terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O ESPÓLIO POLÍTICO DE ARACRUZ E OS IBIRAÇUENSES

É lamentável  para nós ibiraçuenses o que aconteceu hoje com o ex-prefeito de Aracruz Ademar Devens, o qual, conforme comentamos recentemente aqui no IBIRA SUL, tem suas origens em Palmeiras, Ibiraçu, assim como era nativo e tinha origem no nosso município os também ex-prefeitos Primo Bitti, que era de Santo Antônio, e Heraldo Musso, este que se criou em Santa Maria de Angola, mas seus antecedentes da avenida Cond´Eu.

Com este golpe que a classe política de Aracruz tomou hoje, com a prisão de dois ex-prefeitos, exceto o  atual prefeito Marcelo Coelho, não há outra liderança naquele amplo e próspero município. 

Se o tabu prevalecer, quem poderá ganhar ampla credibilidade e visibilidade é Naciene  Modenesi Vicente, que é Secretária de Ação Social em Aracruz. Se a tradição continuar a persistir, pode ser que outra ibiraçuense assuma o comando da política de Aracruz, território a quem pertencíamos  e reciprocamente nos pertencia até 1891.

Jamais podemos esquecer que Naciene Modenesi é filha de uma das famílias  precursoras do progresso e desenvolvimento de Aracruz, hoje definitivamente um município industrial, segmento que a família Modenesi  lá fora exercer há algumas décadas após deixar Ibiraçu, para dar início, exatamente aonde hoje é o centro daquela elegante cidade, nesse gigantesco ramo que o município de Aracruz enveredou-se, que é o beneficiamento de madeira, assim como fez até a última década sessenta a família Pignaton, com origens em Ibiraçu, mas que produzia em Olho D´Água, naquele município, dormentes de madeiras de lei para a então Vale do Rio Doce usar na linha de  ferro. 

O povo de Aracruz deu sorte e está de parabéns, porque Naciene Modenesi, assim como qualquer  outro membro desta família, nunca tiveram medo de trabalhar e lutar, sempre enfrentando e superando os desafios.        

Nenhum comentário: