Ibirinha, veículo de comunicação vitual de Ibiraçu por quem nutrimos muito respeito, nos mutirões para construção de florestas no Morro da Vargem, hoje exuberância municipal, recentemente com a a criação e realização  do Rock In Biquinha[que no  próximo ano será  em dois dias seguidos, Banda Casaca na sexta-feira no Parque da Biquinha, Banda Skank e  de Ibiraçu no Parque de Exposição Cesar Rosalém, se houver evolução das conversas para realização), enfim, em tudo que colaboramos, sempre alvejando o progresso de Ibiraçu, como estamos  prontos para continuar seguindo por esse caminho, o que concretamente comprovamos no setor privado e queremos colaborar com nossa experiência com o setor público municipal, com 100% de honestidade e transparente.        

É sim isso um desabafo, depois de tomar conhecimento da concepção que uma pessoa, que sempre considerei amigo, tem sobre meu comportamento político. Podemos  ter muitos defeitos, mas nenhum deles por ausência de caráter e opinião.

AMBIENTE PARA OUTRA FRAGMENTAÇÃO

Conforme prevíamos, provavelmente algum eleitor desesperado fez um ataque acintoso nos números da pesquisa que veiculamos aqui no Ibira Sul para enganar as  pessoas e  fazer prevalecer a sua subjetividade. Quem conhece a cultura atual pós emancipação da política de Ibiraçu, sabe que os números da pesquisa, quando fogem de equidade, não estão correspondendo com a  realidade do povo de nosso município. Já houve até empate técnico em 1992.

Nossas campanhas serão eternamente equilibradas, enquanto houver somente duas frentes disputando os cargos públicos municipais, ou seja, somente duas lideranças. Contudo, esta identidade paulatinamente está deixando de ser um fenômeno, resposta que deverá sair das urnas nestas eleições e ganhar força e espaço, com os quais pavimentará o caminho da desconstituição do centralismo político paroquiano, o que provavelmente acontecerá a partir destas eleições e prosseguirá até 2016. Se a nossa candidata a vereadora Viviane Barbosa Sfalsin ganhar então, um abraço ao ranço político de Ibiraçu que se instalou desde 1988 no âmago  de nossa sociedade. Um dualismo doentio. Sua vitória será o começo de uma nova era à concepção política do  povo de nossa sociedade, mesmo que algumas pessoas acham que Viviane ainda não esteja preparada para representar uma travessia para outro caminho da nossa história política que não seja o atual, mas junto às pessoas que estão colaborando com a sua campanha, certamente ela terá, porque companheiros com coragem não lhes falta. Indiretamente ela representa o início de uma "nova era política", um "admirável município novo".Do contrário, sempre este mesmo marasmo dos "mesmos".

Acreditem!

terça-feira, 25 de setembro de 2012

BAGUNÇOU

O resultado da pesquisa tá igual a carnaval na zona?  Foi vítima de assédio.

CONSTRUINDO SEGURANÇA

O Chefe de Polícia Civil do ES doutor Joel Lyrio viabilizou no início deste mês o funcionamento de doze Centrais de Flagrantes que foram espalhadas por todas as regiões do Estado e trouxeram mais segurança pública à toda sociedade. A instalação das CF/PC facilitou também a vida dos  profissionais de segurança, que até então tinham que se deslocarem horas e horas até outras cidades para lavraturas de flagrantes delitos, ausência que desguarnecia a população das cidades que  trabalham e protegem.

Neste primeiro mês que começou a funcionar na Grande Vitória, aumentou muito o serviço, principalmente para os Escrivães, mas Graças a Deus trouxe resultados positivos, principalmente na redução dos Crimes de Homicídios. No município da Serra, depois das CF/PC ocorreram nove, contra vinte e seis do mês anterior, quando as Centrais de Flagrantes ainda não funcionavam. Na gestão do governador Casagrande está ocorrendo o entusiasmo profissional. Muitos policiais estão sendo  promovidos, processo que tramitava muito lento anteriormente, contudo, um fator que estimula para o melhor resultado, tanto à sociedade como aos referidos servidores, merecedores, pelo sofrido esforço que a grande maioria dos profissionais desprendem.      

ATAQUE ARTICULADO

O risco que uma pesquisa eletrônica como a que estamos promovendo para prefeito de Ibiraçu corre quanto aos números serem irreais, é o de estar sofrendo ataques articulados. Isso acontece quando alguém vota várias vezes no  seu candidato  de preferência em computadores diferentes, nos quais  tem acesso facilitado por alguma circunstância qualquer, o que pode produzir resultado que não condiz exatamente com a vontade popular.  Não  sabemos se isso está ocorrendo, mas em algumas oportunidades, a nós que estamos monitorando atentamente os números e suas evoluções, observamos que ocorreram oscilações progressivas rápidas,  típicas dos ataques que são feitos acintosamente e não de voto espontâneo, com o intuito exclusivo de estar querendo induzir o eleitor a satisfazer a vontade política de quem assim, desonestamente, age.


SUPER RECORDE

O Ibira Sul ultrapassou  300 visitações, e a pesquisa mantem-se equilibradíssima durante todo o  tempo, o que não podemos confirmar se é o reflexo e o eco da realidade atual das ruas. A pesquisa não  dá garantia alguma ao que estamos presenciando e se os números realmente representam a  voz popular. Conforme  mencionei, a grande maioria que tem acesso a internet são das classes sociais A  e  B, enquanto a grande maioria dos eleitores, que estão nas massas, são pessoas com pouco acesso a rede virtual e também do interior do município onde não há  internet totalmente.

Na verdade, trata-se de uma guerra travada  entre computadores. Os de Telas Verdes X  Telas Vermelhas. A tendência é diminuir o ritmo de votação dos participantes, com o esgotamento do números de computadores, principalmente os que existe na cidade, pois, vota-se somente uma vez cada máquina, sendo absolutamente impossível votar-se mais de uma vez em cada computador, o que não  deixa de ser uma estatística. Se alguém está forçando a barra e procurando  computadores alheios para manter um resultado positivo para um dos candidatos, lembramos que quem assim age está contando mentiras para si próprio e enganando  o seu próprio candidato.

Incrível é o equilíbrio o tempo todo e desde  o início. Agora por exemplo está registrando 52% para Duda e  47% para Naciene. No meu ponto  de vista, alguma coisa dos números pode ser aproveitado, o que demonstra certa insegurança para um dos candidatos, o qual não vamos citar o nome para mantermos uma imparcialidade no pleito. Mas é fácil imaginar.

CAMPOS DE FUTEBOL

Uma lei municipal que facilite uma parceria com os proprietários de imóveis para a construção de mais campos de futebol de tamanho oficial espalhados pelo interior de Ibiraçu e assim dar oportunidades ao nossos jovens, inclusive mulheres, de praticarem o esporte preferido dos brasileiros. Esta é uma das metas da candidata a vereadora Viviane Barbosa Sfalsin. Realmente temos poucas chances de praticar futebol oficial(onze X onze) no centro e no interior do município, exatamente por não  existir lugares disponíveis.  Se colocar os quadros com o número oficial de jogadores, os campos existentes ficam inadequados. São todos pequenos. Afinal, para nós, que já fomos campeões estadual, deveríamos   ter campos de  futebol  tratados como verdadeiras escolas.

MÚSICA

Para descontrair, acione o rádio a direita e ouça a banda "The Eagles" cantar "Hotel Califórnia".

NAS RAÍZES DA NOSSA GIGANTE HISTÓRIA

Hoje o Ibira Sul baterá o  recorde de 216 visitações. Fico  feliz! Para comprovar nossa felicidade, domingo publicaremos neste espaço uma entrevista com o senhor Eliseu Campagnaro, o qual relatará a história  de Colina de Burgo(português) Escuro, depois Borgo(italiano) Escuro e hoje Morro do Vitor, uma localidade onde habitavam famílias negras, situada nos fundos da fazenda que foi adquirida por seu pai senhor Francisco Campagnaro e irmãos, provavelmente a primeira habitação coletiva(próximas) desta região em que está edificada a cidade de Ibiraçu.

Mostraremos alguns documentos públicos(Incra).

REFLEXOS SOCIAIS

Estou achando super interessante o equilíbrio no resultado da pesquisa para prefeito de Ibiraçu. Não podemos deixar de considerar que acesso a computador, e principalmente a internet, lamentavelmente ainda  no Brasil quem tem em sua grande maioria são as classes A e B, o que não é diferente em Ibiraçu, onde após a emancipação de 1988 elas sempre mantiveram o equilíbrio político que estão apresentando, diferente da classe única que era antes da independência de  João Neiva.

Difícil é saber para onde caminhará a classe menos favorecida pelo poder público de um modo geral, onde está situada a  grande maioria dos eleitores de Ibiraçu de hoje.  Há ainda  15% de eleitores que moram em outros Municípios e Estados que não perderam o vínculo e nem abandonaram as raízes com a política municipal, na qual nunca deixaram de comparecer para participar, principalmente em eleições municipais. 

RESULTADO DA PESQUISA

Neste momento, desde o  início da pesquisa as  20:00 horas de ontem, pela primeira vez Duda ultrapassa Naciene. 52%  a 47% para Duda.

Vote! Porque aqui no Ibira Sul não há mentiras. Tudo é praticado na mais absoluta transparência, sem ódio e cede de poder, porque eleições não são gincanas de meninos nas escolas.

QUE DEMOCRACIA? QUEM É "DELE"?

Sem permissões suficientes para acessar esta página.  Este é o meu cadastro no Ibirinha. Nunca ofendi ninguém sem razão. 

MEDO

Já passamos de 60 visitações nesta manhã, provavelmente atraídos pela pesquisa para prefeito  de Ibiraçu no rodapé da página, mas nem todos votam.

Será que o medo prevalece até na internet, ou são os paroquianos virtuais talibã que não votam para fazerem de conta que não visitam Ibira Sul e desta forma não darem o braço a torcer?

Como  poço negar que leio todos e quaisquer veículos de comunicação pertinentes a Ibiraçu? Só se fosse um sujeito muito falso para esconder isso, ou então invejoso.

PESQUISA

Exatamente agora, a pesquisa no rodapé desta página está apontando a candidata Naciene com 53% e Duda com 46%.  Tá equilibrado.

Vote! É só rolar a página até o final onde você encontrará as opções para prefeito de Ibiraçu.

Alguém me pediu para suspender a pesquisa. Estamos pensando nesta possibilidade.

VONTADE DE VENCER

Candidato que quer ganhar eleições  tem que acordar cedo para beber a água limpa e não  ter medo  de trabalhar. Poucos minutos após 06:00 horas de hoje, Viviane Barbosa Sfalsin já estava na cidade pedindo votos e cumprimentando os eleitores. Ela veio de Palmeiras, comunidade que hoje receberá a visita do candidato a prefeito Duda que se reunirá na sede da associação.  

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

RESULTADO DA PESQUISA

Nesta primeira hora de votação, 66% dos eleitores preferiram Naciene, contra  33%  de Duda.

Vote!

Democratize-se!  Aqui você tem chances. 

PESQUISA NO IBIRA SUL

Diante do elevado número  de pessoas que visitaram o Ibira Sul nesta data(aproxima-se de 200 visitas), provavelmente para votar na pesquisa que anunciamos, voltei atrás e decidi lançá-la, conforme consta no rodapé desta página, a qual, fechará no  dia  01-10-12 as 15:15 horas. O meu voto darei no  último minuto  do prazo estabelecido.

Vamos  participar Ibiraçu.

PARA REFLETIR

Pensando bem,  a maternidade não precisa ser metástase, basta a concepção(sexo) geradora ser aqui no  território de Ibiraçu e estará resgatado o patronímico ibiraçuense.

O RADICALISMO ASSUSTA

Tenham minhas dúvidas se a grande maioria do povo de Ibiraçu vai entregar o comando da cidade  ao candidato Duda, diante dos xiitas(ou sunistas) que lhes cercam. Muitos deles não  tem respeito pelas pessoas e incitam o ódio. Quanto a  Duda, ele  é equilibrado e  tem caráter pacífico. O problema é o pano de fundo.

JUSTIFICANDO

Nesta data, estávamos programados para iniciar uma pesquisa para prefeito de Ibiraçu aqui no blog, mas decidimos suspendê-la. Como escrevi em um artigo que publicamos em junho, quando afirmei que não me envolveria na campanha para prefeito, responsabilidade que atribuímos aos veículos de comunicação paroquianos  mais tradicionais e profissionais que militam na oposição a atual administração no município, limito-me a colaborar com a campanha da candidata a vereadora Viviane Barbosa Sfalsin, a qual é da coligação da campanha do candidato Duda, o que acabou por tabela me arrastando superficialmente à campanha. Na verdade, publicar uma pesquisa seria uma boa oportunidade para aumentar as visitações ao Ibira Sul, conforme já confirmamos a diferença na visão  geral desta manhã, porque a notícia sobre uma pesquisa para prefeito anda e acaba atraindo curiosos e pessoas que  querem participar. Mesmo assim, vamos esperar pela pesquisa real, que será no dia sete do próximo mês. Abraços.



 

domingo, 23 de setembro de 2012

PREVISIBILIDADE AMADORA

No meu modo de ver as coisas, a diferença hoje na disputa deste ano para prefeito de Ibiraçu ocilará de 450 a 550 votos, uma das coligações para vereador provavemente não atingirá o cociente eleitoral[se atingir vai ser pelas pontas], e uma mulher ocupará uma cadeira no Legislativo.


VALORIZANDO O VOTO

Por falar em Distrito de Pendanga, apesar de serem ambos da mesma frente de campanha do candidato a prefeito Duda, a disputa entre os candidatos a vereadores Viviane Barbosa Sfalsin e Jorge Matiutzzi está acirradíssima pelos votos dos eleitores do Distrito de Pendanga e região adjacentes.

Cada um deles espera sair  muito bem votado de suas bases para não dar chances aos candidatos de fora que tentam se infiltrar naquela  região. O povo de Pendanga, com razão, decidiu votar nos candidatos que tem maiores chances de representá-los na Câmara Municipal.

Faz muito tempo que Pendanga não elege um vereador. Os últimos foram Carlinho Scopel,  Luiz  Del Piero e  Silvério Gorza.

RETA FINAL

Depois de duas concentrações populares realizadas consecutivamente nos últimos dois dias pela frente de campanha da candidata Naciene, agora cedo que está fazendo uma concentração e caminhada pelo bairro Cohab, Campagnaro e Residencial Campagnaro é a frente do candidato  a prefeito Duda. Assim como foi as duas concentrações da  candidata Naciene, muitos simaptizantes e lideranças estão acompanhado o candidato Duda nesta  caminhada matinal.

A tarde os simpatizantes das duas frentes que disputam a poítica de Ibiraçu se concentrarão na  festa de Piabas, um importante reduto eleitoral da candidata a veradora Viviane Barbosa Sfalsin.

A título  de  lembrança, a urna que  funcionava em Piabas foi transferida para a sede do Distrito de  Pendanga.

sábado, 22 de setembro de 2012

TRANSCRIÇÃO FSP


Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! "Russomanno lidera em SP com 35% dos votos". Que gente mal-intencionada! Rarará! "São Paulo leva Ganso!" Que manchete mal-intencionada!
E adoro esses comentários: "Mas eu ainda não conheci ninguém que vai votar no Russomanno". Nem vai! Porque frequenta o Clube Pinheiros, Oscar Freire, Bienal e Espaço Unibanco.
E o Ganso não foi vendido por R$ 24 milhões! Mas por R$ 23,9 milhões. Faltou R$ 100 mil pra piada pronta! E uma dúvida cruel: para onde migram o Eymael e o Levy Fidelix entre as eleições? Acho que eles se juntam às grandes migrações na Tanzânia e só voltam de dois em dois anos. As Grandes Migrações: Eymael e Levy Fidelix!
E este candidato de São Vicente, O Homem Picanha?! No ano passado ele apareceu na televisão dizendo que tinha um caso com um jogador do Corinthians! Ou seja, só assim prum corintiano comer picanha! Rarará! "Votem em mim! Eu comi um corintiano!" E o slogan de todas as travecas: "Votem em mim! Senão eu conto tudo!" Rarará!
E este de Águas de Lindóia: Cido Putão! Oba! Liberou geral! Vai ter uma luz vermelha na porta da Câmara. E, em vez do Hino Nacional, "Eu Quero Tchu, Eu Quero Tcha". Candidato Bataclan!
E mais um predestinado. Sabe como se chama o jornalista da Folha que assinou reportagem sobre o Palmeiras? Marcel RIZZO! Rarará! É mole? É mole, mas sobe!
Guerra Santa! Jihad! Tá tendo guerra de igrejas em São Paulo. Cardeal: "Não se deve misturar religião com política". Então por que promoveu debate na arquidiocese?
O Brasil é um Estado laico liderado por religiosos! Eu não sou católico porque o Papa não deixa. Não sou evangélico porque não tenho dinheiro. Sou católico apostólico baiano. Acredito em tudo. Até na cegonha! Rarará!
E últimas notícias: "Ganso se recusa a sair pelos fundos e quer deixar o Santos de cabeça erguida". E depois reclamam quando a gente faz trocadilhos! Rarará!
E a Soninha fala tanto que é transparente, transparente, transparente, que vai abrir um transporte de nepotismo: Transparente! Rarará!
A situação está ficando psicodélica! Rarará!
Nóis sofre, mas nóis goza!
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

A SOCIEDADE COMO TERMÔMETRO

Uma leitura natural muito interessante que se faz para saber se um candidato está bem na opinião popular, e  desta forma se ter uma noção real do quadro numa campanha eleitoral   -  já que somos do baixo clero e não  temos acesso a nenhum resultado de pesquisa   -,  é quando a grande maioria dos eleitores não lhe dão oportunidades de pedir-lhes o voto. Isto dificulta a aterrizagem de qualquer candidato em solo firme e no  seio das massas. É um modelo de pressão que a sociedade pratica sem perceber, portanto uma espécie de discriminação social sem dolo,  mas um comportamento que acaba tendo reflexos diretos nas urnas.

Está notório nestas eleições em Ibiraçu que há candidato enfrentando esta dificuldades. Tanto para prefeitoª, como para vereador.  

Me dá vontade de citar os nomes. Mas já que não são informações seguras e garantidas, método que não é permitido, para assim se evitar alimentar as pessoas de ilusões, melhor é aguardar o resultado da pesquisa do dia sete de outubro.

COINCIDÊNCIA QUE SÓ ACONTECE EM IBIRAÇU

Agora cedo chegou na padaria Edi Moro, meio esquentado da furrupa da noite. Minutos  após também chegou meu cunhado Zé Ignácio e, querendo tirar onda com Edi, disse:

"Edi, eu voto no 33, a idade que Cristo morreu".

É? retrucou  Edi: "mas eu voto no 25, o dia que ele nasceu".

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

REDUTOR DE VELOCIDADE EM GUATEMALA

Uma proposta que precisa ser levada a sério pelas autoridades públicas de Ibiraçu, é a instalação  de um redutor  eletrônico de velocidade em Guatemala.  Como mencionado no Informativo da candidata Viviane Barbosa Sfalsin, há crianças que  moram de um lado da BR 101 que atravessam o asfalto para irem a escola, o que deixa seus familiares absolutamente apreensivos sempre que isso acontece. Nosso povo merece mais segurança e tranquilidade.

SELVAGEIRA

Parece que  a selvageria chegou à cidade. Incendiaram um dos brinquedos de madeira da praça inaugurada recentemente no bairro Ericina Pagiola.

Lugar de vândalos que danificam o patrimônio público é na Cadeia. Seja lá quem for, e de que lado politicamente é.  

JEQUITIBÁ ROSA, ESPÉCIE QUE ORIGINOU O NOME DO MUNICÍPIO DE IBIRAÇU É O MAIOR DO BRASIL

Hoje, "Dia da Árvore" e início da Primavera, a TV Gazeta Norte fez uma bonita reportagem que trouxe a dimensão do Jequitibá Rosa existente em Rio Ubá, território do município de João Neiva, outrora de  Ibiraçu. O Jequitibá Rosa é uma espécie de árvore da região de Ibiraçu que, devido seu gigantismo, acabou emprestando essa qualidade ao primeiro nome do nosso município emancipado, em 1891, quando passou a se chamar Pau Gigante.

A título de retificação, e contrariando a reportagem que entrevistou José Alonso Cometti de João Neiva, o Jequitibá Rosa de  Rio Ubá somente existe até hoje, porque o cientista Augusto Ruschi o descobriu, depois de receber uma denúncia que iriam derrubá-lo e conseguir evitar que madeireiros da região o dinamitasse, fato ocorrido no final da última década setenta, quando o cientista Ruschi consegui tombá-lo como patrimônio da Mata Atlântica. Depois muitas pessoas passaram a proteger a árvore, inclusive eu, e admirar sua beleza e o patrimônio natural que aquela árvore significa  para a humanidade com seus quase mil anos de idade.

Nós, ibiraçuenses, devemos proteger e reivindicar o Jequitibá Rosa de Rio Ubá como nosso símbolo natural, também, pois, somos nós que ostentamos o seu próprio nome, que na língua indígena da tribo Gê  pronuncia-se Ibira-Açu(árvore grande), conforme confirmado pelo jornalista Rogério Medeiros do jornal http://seculodiario.com/.

Na verdade,  há remotas  informações de que a  árvore que realmente originou e emprestou  o seu gigantismo ao nome do município de  Ibiraçu não é da espécie Jequitibá. Segundo os antigos da região de Fortaleza, entre Demétriuo Ribeiro e Barra do Triunfo, naquela região havia um Pau D´Allho na margem do Rio Pau Gigante que era uma coisa estrondosa. Depois que suas  raízes apodreceram  deixaram uma cratera. Uma história puxa outra. Vamos investigar estes fatos e trazer para este espaço virtual.

O Jequitibá Rosa de Rio Ubá que existe no hoje território do município de João Neiva,  é a maior árvore da Mata Atlântica no Brasil, superando outra que há no Estado de São Paulo em trinta e cinco centímetros de grossura, conforme foi relatado na reportagem da  TV Gazeta Norte por um biólogo de uma ONG nacional. São necessários onze homens adultos para abraçá-lo.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ALTERAÇÃO NO QUADRO

O dia de hoje em Ibiraçu foi marcado por muita tensão no mercado político, diante dos rumores de alteração nos números de uma pesquisa para prefeito, em relação aos resultados das já publicadas até agora. Ficou notório o recuo tático de um dos grupos postulantes a PMI, que provavelmente se recolheu para articular outra provável investida, porque a partida está se aproximando do último minuto.      

Além do pequeno aumento no número de eleitores que acreditam que dê uma zebra, cresceram também as possibilidades de uma das três coligações dos partidos de oposição emplacar três dos seus candidatos a vereadores.

No dia sete de outubro teremos o resultado exato. 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

INFORMATIVO

O Informativo VIVIANE que começará a circular nesta data por todas as regiões do município de Ibiraçu exalta a necessidade pública de se ter "Uma Voz Feminina na Câmara Municipal e na Agricultura de Ibiraçu".  Ela conclui dizendo: "Minha Terra Tem Palmeiras"...  

Realmente, um  excelente lugar do  interior de  Ibiraçu que merece mais atenção das nossas autoridades públicas.

Parabéns Viviane pela obra, que certamente lhe fortalecerá mais.

UM LUGAR PARA A REALIZAÇÃO DE UM SONHO

A rua João Luis de Souza, que dá acesso a Biquinha, devagar tem se tornado uma rota das pessoas que gostam de praticar as caminhadas matinais. Muitos passam pela Biquinha ainda no escurinho das manhãs para ouvirem o gorjear dos pássaros. São sabiás, sanhaçus, gaturamos, verdinhos, saíras que se alimentam nos pés de bananas e mamão, e outros que gostam de grãos, como são os grumarás, as vezes pombas amargosa, araçari, periquitinhos verdes e, as rolinhas, estas sempre dóceis e carinhosas a espera de alimento.

O habitat está pronto! Já parece um jardim de verdade, com a fonte, a floresta, os pássaros. A Biquinha permite que o amor reine por seu interior. É por isso que a Biquinha está em nossa poesia e na música.

Visite-a bem cedinho, e não perca esta oportunidade de se encher de felicidade logo no limiar da manhã. Sinto que você, que lê este artigo sobre a Biquinha, também está sentindo a mesma atração que sinto, por  tratar-se de um verdadeiro monumento que temos no centro de Ibiraçu e que está mexendo com os olhos de quem descobriu como és bela. Pelo menos com os meus.      

COMUNICADO

Lembramos que a pesquisa que Ibira Sul abrirá no dia 24 de setembro para saber qual é a opinião dos eleitores de Ibiraçu para prefeitoª nestas eleições, ficará aberta à votação até o dia 29 deste mês.

Lembramos ainda que estamos acreditando que com a pesquisa, pelo menos saberemos qual é o exato número de computadores que há em Ibiraçu. Há uma grande expectativa, assim como foi o "Rock In Biquinha". Será uma guerra de telas de monitores de computador: Tela Verde X Tela Vermelha. 

Está estritamente proibido votos da tela da "TV LCD FULL D de Jr. MEU CUNHADO" por não estar nos planos da nossa candidata ser vice(2ª) nestas eleições, já que em 1º é quase impossível na tela daquela TV.

PARA REFLETIR

Sou uma das raras pessoas deste Brasil que acredita que chegará um dia em que a grande maioria dos eleitores votarão em um candidato pela pessoa que ele é e o caráter que tem, e não pelo que possui, e nem pelo poder público que ostenta com a compra de consciências.

Se uma pessoa não gasta para se eleger, desde o início ela demonstra ter responsabilidade política e  respeito à toda sociedade, principalmente os eleitores conscientes, que diante do resultado dos que manipulam com o poder econômico os  resultados das eleições, passam a ser minoria e com os direitos democráticos cerceados, exatamente pelos que chegam ao poder abusando de dinheiro. Como uma pessoa consciente, não posso  ter outra alternativa para mudar, senão iniciando essa trajetória, distante de quem compra votos para se eleger e maquiar o poder.

PESQUISA NO IBIRA SUL

A partir do dia 24 de setembro, iremos veicular uma pesquisa no Ibira Sul para saber qual é a tendência e opinião política dos visitantes deste blog sobre as eleições para prefeitoª em Ibiraçu.

Exemplo:

(   )  Naciene
(   )  Duda
(   )  Nenhum
(   )  Indeciso

Aguardem!

OBS: Faríamos também estas perguntas políticas miscigenadas com economia, caso não prolongasse muito os questionamentos no  sistema:

(    )   Viviane Barbosa Sfalsin é um manifesto político da juventude, da agricultura
         e da mulher, que pode ser o início de uma 3ª direção neste obscuro horizonte 
         político de Ibiraçu dos mesmos conservadores de sempre?  

(     )   Ela quebraria o domínio político das oligarquias paroquiana tradicionais

(     )   Tem outros candidatos a vereador com as mesmas qualidades?

(     )   A nossa agricultura, hoje literalmente fria, é a solução econômica do município que 
          desenhamos para o futuro?



terça-feira, 18 de setembro de 2012

VOTO LEILOADO

O povo de Ibiraçu tem nestas eleições duas candidaturas que são verdadeiras alternativas de mudança no quadro político municipal para o futuro. A primeira, é a automática do candidato a prefeito da oposição por concorrer com quem disputa uma reeleição. A segunda alternativa, seria a vitória da candidata a vereadora Viviane Barbosa Sfalsin, uma jovem mulher que demonstra estar preparada para o cargo que disputa, diante da coragem que está tendo de enfrentar de igual para igual, mas sem recursos financeiros, o notório abuso do poder econômico dos candidatos profissionais a vereadores concorrentes nestas eleições, principalmente os que buscam a reeleição, os quais relutam a todo custo em se manterem no cargo. Mesmo sendo uma pessoa simples do interior, Viviane demonstra ter personalidade, porque em nenhum momento baixou a cabeça ou renunciou aos seus objetivos, atitude que é o reflexo do seu caráter e espírito de liderança.

Qualquer outro resultado das urnas senão o que explanamos acima   - sem contudo desmerecer o potencial de muitos dos demais candidatos não profissionais que disputam um cargo de vereador, até por que há nove vagas   -, significará o continuísmo do que sempre estamos sendo obrigados a ver. O que pretende-se é mudar o resultado final do certame eleitoral, o qual podemos  considerar, como sempre, pré anunciado, diante da inércia  que sempre tivemos na construção do nosso futuro. Uma disputa sem gosto de uma novidade ou mudança que proporcione prazer e faça revitalizar a cidadania de uma grande maioria dos ibiraçuenses, os quais estão com seus ânimos políticos esgotados, típicos de quem está se entregando aos mercantilistas eleitorais, parecendo estrem hipnotizados e transformados em mercadorias de leilão, diante da fortuna que começou a jorrar pelas reeleições dos atuais vereadores que agora entram na fase da  campanha pela compra de votos para se manterem no cargo recebendo o  polpudo salário.

Ibiraçuenses: "vamos salvar pelo menos uma das alternativas políticas mencionadas acima, porque as lavouras, em todos os sentidos, precisam serem renovadas para nunca pararem de produzir. Nem que seja entusiasmo e vontade de ver isso acontecer.  Digam um NÃO nas urnas ao abuso econômico que  está tirando a igualdade de condições dos concorrentes mais simples. Vamos dar um basta nesta coisa ridícula a que somos submetidos em todas nossas eleições municipais, um verdadeiro vicio eleitoral. Chega dos mesmos de sempre na Câmara Municipal".







TRANSCRIÇÃO FSP

Durante a Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio em Doha (2001), o então ministro da Saúde José Serra foi abordado por uma jornalista árabe que queria uma entrevista sobre a chamada "guerra das patentes", um dos eixos em torno do qual girava a reunião.
Serra olhou para a moça e disparou: "Você é árabe e está vestida desse jeito?"
A jornalista vestia uma T-shirt branca discreta e jeans idem. Suponho que Serra deve ter pensando que mulher árabe usa obrigatoriamente o véu islâmico, talvez a burca.
Conto esse episódio, obviamente micro, apenas para pontuar o fato de que "o público e a mídia ocidentais tendem a ser no geral ignorantes a respeito do Islã e da natureza dos movimentos islamitas", como diz Joost Hiltermann, sub-diretor do Programa para o Oriente Médio e o Norte da África do International Crisis Group, dedicado à prevenção de conflitos.
Completa o especialista: "O movimento islamita é muito diverso, com muitas diferentes ideologias, metas e métodos".
Essa diferenciação é essencial se se quiser entender melhor as manifestações dos últimos dias a pretexto de um filme que ofende o Profeta Maomé. A violência empregada nelas dá a sensação de um levante dos muçulmanos contra o Ocidente ou mais precisamente os Estados Unidos.
Impressão falsa. Foi, essencialmente, uma agitação salafista (o movimento ultra-ortodoxo que pretende viver o Islã como nos tempos do Profeta; "salaf" em árabe quer dizer exatamente "predecessor" ou "ancestral").
Tariq Ramadan, um dos principais acadêmicos do Islã no Ocidente, já havia deixado claro esse aspecto na excelente entrevista que Marcelo Ninio fez com ele, publicada ontem, ao dizer que os militantes salafistas usaram o filme "com o objetivo de se apresentar como a única e exclusiva corrente islâmica".
Os salafistas não são os únicos nem sequer os majoritários nem a violência é predominante no Islã, como o demonstra a equação assim apresentada por Joost Hiltermann:
"Todos os militantes da Al Qaeda são salafistas mas nem todos os salafistas são membros da Al Qaeda ou de qualquer outra variante de 'guerra santa' violenta; de fato, a maioria dos salafistas são inteiramente pacíficos".
Mais: "Embora todos os salafistas sejam muçulmanos, a vasta maioria dos muçulmanos não são salafistas, o que significa dizer que estamos falando da minoria de uma minoria, de um grupo extremamente pequeno de pessoas que, no entanto, por sua extrema violência tem influência desproporcional".
Influência ainda maior quando se acrescenta a visão de Jean-François Daguzan, diretor-adjunto da Fundação para a Pesquisa Estratégica de Paris, para "El País": a força dos grupos violentos "cresce ante a debilidade do Estado (Líbia) ou o que se percebe como debilidade dos partidos islamitas no poder (Egito, Tunísia, Marrocos), que não sabem bem como enfrentá-los, se com dureza ou mediante negociação".
Tudo somado, é razoável supor que a galáxia continuará desafiando a compreensão do Ocidente.