quinta-feira, 29 de março de 2012

OXFORD E O NOSSO PROGRESSO


Na  última década sessenta,  chegava em Ibiraçu uma empresa denominada  Oxford, que tinha por finalidade construir a BR 101. 
Ela sediou-se na localidade de Perobas, Ibiraçu,  região onde hoje funciona a pastelaria Parada Ibiraçu,  tendo a empresa adquirido uma pedra rochosa do senhor Pedro Barbosa, conhecido por Pedro Cirilo, que fica exatamente em frente a referida pastelaria, onde montou um grande britador  que produziu a  brita para  praticamente todo o trecho da BR 101 do Norte capixaba.
A empresa tinha como gerente um senhor chamado Contijo, que morava na mesma região.
Em 1970, um acidente na  pedreira  culminou com a morte de dois  funcionários, depois que um cabo de  aço em que eles se encontravam  pendurados para perfurarem a rocha  desprendeu-se.  O  acontecimento teve uma repercussão muito  grande  e triste.
Um fato muito  interessante que acontecia na pedreira  era quando funcionários  interceptavam os veículos da  estrada para soltura de  bombas de dinamites. A pista ficava tomada por uma fila de veículos, mas  longe das  enormes filas que se formam hoje, pois, na época,  poucos eram os carros que  circulavam, e, em sua maioria  caminhões de  bois e  madeiras, estas principalmente in natura,  ou seja, ainda em toros, além do então  famoso fusquinha, denominado de  “baratinha”.
Lembro-me, pois, morava em um sítio próximo da pedreira, que meu pai fazia jogo de bicho. Na hora do almoço dos operários da pedreira, era comum vermos vários deles  fazendo  suas  apostas.
Outros acontecimento marcante pertinente a pedreira que  nós ibiraçuenses não esquecemos,  foi a iniciativa em 1971 do então pároco  da matriz de  Ibiraçu, padre Carlos Furbetta,  mobilizar todos os alunos de todas as escolas de Ibiraçu, inclusive eu e meus colegas, na épocas infantes,  de paralisar a comitiva do então Ministro  dos Transportes  Mário Andreaza, que passava por Ibiraçu, oriundo  do Norte do Estado, onde esteve para a inauguração da BR 101, solicitando  ao Ministro que  asfaltasse a então ainda empoeirada avenida  Cond`Eu, pedido que foi prontamente cumprida.  Para a interceptação,  muitos carros e  máquinas da empresa Oxford estavam estacionadas nas  imediações do evento, que ocorreu na grande praça em frente a igreja de São marcos, onde havia um enorme  outdoor de  tecido, pintado com a  fotografia do Ministro.
O asfalto da Cond´Eu deu motivos aos  familiares do seu Pedro Barbosa, mais conhecidos por “Diletas”,  nome herdado da matriarca da família, uma italiana chamada Dileta Pelutti,  a  comentarem orgulhosamente até nossos dias sobre a colaboração d sua família  com o asfaltamento da  avenida, pois, foi  a família dos “Diletas” que doaram a pedreira para a produção da brita usada no asfalto do centro de Ibiraçu.

Nenhum comentário: