terça-feira, 15 de janeiro de 2013

EVOLUÇÃO CULTURAL

Calma gente! Não é um divisão, como alguns já comentaram. Ao contrário! Uma adição. A 'Quarta da Véspera' surge para dobrarmos o calendário do evento carnavalesco que o povo de Ibiraçu junto resgatou há doze anos. Para a realização do 'Quinta da Véspera' do próximo dia sete de fevereiro, conforme  comentamos num artigo anterior sobre o carnaval de Ibiraçu, interagimos com a Secretaria Municipal de Gestão, Marati, que por determinação do prefeito Duda Zanotti, optou pela contratação de uma banda com o número de componentes um pouquinho mais reduzido em relação as outras, inclusive de São Mateus, o que  não impedirá que realizem um bom espetáculo. A nossa decisão de crescer o evento é antiga, e como esta é a primeira vez que tenho oportunidade direta de  realizá-la, devido o funcionamento da 'Cantina La Fonte' onde montamos uma pequena estrutura, iremos começar uma nova história cultural em nossa cidade, ainda que inicialmente de natureza privada, assim como em junho faremos o São João da Biquinha,  em agosto o Rock In Biquinha, apresentação  de congo, pagode, serestas  o dia do chopp '23 de Dezembro', etc.

Nos limitaremos a divulgar o evento 'Quarta da Véspera' somente aqui no IBIRA SUL e mais uns dois ou três cartazes, um  inclusive na própria 'Cantina', isso pelo menos até os dias que antecederem o evento, pois não temos estrutura para fazer algo maior, portanto, não podemos querer divulgar com muita amplitude. A ideia de crescer o evento já era antiga conforme sempre comentei, mas hoje surgiu a possibilidade e adotei a teoria de 'nunca perder tempo'. Desde  ontem estava em Guriri, onde fui apanhar minha filha Luise que em sua terra natal encontrava-se há alguns dias. Hoje cedo fui visitar um amigo Escrivão e estive no centro de São Mateus onde conversei com o maestro da banda Saudade de Outrora', esta que tocou por dez vezes no evento 'Quinta da Véspera', duas inclusive no início quando vieram de ônibus e por pouca verba, a qual era arrecada junto aos comerciantes de Ibiraçu, mas que com o tempo se tornou um evento público e custeado pela PMI, o que é absolutamente correto, porque a festa é do povo de Ibiraçu, assim como fizeram as duas últimas administrações, de Jauber e de Naciene, e que agora está fazendo Duda. De São Mateus fiz contatos telefônicos com Ibiraçu, quando soubemos da opção da PMI por uma banda mais em conta e com menos músicos, devido a meta de redução de gastos aplicada pela nova administração neste início de gestão, o que é compreensível. Diante do fato, fiz uma proposta para o maestro que me ajudassem a criar mais este evento cultural em Ibiraçu, o 'Quarta da Véspera' para o público infantil de  Ibiraçu e região. Combinamos deles virem somente em seis músicos(não se esquecendo que o Iron Maiden tem este mesmo número e faz muito sucesso), mesmo tendo cobrado o valor per capta normal do cachê pela apresentação aqui no Parque da Biquinha, pois, alguns deles vem de longe, como de Nanuque-MG e Nova Viçosa-BA e são profissionais, o que respeitamos plenamente. O transporte será no meu próprio carro, de São Mateus para Ibiraçu e retorno

Espero que esta nova ideia que estamos colocando em prática prospere e evolua, assim como evoluiu quando era somente uma data o 'Quinta da Véspera' e que as duas data juntas proporcione mais visibilidade e possa agregar valores a nossa cultura.

Se a festa com uma única data era boa, em dobro poderá  melhorar, com  a diferença que desta vez o evento acontecerá no 'Parque da Biquinha', outro lugar plausível de  nossa cidade, o berço da nossa civilização.



Nenhum comentário: