domingo, 9 de dezembro de 2012

CULTURA LITORÂNEA

Domingo de muito sol e pouca gente no centro da cidade. No verão, exceto os comércios da BR 101, Ibiraçu praticamente para. A grande maioria vai para o litoral de Aracruz, atualmente na Barra do Sahy. Outros vão passear pelas inúmeras cachoeiras aqui do próprio município.

Não perdemos nossas raízes com o núcleo administrativo destas terras do século XIX, senão também XVIII, que era  a localidade de Vila de Santa Cruz, no litoral de Aracruz, um porto que já tinha quase quatro século de existência quando os Imigrantes Italianos que colonizaram estas terras chegaram ao Brasil. Santa Cruz é cravada no começo do estuário do rio Piraqueaçu e o atlântico, cujo o seu leito se tornou o primeiro caminho usado pelas pessoas que chegavam ou saiam de cidade de Ibiraçu. Aquele nomadismo ibiraçuense ao litoral de  Aracruz desativou-se com a passagem da linha de trem em Ibiraçu, hábito que foi reconquistado somente há mais ou menos meio século, quando muitas famílias de  Ibiraçu começaram a frequentar as praias de  Barra do  Sahy.

Estuário de Santa Cruz em Aracruz, onde a história de Ibiraçu e da formação de sua sociedade começou a caminhar aqui no Brasil, ainda que  prosseguindo por mais alguns quilômetros em embarcações até o Porto de Santana em Córrego Fundo.  Quem tem fé, com 
sabedoria tem um caminho.

Nenhum comentário: