Depois de quase um mês, hoje voltou a dar uma boa chuva em Ibiraçu. A prefeitura municipal, através do SAAE, precisa ficar atenta aos níveis dos reservatórios de água que abastecem a cidade, e se não é preciso elevar o nível das saídas da água nos reservatórios para armazenar as águas das próximas chuvas. De nada adiantará fazer novo encanamento se não houver água armazenada para ser captada. Com o começo do outono, daqui a três semanas, as chuvas passarão a serem mais escassas, e, por consequência, menor será a reposição d´água nos reservatórios existentes nas cabeceiras dos rios Taquaraçu e Sapateiro.
A título de sugestão, como nas administrações anteriores não se poderia pensar em desapropriação com indenização das propriedades onde estão os reservatórios que abastecem a nossa cidade, porque elas pertencem a familiares de ex-prefeitos, o que denotaria legislação em causa própria, além do impedimento legal, agora, com a isenção de nexo familiar nas aludidas propriedades, não estaria na hora de pedir recursos ao Estado ou a Funasa para indenizar os proprietários da área que estão os reservatórios de Ibiraçu, e a municipalidade passar a ser o gestor geral daquela região que necessita de segurança para se evitar poluição e uso de defensivos que prejudicam a qualidade da água?
Se indenizasse, poderia-se no entorno fazer um cinturão de plantas nativas e frutas de modo que funcionasse com filtro, permitindo a população usufruir somente das plantas, sem contudo se banhar. Talvez inserisse peixes para a pesca artesanal, no máximo, ou então passeios em embarcações a remo.
Isso sim seria uma obra de primeiro mundo e impulso ao turismo, como é a represa de Rio Bonito em Santa Leopoldina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário