terça-feira, 29 de janeiro de 2013

TÁ CHEGANDO, EXCETO SE ESTIVER CHOVENDO

EVENTO DE QUALIDADE


DESASTRE

Como disse Jr. meu cunhado: "só não morreu mais gente no maior desastre que já ocorreu no Brasil(Niterói 1961), porque os elefantes do circo que pegou fogo usaram as trombas e apagaram o incêndio".

TRASNCRIÇÃO FSP


Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Predestinado do século: tem um chaveiro em Aracaju que se chama Hugo Chaves! Rarará!
E o chargista Fausto lançou campanha no Senado: "ReNÃO". Renão Calheiros!
E chegou meu IPTU. Impossível Pagar TUdo! E sabe qual o novo apelido do Cid Gomes? Cidiverte! Rarará! E o pensamento do dia: "Dinheiro não traz felicidade, mas acalma os nervos"!
Mas naquele "Mulheres Ricas" não traz felicidade nem acalma os nervos, causa demência! Rarará! Mulheres Ricas: dinheiro causa demência! Ricas, bizarras e chatérrimas! Sabe o que elas tem na cabeça? COCÔ Chanel!
Como diz um amigo meu: "Prefiro casar com mulher pobre. Rica só com 80 anos e com febre. E testamento com firma reconhecida". E aquela Val falou 18 "hellos", tomou 18 taças de champanhe e teve uma overdose de vida fútil!
Não adianta, verão é o verão dos realities. Quando escuto falar
em paredão, tenho vontade de vomitar! Vou vomitar no paredão! Vou chamar o Hugo. O Hugo Chávez! E ainda pichar em cima: "A gente somos inútil"!
Já tá chegando a hora de dar um tiro de calmante no Bial, aquele tiro que bota elefante pra dormir no NatGeo!
E um amigo acaba de chegar das férias em Ubatuba: "Não comi, mas também não dei. Empate fora de casa é vitória". E um outro chegou de Fortaleza e disse que teve uma vida sexual agitada: comeu quatro caranguejos!
E um outro estava numa pousada da África do Sul com esta placa: "Se quiser café na cama vá dormir na cozinha". Rarará! E um outro pegou tanta mulher feia na praia que foi apelidado de para-raios de baranga! Rarará!
É mole? É mole, mas sobe! Ou como diz o outro: é mole, mas trisca pra ver o que acontece!
O Brasil é Lúdico! Placa na pia dum bar do Rio de Janeiro: "Atenção! Três coisas que devem ser manipuladas com carinho: 1) Estas torneiras. 2) Os peitos da Angelina Jolie. 3) A genitália do Brad Pitt. Grato. A Administração". Rarará!
E num self-service em Higienópolis: "beringela refolgada". Como disse o cliente: "Folgada a gente come em casa, mas refolgada eu não vou comer não". Rarará!
Nóis sofre, mas nóis goza!
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

PROSPERIDADE NO LUGAR DA MALDADE

Antes dos 100 primeiros dias, é impossível alguém querer cobrar, criticar, desmerecer, ou até mesmo  elogiar qualquer administração pública. É necessário dar tempo para que as pessoas respirem e se adequem a  realidade pública, diga-se de passagem, tarefa árdua e difícil. Asim vemos a situação dos novos administradores que iniciaram há 30 dias suas gestões. Alguns tiveram coragem de dar choques bruscos, cortando  gastos, demitindo, ou outras atitudes quaisquer. O de Ibiraçu está ensaiando algumas medidas para serem colocadas em prática nos próximas semanas. Algumas sugestões são viáveis, dentre elas enumeramos:

Retirar algumas placas proibitivas de estacionamentos do centro da cidade, como por exemplo as de carga e descargas, espaço que é relativamente pouco usado para o seu próprio fim, além de outras placas que podem serem removidas pu até retiradas, e desta forma abrir  novos estacionamentos no centro da nossa cidade;

Reunir nossos agricultores em um 'Encontro' e convidar o Secretário de Agricultura,  como fiemos em  1993 na quadra de Pendanga, à época o senhor Adelson Salvador, que  também era vice governador, e oficiá-lo  para que nos  atenda neste setor com repasse de recursos para que a municipalidade possa desenvolver um projeto amplo. No 'Encontro' que realizamos via gabinete do Deputado Jauber Pignaton, conseguimos com o Estado 1000 horas de trator. Com elas, fizemos no município 23 represas, dezenas de terreiros de café, estradas e realizamos outras necessidades dos produtores. Naquele ano existia a CIDA, uma empresa vinculada a referida Secretaria que mantinha maquinários, mas que posteriormente  foi extinta. Havendo um projeto junto aos agricultores, nada impede que o Estado repasse  verbas  referentes a X ou Y horas de  trator e colabore com nossos produtores  rurais;

Inserir em nosso  território o maior número de  mudas de árvores nativas, solicitadas aos órgãos públicos e outras empresas privadas que tem prazer em oferecer esta espécie de  material e desenvolver projetos desta natureza, de modo que nossos agricultores, e outras pessoas que não sejam mas podem colaborar de alguma forma,  possam cultivar maior número de  mudas possíveis para reforçar a  fama que Ibiraçu conquistou, ou seja, de ter um povo consciente que valoriza e preserva a  natureza, apesar de ainda existir  alguns que destroem, porque como disse há algum tempo, Ibiraçu proporcionalmente é na atualidade o  município que mais  reservas de matas nativas tem no norte capixaba. Se forem doadas um milhão de mudas por exemplo, mas se 200 mil árvores prosperarem,  então  entramos na disputa do Estado quanto ao município mais verde e preservado com nativas. São estes fatores  gratuitos e que conta com a colaboração  voluntária dos moradores é que nos fazem gigantes e contribui para a melhoria a nossa qualidade de vida do nosso povo. Como exemplo, Jauber Pignaton  me confidenciou ter plantado um jequitibá em um terreno que  tinha em Pedro Palácios há  menos de vinte anos, árvore hoje frondosa e de muita beleza, o que nos  comprova que o  resultado é rápido e não se pode perder tempo com isso.

Vamos dar um tempo aos responsáveis direto pela atual gestão e os ditos colaboradores da linha de frente, para que sugiram a administração alguma forma de melhorar a qualidade de vida do povo de Ibiraçu. Porém, caso não façam, motivo que começo a desconfiar que não acontece por absoluta insuficiência de  capacidade dos colaboradores da atual gestão, que relutam em manter a corda arrochada no pescoço de outras pessoas tentando sufocá-las a todo custo numa explícita maldade que para uma grande maioria do povo de Ibiraçu já não mais interessa, espelhado no modo de ser do próprio atual prefeito que está preocupado  com o nosso futuro e não com picuinhas, então voltaremos a sugerir outras coisas, ainda que elas não aconteçam, mas que fique claro que nossa intenção é colaborar de alguma forma para que  as propostas que apresentamos bifrontem-se  ao ódio que  alguns relutam em irrigar.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ENQUANTO ISSO NO EXTERIOR DE IBIRAÇU...

... mas ideias para a nova administração que é bom, nada. Não tem!

Seria   a tal da inteligência burra  que dizem existir  e nós relutamos em acreditar?

domingo, 27 de janeiro de 2013

'MATINÊ DA 4ª

No 'Matinê da 4ª' que acontecerá no Parque da Biquinha a partir das 19:30 horas do próximo dia 06, com a apresentação de alguns músicos da banda 'Saudade de Outrora' de São Mateus, iremos lançar outro projeto para a preservação da história da infância dos  ibiraçuenses. Apesar do evento estar sendo oferecido a todos, as crianças e jovens de Ibiraçu e região são os verdadeiros proprietários. A festa se complementará com o desfile na '5ª da Véspera', dia imediato, evento do calendário cultural  de Ibiraçu, o qual voltou a ter apoio e merecimento da PMI.

Desde que nasci na avenida Cond´Eu, em 11 de março  de 1962, quando praticamente passei a beber água  da Biquinha, e com o tempo nos tornamos colaboradores da manutenção, preservação e como atualmente estamos morando próximo da fonte e  lutando pelas criação do Parque da Biquinha, pensamos  em melhorar o lugar e nos decidamos para tanto. Assim, para mostrar que ha nas imediações dele o mínimo de infraestrutura, inauguramos a  'Cantina La Fonte' e desta forma tentar dar chances as pessoas de Ibiraçu de se divertirem em nossa própria cidade, o que já vimos que muitos adoram, num lugar que é de todos, porque ir ao Parque não implica que se deve gastar dinheiro. É uma coisa espontânea, da própria vontade.

O projeto é simples. Será uma contra partida à nossa atitude de abir um comércio noturno nas imediações do Parque. No dia do 'Matinê da  4ª', iremos fazer fotografias e publicar aqui no IBIRA SUL as crianças que se interessarem e os pais permitirem, para que elas retratam à posteridade um pedaço de suas infância, registro que nossa geração não teve o discernimento de entender a mesma necessidade da proteção da água da Biquinha, hoje dentro de uma floresta natural no centro da cidade.

Por esse motivo que achamos que  é um lugar histórico que deverá doravante estar na história da vida de cada uma das nossas  crianças, ainda que as fotografias não sejam totalmente publicadas, mas na certeza que uma fase da vida em um lugar que pertence a todos nós de Ibiraçu ficou registrada.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

PRODUTOS DE IBIRAÇU












Agora na 'Cantina La Fonte',  é possível saborear vinho de qualidade produzido na Vinhedos Tottola, município de Ibiraçu, além do suco natural de uva do próprio Vinhedos.

AGILIDADE PÚBLICA

O responsável pela cultura de Ibiraçu Rogério Pereira está de parabéns. Em menos de um mês de nova administração municipal já agendou um evento cultural. Realizará a partir do próximo dia 29 no CRP(Centro Cultural Roque Peruchi) a mostra de fotografias de Francisco Seibel, o fotógrafo rural do Espírito Santo. Rogério externou ter agilidade para desempenhar a função que lhe fora atribuída. O que fará é raro acontecer na cidade.

Parabéns! Rogério.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

MANDIOCA COM MILHO A RODA

Há pouco vi na TV uma coisa interessante. Contrariando todos os 'enfiadores' de mandioca que existia nesse mundo, um mineiro inventou um 'arrancador' de mandioca.

EVENTO DE QUALIDADE


O crescimento do evento, agora com duas datas, está animando as pessoas da cidade. Parece que a  grande maioria aprovou a iniciativa. A PMI está caprichando para fazer um agradável desfile, enquanto nós do 'Parque da Biquinha' e da 'Cantina La Fonte' estamos nos esforçando no limite da nossa capacidade,  tanto física como financeira, para oferecermos mais esta nova brincadeira cultural para as crianças e jovens de Ibiraçu.
     



LANÇAMENTO


A esfirra que lançaremos no 'Matinê da  4ª'  + sucos naturais será adquirido diretamente no balcão da lanchonete Habib´s em Vitória. Todos os testes de qualidade e resistência que fizemos foram aprovados. Mesmo servida quentinha tempo após ser produzida, como fazemos na 'Cantina La Fonte', é um produto delicioso e que não perde a qualidade.

Visite o 'Parque da Biquinha' e divirta-se em família. Conheça a 'Cantina La Fonte'. 

UMA DUCHA NATURAL

Como estamos no coração do verão e com o calor o que tem feito, nada como lembrar da Cascata  de Ibiraçu.  Ele refresca até por fotografia. Pelo menos a mente. 




quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

PROGRESSO SEM OBSTÁCULOS

A única esperança que temos no progresso de Ibiraçu é que a atual administração seja parceira da prosperidade econômica, da cultura e do  lazer municipal, e que não exista 'barreiras' para o nosso desenvolvimento, por mais simples que o investimento que alguém porventura está fazendo possa ser. Do contrário, a cidade  de Ibiraçu estará caminhando a passos largos para o precipício.

Boa tarde Rosa Amélia, responsável pública pelo meio ambiente e sustentabilidade municipal, pessoa que como eu, diz estar empolgada com a elaboração de um projeto para o Parque da Biquinha, área que ainda é um perímetro rural, portanto, isenta de adequação ao Código de  Postura Municipal, mesmo sendo sediado no coração da cidade de Ibiraçu.

Urbanizar a área com respeito ao meio ambiente é o grande sonho de  todos nós de Ibiraçu, principalmente os nativos que bebem sua água desde que nasceram e conhecem a história da Biquinha, lembrada na música e na poesia de Ibiraçu.

PENSAMENTO DO DIA

Como seria agradável se todas as pessoas das famílias que se envolvem com a política de Ibiraçu, direta e indiretamente, praticassem a reciprocidade de seus respectivos méritos sempre e esquecessem os desméritos alheios. E esse o bem estar que a sociedade persegue e quer da nossa classe política. O que é bom para todos tem que ser mostrado e divulgado.  

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

RAÍZES

Por termos sido denominados de Vila de Cond´Eu, não teria sido esta nossa região de Ibiraçu uma espécie  de condado controlado por um poderoso mandatário, e o principal nobiliárquico foi o veterano da guerra Aristides Armínio Guaraná, dono do engenho de Cana em Córrego Fundo? Fatos assim eram comuns até no final do Brasil Império, ainda que não se denominava de conde os donatários ou foreiros poderosos, uma prática mais acentuada no Brasil Colônia. As família Martins e Pedrinha de Santa Cruz, segundo um dos seus membros, o que me doou o 'Memoriário', eram  bastante relacionadas com o Rio de Janeiro, capital do Império, enquanto os que habitaram Ibiraçu sim eram daquele porto aracruzense de Santa Cruz, conforme comprovou-se. Numa única oportunidade que tive de estar com familiares do ex-prefeito de Ibiraçu  Arito Bonesi, soube que ele  comentava que se  a região de Ibiraçu e Aracruz, diante da imensidão  de sua planície,  tivesse uma hidrografia abundante, seria a região capixaba que mais se desenvolveria. E isso parece que está para acontecer,  conforme  vemos os condados modernos em Aracruz com o domínio territorial da empresa Fibria, Jurong e Petrobrás que lá chegam, mesmo muitas décadas  após ter sido previsto pelo citado ex-prefeito. Ter o senhor Arito falado isso,  não há uma razão?  Somos bem localizados e com um mar de águas profundas.

EVENTO CULTURAL

         Cartaz  das festividades do carnaval de Ibiraçu elaborado pela 'Cantina La Fonte'. O público, que a
PMI fará sobre o 5ª da véspera, será lançado na próxima semana 

Hoje, pela primeira vez, estive visitando o prefeito Duda,  que nos explanou vários projetos que  pretende construir para melhorar a  vida dos ibiraçuenses. Visitei  algumas repartições, dentre elas a Procuradoria,  a Secretaria  de Gestão  e o gerente  de Esporte e Cultura Rogério Pereira.  Tratamos dos eventos que serão realizados conjuntamente, o 'Matinê da 4ª' e o '5º da Véspera', a partir deste ano, com duas datas distintas, uma ainda privativa, outra pública. Os preparativos para as duas datas estão praticamente definidos, mas será  finalizado na  reunião que a municipalidade fará na próxima semana com os comerciantes, membros das associações de moradores e lideranças das comunidades.   Pelo empenho que observamos,  a festividade tem tudo para ser grande e provarmos que crescemos neste contexto cultural.  Contrariando muitas opiniões,  todos os servidores envolvidos  estão  convictos que  a oportunidade e de engrandecimento desta festa popular que o povo de Ibiraçu criou. No  futuro ambas poderão ser uma gande festa do nosso calendário cultural.





segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A SAUDADE E A FELICIDADE

Certos dias acontece alguma coisa com as pessoas, deixando-as mais felizes. E não precisa ser dinheiro ou outras riquezas. Basta expectativas. Hoje, desde cedo, ao sair para trabalhar em Vitória de motocicleta, fui tomado pela felicidade. O motivo era impulsionado pela perfume que a brisa leve que vinha do sul trazia e aquecia o meu peito diante da velocidade que seguia em seu rumo. Sem vê-la, sentia chegando suavemente e me tomando o  corpo. Saudades de coisas  gostosas desta vida invadiram meu pensamento. Lembranças das viagens, do frio da Serra do Mar, da decida do Limoeiro, das pessoas, e de tantas outras coisas deliciosas tão próximas da gente, ainda que distante temporariamente, mas que sempre é um sonho estar bem mais próximo. A saudade e felicidade que senti nesta manhã me inspirou a escrever sobre Itarana, sem jamais esquecer da temperatura da Serra do Mar, das ondas verdejantes que nos faz pensar em coisas maravilhosas. O que senti neste dia prova que a felicidade existe. Espero que amanhã seja ainda melhor, e que possamos sentir a neblina que chega para aliviar o calor que estamos sentindo, até por ainda não temos como tocá-la. Mesmo assim ela me alivia os pensamentos e me deixa feliz.      

DO SACO A EMBIRA, DA EMBIRA UM PEDAÇO

Contar mentira para mim mesmo, ai  é que não sei fazer. Portanto, sou leitor do Ibirinha. E lá li que nos idos da última década sessenta, três eram os ibiraçuenses na Assembléia Legislativa.  Do jeito que o troço desandou, se amanhã ou depois a gente voltar a dividir pelo menos um com Aracruz,  acho que estará de bom tamanho.  

DE TRIVELA

Poucos sabem, mas o município de Itarana, a menos de oitenta quilômetros de Ibiraçu, a cidade mais próxima de nós depois da Serra do Mar, deve movimentar mais de trezentos mil reais nos cinco dias de folia do carnaval rural que é realizado espalhado pelo município e no centro. O comércio se satisfaz, o que é justo, pela luta que junto com o poder público realizam há vários anos. Mas o povo também fica feliz.

Assim como nas cidades praianas, o carnaval, em qualquer município, é uma reunião de pessoas diferentes e de famílias, principalmente jovens, em algum lugar que tenha rio, cachoeiras, lagoas, como é em Santo Antônio, Piabas, Rio Lampê, em Ibiraçu, de modo que elas interajam para acampar, nadar, rezar,  comemorar, beber, cavalar, tirar leite, ouvir música, batucar, ficar em pousada, caminhar por trilhas, visitar igrejas, topo de montanhas, bater papo, fotografar, paquerar, etc. Itarana tem tudo isso, ainda que precário em alguns setores. Mesmo assim, atrai milhares de pessoas de todo aquele interior do Espírito Santo e Minas Gerais, que compreende de Aimorés a Brejetuba. Em Itarana não tem tantas cachoeiras como temos em toda região de Ibiraçu, desde a Cascata, Cachoeirão e Moinho, até a divisa com Santa Teresa. O que eles tem é um poder público ativo  e parceiro do setor privado. É por este caminho que precisamos pautar nosso desenvolvimento, sem qualquer precipitação ou comprometimento financeiro. Com responsabilidade, poderíamos sermos um pouco mais ousados e acelerar o processo de desenvolvimento do nosso ecoagronégocio. Somos credores de uma riqueza enorme, que é o potencial que temos e somente precisamos reuni-lo em um só contexto. Só o clima de Terra Fria de Ibiraçu, na divisa da Reserva Biológica de Lombardia vale uma fortuna  se transformado em crédito com o governo estadual.

Então? Se colocarmos as ideias mais claramente aos órgãos públicos do governo as coisas não tem chances de acontecer? Só precisamos de planejamento. São destes fatos que o governador Renato Casagrande precisa tomar conhecimento, de que a administração municipal e a sociedade de Ibiraçu, conforme ouço todos os dias das pessoas tradicionais da cidade, quer desenvolver um projeto sustentável  para o interior do município, mostrando-lhes o nosso potencial, convidando-o para conhecer o Vinhedos Totola, experimentar o frio da localidade, conhecer as pessoas da comunidade do quilombola de São Pedro, e, na mesma oportunidade, a municipalidade solicitar a assinatura de um convênio com a Secretaria de Agricultura para potencializar o cultivo de uva em toda aquele região que compreende Ibiraçu, João Neiva, Fundão e Santa Teresa, doando  inicialmente umas quinhentas  mil mudas de uvas de qualidade, o que  não custará mais de um milhão de reais e atenderá de uma só vez quatro municípios que poderão atender a antiga Suco Mais de Linhares, hoje uma empresa da Coca Cola. Ah! Não se esqueçam de chamarem, além dos agricultores,  a sociedade para participar, porque ninguém jamais foi forte sozinho.

Finalizando, além do aproveitamento da estrutura que montou para atender o carnaval, Itarana aproveita o mesmo potencial que dispõe em outros eventos, em sua maioria relacionados com o setor rural, realidade que  o município de Ibiraçu está perdendo para a hegemonia industrial  de Aracruz, mercado que tem atraído os agricultores e impulsionado o êxodo as claras no dia a dia em nossa região, principalmente no município de Ibiraçu fenômeno extremamente perigoso para um município que não tem outra vocação econômica, senão rural.  




domingo, 20 de janeiro de 2013

PARQUE DA BIQUINHA UM LUGAR DE LAZER DE IBIRAÇU

Todas as sextas, sábados e domingos, abrimos a 'Cantina la Fonte' as 18:00 horas, e nunca antes das 22:30 horas fechamos. As pessoas estão se  habituando a  virem a Cantina depois da missa para comerem pizza, ou então yakissoba, capelete ou escondidinho, que temos nos sabores bacalhau e camarão. Como qualquer negócio que se abre,  no  início tudo é difícil, como estamos sentindo, apesar do movimento ser satisfatório. Estamos recebendo famílias  de João Neiva e de Aracruz, além das pessoas da sociedade de Ibiraçu. Aguardamos a visita de várias outras pessoas de nossa cidade, inclusive os que detém cargos públicos e dizem acreditar no desenvolvimento de Ibiraçu, de modo que elas descubram que o Parque da Biquinha é um lugar que gera satisfação, portanto, merece ser acolhido e ter todo o apoio e investimentos públicos.

Visite o 'Parque da Biquinha' e conheça a 'Cantina La Fonte'. É importante dar valor as pessoas que lutam, também, no setor privado de Ibiraçu para fazer da nossa cidade um lugar cada dia mais feliz e agradável. Isto estamos tentando fazer, mesmo com as dificuldades que estamos enfrentando mas que certamente com trabalho vamos superar.

FUTEBOL

Está na hora de funcionarmos a 'Cantina La Fonte', onde hoje inauguraremos a TV com o nosso 'Glorioso".  Todos os botafoguenses estão convidados, assim como convidaremos torcedores de outros clubes para assistirem os jogos do campeonato carioca e do brasileirão aqui na Cantina. Estamos nos organizando para fazermos das partidas da seleção brasileira na próxima Copa do mundo aqui no Brasil  grandes e satisfatórios eventos. Com telão, chopp geladinho  e churrasquinho quentinho.    

FILOSOFIA DO DIA

Pensando bem, atualmente o muro político está meio alto para pularmos de cima. Há o risco da arrancada tremê-lo e ele desabar na cabeça de alguém.

CARNAVAL DE IBIRAÇU


VEM AÍ O
. ‘MATINÊ DA QUARTA’

O CARNAVAL DAS CRIANÇAS E JOVENS DE IBIRAÇU E REGIÃO

BANDA 'SAUDADE DE OUTRORA' 
DE  SÃO MATEUS

DIA 6 DE FEVEREIRO 
AS 19:00 HORAS
PARQUE DA BIQUINHA

E

12ª. ‘QUINTA DA VÉSPERA’
DIA 07 DE FEVEREIRO A PARTIR DAS 20:00 HORAS NA AVENIDA COND´EU, IBIRAÇU - SAÍDA DO MARCIO'S BAR


DIVIRTA-SE  EM FAMÍLIA

AGREGANDO VALORES

Como detectamos que os que usaram os meios da comunicação modernos para fazer propaganda para o atual prefeito de Ibiraçu continuarão a bater na mesma tecla e com espírito de sempre(armado), sinto-me, como ibiraçuense na responsabilidade e obrigação de colaborar espontaneamente e da forma que posso( teoricamente, com invenções de eventos culturais, lazer e comércio), com a atual administração e consequentemente pelo nosso desenvolvimento, sempre objetivando melhorar o bem estar de todos.

Temos orgulho do trabalho que estamos fazendo em família e com os funcionários na 'Cantina La Fonte'. É uma luta, além de privativa, em prol da  criação definitiva do Parque da Biquinha, para que este sirva às gerações vindouras como a herança de nossa geração de ibiraçuenses descendentes de imigrantes que inicialmente desbravaram e depois pelo progresso desmataram estas terras, simbolizando assim uma ideologia bifrontal e a evolução do pensamento de um mesmo povo.

Vamos agregar outros valores neste contexto que estamos desenvolvendo, como é a privativa 'Cantina La Fonte' que está gerando novos postos de trabalho, e o agora a tentativa de duas datas carnavalescas em  Ibiraçu, como será este ano o  'Matinê da Quarta'(trocamos o nome) e 'Quinta da Véspera". Talvez  poucos sabem, mas o governador Renato Casagrande colaborou pessoalmente em 2003 com o 'Quinta da Véspera". Ele ajudou a criar a festa que hoje é o maior evento popular de Ibiraçu. Isso tem valor. Tanto para o governador como para o seu governo, que tem colaborado com a cultura do Espírito Santo e com Ibiraçu, como fez  no projeto de beneficamente de barro e cerâmica artesanal. O Governo do Estado pode contribuir  em muito com esta festa popular de Ibiraçu. Se tivermos ideias e projetos, agora com duas datas, o carnaval de Ibiraçu pode ser agendado no guia turístico estadual e até nacional, porque exatamente nos dias que realizamos o 'Matinê da Quarta e o 'Quinta da Véspera",  estão passando pela BR 101 em Ibiraçu centenas de milhares de turistas de todos os outros Estados brasileiros rumo ao carnaval do Nordeste, principalmente da Bahia. Os eventos  'Matinê da Quarta e o 'Quinta da Véspera" não seria nada mais do que o pretexto cultural para que parte dos que passam em Ibiraçu possam se hospedarem em nossa cidade, e, se quiserem, participam e comece aqui a folia, principal motivo da viagem que estão fazendo.

Através do projeto 'Caminhos da Sabedoria', a prefeitura, juntamente com o Governo do Estado e o setor privado tem condições de construir em regiões rurais do entorno de Ibiraçu, principalmente Pedro Palácios,   dezenas de chalés, pousadas e outras acomodações se existir um planejamento articulado pelo poder público de Ibiraçu neste setor, junto às igrejas mantenedoras do projeto, Governo do Estado, sem esquecer de convocar a sociedade em geral para participar dos projetos, porque senão a coisa não terá graça e a administração vira um marasmo, nos moldes do que lemos por aí. Tudo isso em seus devidos lugar pode ser excelente para o município, desde que  não haja indolência para sua construção. Para tudo isso só há uma solução. Trabalhar e  lutar sem cessar para colocar a ideias em prática. Se elas não encontrarem barreiras choldras, tanto verbais como jurídicas ou outras perseguições qualquer, no próximo ano tem que solicitar ao governador Casagrande para ele nos ajude a continuarmos a crescer este evento e agregarmos outros valores econômicos ao nosso setor turístico, rural e cultura.

Podemos sim voltarmos a sermos gigantes em nossas  realizações. .


sábado, 19 de janeiro de 2013

REPARAÇÃO DAS ESTRADAS

Hoje estive em Rio Lampê visitando amigos. As estradas continuam boas, mesmo com as fortes chuvas que caíram nos últimos dias. Uma sugestão à nova administração é que sinalize com piquetes, e se possível fotografe, os lugares que a água empossa,  há lama, caem barreira e outros obstáculos, e assim que estiar  façam  com tranquilidade os reparos necessários destes poucos trechos com problemas que restaram nas estradas municipais, pois, a grande maioria dos lugares mais críticos foram calçados nas duas administrações anteriores, a de Naciene Modenesi e Jauber Pignaton. Digo fotografar e piquetar, com a finalidade de  identificar tais lugares depois que parar de chover, pois, com o tempo seco, eles  passam despercebido e dão impressão que tudo está bem, porém, quando voltam as chuvas, voltam os mesmos problemas.

Também estive na Vinícola Tottola, produto da qual passaremos a fornecer na 'Cantina La Fonte' a partir da próxima semana, inclusive o suco natural de uva, um grande produto ibiraçuense e que merece todo nosso valor por sua excelente qualidade e dedicação dos seus proprietários, estes que lutam de verdade pelo progresso ibiraçuense.

INGRATO E SEM CARÁTER

Uma grande coisa que fiz na minha vida foi seguir carreira literária solo. Pelo menos deixei de passar raiva com conversa fiada de uns vira casaca. Acho que muitos poderiam fazer o mesmo, como faziam anteriormente, e não se misturar com pessoas que só tem o ódio no sangue e DNA de ingrato. Um verdadeiro traidor. Que o diga o casal Marcus Vicente e Naciene Modenesi, que amargam essa situação, por não ter atendido os interesses de uma uma pessoa que vivia na cozinha de suas casa solicitando vantagens, comendo na mesma panela, e depois saiu latindo aos quatro cantos do mundo achando-se o  dono da verdade, o rei da 'cocada preta'. Um verdadeiro ingrato, tipo de gente que mais nutro nojo. Para mim gentinha assim não merce o mínimo de atenção e confiança.

Por falar em Naciene Modenesi, cresce a possibilidade dela disputar as eleições para prefeita de Aracruz  nos próximos anos e ser vencedora, como foram vários outros ibiraçuenses que administraram aquela maravilhosa cidade, a quem pertencíamos até 1891. Se Naciene ganhar para Deputada Estadual com o apoio nosso, os ibiraçuenses de verdade e autênticos que não medimos esforços para ver um dos seus  filhos prosperarem, então, aí que o caminho fica bem mais curto. Acho que ela terá para a próxima missão até o aval do Monge Daiju, pessoa que herdou e detém uma boa parte do espólio político daquele município.

O povo de Aracruz começa a dar sinais de satisfação com a nomeação de Naciene Modenesi em uma secretaria municipal de Aracruz. Eles sabem o valor da família Modenesi na economia de Aracruz, portanto, sabem valorizar quem realmente merece valor.
 

ENQUANTO ISSO NO CINEMA EM IBIRAÇU

......a volta do Zorro. Ele teve chances de sumir de vez e não fez. Que o diga Valdemar. Já que a democracia é coisa que  muitos não sabem  exercer, acho que poderia ter uma lei que permitisse falar das  entes pública (Nação, Estado e Município), somente os que respectivamente recolhem impostos nela. Tem gente que se diz tão ibiraçuense, mas não bebe nem água da Biquinha de Ibiraçu, que é de graça, mas em troca da defesa que diz fazer de nossa cidade, a qual não sei em prol do que, vive metendo o bedelho na vida de Ibiraçu com verbo furado, mas no plano de fundo, tudo para garantir emprego de alguém, além de outras benesses como já pleiteou e por não ter sido atendido, chutou o balde onde  bebeu muita água.

Se todos fossem igual a nós, que falamos mas fazemos alguma coisa por nossa cidade(pelo menos o que ganhamos de salário, o qual é pouco,  torramos aqui), Ibiraçu não era palco dessa picuinha analfabeta gerada por problema particular que ninguém tem a ver com isso se estas pessoas  não  foram atendidas em seus  desideratos exclusivamente pessoais, agora acho que mental também. Pelo menos está dando sinais nesse sentido. É o ódio online.

E viva o progresso. Nem que seja em troca de cargo para familiares.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

INFORMAÇÕES SEM OBSTÁCULO

Vejo como muito favorável à democracia a atitude da atual administração municipal de Ibiraçu em conceder suas ações e  propostas para que todos os jornais de nossa região divulgue-as, sem qualquer restrição, como por exemplo a matéria que foi publicada no jornal 'Folha do Litoral' de hoje sobre a busca do prefeito Duda Zanotti por verbas nos órgãos públicos da capital. Isso só colabora com o engrandecimento e enriquecimento das ações públicas municipais e por sua transparência. Todos, de qualquer forma, tem direito as informações. Tanto para lê-la como para divulgá-la.  

CARNAVAL DE IBIRAÇU


VEM AÍ A
1ª ‘QUARTA DA VÉSPERA’

O CARNAVAL DAS CRIANÇAS E JOVENS DE IBIRAÇU E REGIÃO

BANDA 'SAUDADE DE OUTRORA' 
DE  SÃO MATEUS

DIA 6 DE FEVEREIRO 
AS 19:00 HORAS
PARQUE DA BIQUINHA

PATROCÍNIO
CANTINA LA FONTE
PARADA IBIRAÇU
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO PILARES

DIVIRTA-SE  EM FAMÍLIA

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

INCENTIVO À CONSTRUÇÃO DE MUROS DE CONTENÇÃO NAS ENCOSTAS

Parece que o prefeito Duda Zanootti está disposto a valorizar, incentivar e continuar apoiando  -  como fez a prefeita Naciene Modenesi e Jauber Pignaton  -,  os moradores de Ibiraçu que decidiram colaborar com o paisagismo de nossa cidade a construíram muros de encostas e de arrimo em seus imóveis, principalmente urbanos, e não somente construir muros de encostas com recursos púbicos. Numa encosta vulnerável, como passou a ser a da Biquinha depois da 'enchente Rei' em 06 de janeiro de 2009(dia de reis) e recuperada no enxadão, uma degradação com mais de trezentas toneladas de  desabamento que entupiu o calçamento da rua João Luis de Souza, e hoje, apesar de algumas pendências legais, melhoramos a entrada do Parque e evitamos ainda o desabamento de uma construção, onde hoje funciona a 'Cantina La Fonte'.

Se o serviço público municipal instalar um setor de apoio e viabilização do processo e de recursos para obras desta natureza, naturalmente que nossa cidade estará agregando valores, tanto sociais, como ambientais,  econômicos, e o principal, segurança aos habitantes.

Acho importante o poder público municipal desenvolver um projeto de apoio e assistência aos que já construíram muros de encosta e contenção, para que eles sirvam de exemplo a outros proprietários de imóveis vulneráveis da cidade de Ibiraçu, assim como subsidiar de alguma forma doravante os proprietários que decidirem construir muros desta natureza, inclusive no perímetro rural, onde as chuvas torrenciais também colocam algumas residências em risco. A municipalidade, através de um projeto, pode ser parceira na construção de muros de contenção, assim como, diante do seu poder imperativo, pode também exigir a construção de muros de encostas de alguns proprietários que tem condições de fazer e colaborar com o paisagismo e embelezamento da nossa cidade e não fazem talvez porque até agora não havia surgido a possibilidade de um setor público municipal colocar em prática, convidando as pessoas a interagirem em um projeto público de natureza socioambiental amplo para melhoria da qualidade de vida a todos Ibiraçuenses.

´Finalizando, significativa a iniciativa da administração municipal em se organizar para valorizar as pessoas que se colocam a disposição de construir o bem estar e que gastam do próprio recurso para ajudar a cicatrizar uma feridas que a natureza fez em nossa cidade com a enchente de Rei.







quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

MÚSICA II

Para balançar o verão de uma vez e espantar o cansaço, decidi rodar um roquinho nacional do Raimundos só para animar e espraiar com alegria os pensamentos agradáveis que as duas músicas anteriores produzem.

NOVA MÚSICA

Trabalhei pesado hoje, por isso estou sem muita vontade de continuar digitando, o que é um sacrifício a parte, ainda que prazeroso. Mesmo assim, fiz um esforço e funcionamos o radinho do IBIRA SUL. Desta vez, em homenagem ao verão, a estação da alegria e da espontaneidade humana, optamos por uma música que purifica nossos pensamentos e nos irriga de ânimos para seguirmos nos sentindo de bem com a vida, o que acredito ser bom para muitos que ouvem músicas mais saudáveis como a que escolhemos. Sejam de localidades próximas ou outros lugares distantes.

Acione o rádio e ouça Vitor e Leo. São duas músicas.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

TRANSCRIÇÃO FSP

Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! O esculhambador-geral da República! Pensamento do dia: Venezuela governada por respiração artificial! Rarará!
E novidades do futebol! Para evitar lesões, o uniforme do Pato será de plástico bolha! E na camiseta vem escrito: "Cuidado! Frágil!". E quando o Pato começar a jogar, a gente começa a sacanear o marreco!
E atenção! Vazam fotos da Carolina Dieckmann com drogas! Aí você abre a foto e é a Carolina Dieckmann com o Vágner Love e mais dois! O Vágner Love voltou pra Rússia! E muda de nome pra Vágner Engov! Vai encher a cara de vodka com o Depardieu!
E a musiquinha do site Futirinhas! "Ex-my Love, ex-my Love, o Flamengo não tem dinheiro nem pra pagar o Vágner Looove!" "Vágner Love, Vágner Love/ Se te puser na vitrine/ Você não vale nem R$ 1,99."
E o Big Bagaça Brasil? Baixa no "BBB"! Baixa nos Rinocerontes de Sunga! Bambam desiste. E eu já marquei hora na minha analista pra superar esse trauma! E arrumaram outro rinoceronte de sunga!
Prova da comida, Yuri tem que escrever "cóccix", "exceção" e "varíola". E ele: "COQUIZ, ESCEÇÃO e VARIULA!". Trocaram um intelectual por outro! Rarará! E aí me perguntaram: "Mas você assiste ao 'BBB'?!". "Assisto, gosto de uma acefalia televisiva."
E atenção! Agora vai: 2.000 pessoas protestam em Caracas contra o Chávez e 20 pessoas protestam na avenida Paulista contra o Lula! A força das multidões! Rarará!
E o Amaury Jr. tuitou que "a Flórida vai ser o mais novo Estado da federação brasileira, o 28º. Os brasileiros desbragadamente nas compras". É O PIBINHO! Rarará!
Se você encontrar um monte de areia com uma sacola em cima, pode cavucar que é um brasileiro! Rarará! Brasileiro compra até lata de ervilha em Miami!
Quando eu falei que brasileiro tava fazendo até supermercado em Miami, recebi 200 e-mails: "Eu!". "Eu!" "Eu também!" Rarará! É mole? É mole, mas sobe!
O Brasil é Lúdico! Placa num boteco da praia de Jatobá, Sergipe: "Aviso! Não aceitamos cheque, som de mala e bebidas de fora. NÃO EXISTA!". Rarará! Adorei, trocaram o "não insista" por "não exista".
Vou adotar essa. Quando alguém vier me encher o saco, eu grito: "Não exista!". Rarará! Nóis sofre, mas nóis goza. Hoje só amanhã!
Que eu vou pingar o meu colírio alucinógeno!

UM LUGAR GERADOR DE SATISFAÇÃO E TRANQUILIDADE

Quem passou na tardinha de hoje caminhando pelo Parque da Biquinha foi Jauber Pignaton, a quem só temos a agradecer pelo calçamento da rua João Luis de Souza, construído em sua última administração.    Um exemplo de sensibilidade ao meio ambiente e a nossa cultura. Conversamos sob a  frondosa árvore "Vassourinha de Anjo", uma história que resgatamos com uma muda trazida da localidade de  Paraíso, fazenda de Tarcísio Pignaton, cujo seus frutos fora de Jauber,  também,  brinquedo de infância, na gigantesca árvore da mesma espécie que existia na barreira da subida à casa de seu João Luis de Souza, onde ele vendia ovos caipira e abacaxis. Jauber é uma das poucas pessoas de Ibiraçu que conhece nossa verdadeira história e a  cultura do nosso povo.

Muitas outras pessoas que praticam caminhadas passaram a fazer da Biquinha seus itinerário, prática que está  se acentuando  com a inauguração da 'Cantina La Fonte'. Uns aproveitam para beber e refrescar suavemente a face com a água da bica, comportamento que sempre foi cultura do povo ibiraçuense, conforme  sempre observamos. Acho que isso rejuvenesce.  

O ESPÓLIO POLÍTICO DE ARACRUZ E OS IBIRAÇUENSES

É lamentável  para nós ibiraçuenses o que aconteceu hoje com o ex-prefeito de Aracruz Ademar Devens, o qual, conforme comentamos recentemente aqui no IBIRA SUL, tem suas origens em Palmeiras, Ibiraçu, assim como era nativo e tinha origem no nosso município os também ex-prefeitos Primo Bitti, que era de Santo Antônio, e Heraldo Musso, este que se criou em Santa Maria de Angola, mas seus antecedentes da avenida Cond´Eu.

Com este golpe que a classe política de Aracruz tomou hoje, com a prisão de dois ex-prefeitos, exceto o  atual prefeito Marcelo Coelho, não há outra liderança naquele amplo e próspero município. 

Se o tabu prevalecer, quem poderá ganhar ampla credibilidade e visibilidade é Naciene  Modenesi Vicente, que é Secretária de Ação Social em Aracruz. Se a tradição continuar a persistir, pode ser que outra ibiraçuense assuma o comando da política de Aracruz, território a quem pertencíamos  e reciprocamente nos pertencia até 1891.

Jamais podemos esquecer que Naciene Modenesi é filha de uma das famílias  precursoras do progresso e desenvolvimento de Aracruz, hoje definitivamente um município industrial, segmento que a família Modenesi  lá fora exercer há algumas décadas após deixar Ibiraçu, para dar início, exatamente aonde hoje é o centro daquela elegante cidade, nesse gigantesco ramo que o município de Aracruz enveredou-se, que é o beneficiamento de madeira, assim como fez até a última década sessenta a família Pignaton, com origens em Ibiraçu, mas que produzia em Olho D´Água, naquele município, dormentes de madeiras de lei para a então Vale do Rio Doce usar na linha de  ferro. 

O povo de Aracruz deu sorte e está de parabéns, porque Naciene Modenesi, assim como qualquer  outro membro desta família, nunca tiveram medo de trabalhar e lutar, sempre enfrentando e superando os desafios.        

EVOLUÇÃO CULTURAL

Calma gente! Não é um divisão, como alguns já comentaram. Ao contrário! Uma adição. A 'Quarta da Véspera' surge para dobrarmos o calendário do evento carnavalesco que o povo de Ibiraçu junto resgatou há doze anos. Para a realização do 'Quinta da Véspera' do próximo dia sete de fevereiro, conforme  comentamos num artigo anterior sobre o carnaval de Ibiraçu, interagimos com a Secretaria Municipal de Gestão, Marati, que por determinação do prefeito Duda Zanotti, optou pela contratação de uma banda com o número de componentes um pouquinho mais reduzido em relação as outras, inclusive de São Mateus, o que  não impedirá que realizem um bom espetáculo. A nossa decisão de crescer o evento é antiga, e como esta é a primeira vez que tenho oportunidade direta de  realizá-la, devido o funcionamento da 'Cantina La Fonte' onde montamos uma pequena estrutura, iremos começar uma nova história cultural em nossa cidade, ainda que inicialmente de natureza privada, assim como em junho faremos o São João da Biquinha,  em agosto o Rock In Biquinha, apresentação  de congo, pagode, serestas  o dia do chopp '23 de Dezembro', etc.

Nos limitaremos a divulgar o evento 'Quarta da Véspera' somente aqui no IBIRA SUL e mais uns dois ou três cartazes, um  inclusive na própria 'Cantina', isso pelo menos até os dias que antecederem o evento, pois não temos estrutura para fazer algo maior, portanto, não podemos querer divulgar com muita amplitude. A ideia de crescer o evento já era antiga conforme sempre comentei, mas hoje surgiu a possibilidade e adotei a teoria de 'nunca perder tempo'. Desde  ontem estava em Guriri, onde fui apanhar minha filha Luise que em sua terra natal encontrava-se há alguns dias. Hoje cedo fui visitar um amigo Escrivão e estive no centro de São Mateus onde conversei com o maestro da banda Saudade de Outrora', esta que tocou por dez vezes no evento 'Quinta da Véspera', duas inclusive no início quando vieram de ônibus e por pouca verba, a qual era arrecada junto aos comerciantes de Ibiraçu, mas que com o tempo se tornou um evento público e custeado pela PMI, o que é absolutamente correto, porque a festa é do povo de Ibiraçu, assim como fizeram as duas últimas administrações, de Jauber e de Naciene, e que agora está fazendo Duda. De São Mateus fiz contatos telefônicos com Ibiraçu, quando soubemos da opção da PMI por uma banda mais em conta e com menos músicos, devido a meta de redução de gastos aplicada pela nova administração neste início de gestão, o que é compreensível. Diante do fato, fiz uma proposta para o maestro que me ajudassem a criar mais este evento cultural em Ibiraçu, o 'Quarta da Véspera' para o público infantil de  Ibiraçu e região. Combinamos deles virem somente em seis músicos(não se esquecendo que o Iron Maiden tem este mesmo número e faz muito sucesso), mesmo tendo cobrado o valor per capta normal do cachê pela apresentação aqui no Parque da Biquinha, pois, alguns deles vem de longe, como de Nanuque-MG e Nova Viçosa-BA e são profissionais, o que respeitamos plenamente. O transporte será no meu próprio carro, de São Mateus para Ibiraçu e retorno

Espero que esta nova ideia que estamos colocando em prática prospere e evolua, assim como evoluiu quando era somente uma data o 'Quinta da Véspera' e que as duas data juntas proporcione mais visibilidade e possa agregar valores a nossa cultura.

Se a festa com uma única data era boa, em dobro poderá  melhorar, com  a diferença que desta vez o evento acontecerá no 'Parque da Biquinha', outro lugar plausível de  nossa cidade, o berço da nossa civilização.



CARNAVAL DE IBIRAÇU


VEM AÍ A
1ª ‘QUARTA DA VÉSPERA’

O CARNAVAL DAS CRIANÇAS DE IBIRAÇU E REGIÃO

BANDA 'SAUDADE DE OUTRORA' 
DE  SÃO MATEUS

DIA 6 DE FEVEREIRO AS 20:00 HORAS
PARQUE DA BIQUINHA

PATROCÍNIO
CANTINA LA FONTE
PARADA IBIRAÇU
MATERIAL DE CONSTRUÇÃO PILARES

TRAGA SEUS FILHOS E  DIVIRTA-SE EM FAMÍLIA








segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

ACELERA FREIANDO

Dizem que o Flamengo  está  contratando um jogador chamado Nilson Machado. Bom! Se o referido jogador usar para atacar os times adversário a velocidade que o folclórico taxista Nilson Machado de Ibiraçu impõe em seu veículo, então o atleta rubro negro chegará a trave contrária umas quatro horas  após o  encerramento da partida.  

VISITA

Quem neste exato momento está caminhando pela  rua de acesso ao Parque da Biquinha  é Klerman Modenesi Gomes. Ele é um dos poucos ibiraçuenses que mora distante, mas que quando vem a Ibiraçu visita a Biquinha e bebe de sua água. Diferente  de muitos, Klerman também tem sensibilidade pela cultura e  pelo meio ambiente da nossa cidade.  

domingo, 13 de janeiro de 2013

UM SONHO PARA ABAFAR O CALOR

O prefeito Duda autorizou levantamentos e estudos para construir em Ibiraçu uma piscina natural para atender a demanda popular em épocas quentes do ano. Está buscando parceria com uma Secretaria de Estado para viabilizar o projeto. É plausível uma obra desta  natureza em Ibiraçu,  porque do jeito que tem feito calor em nossa terra, a vontade que me dá é ir para as águas frias do Atlântico Sul, onde meu pensamento está ancorado, e mergulhar em um sonho. Acho que só lá posso esfriar o calor que sentimos, o qual tem aumentado a cada dia, não sabendo aonde essa temperatura poderá chegar, mesmo torcendo para que não esfrie jamais, porque de qualquer forma, tem me deixado feliz. Ele tem aquecido o corpo, mas acima de tudo esquentando a alma e fazendo-nos correr atrás dos sonhos e das coisas maravilhosas, apesar do sofrimento que esse calor tem provocado.  Mas não  temos como negar tratar-se de um sofrimento  gostoso trazido pelo verão.  

VALORIZAÇÃO AMBIENTAL

Assim como fizeram Jauber Pignaton e Naciene Modenesi, o prefeito Duda tem higienizado o Parque da Biquinha, principalmente na região que foge ao alcance da higienização que é feita pela própria 'Cantina La Fonte' e que é produzida por nós. Nas minhas folgas, tenho me dedicado plenamente, não somente ao meu comércio, mas  principalmente  no melhoramento do Parque da Biquinha, o qual acredito que pode ser um lugar turístico do centro da nossa cidade, ainda que simples, pois, não é em qualquer cidade que podemos estar nos divertindo e dentro de uma floresta de plantas nativas como está ficando a Biquinha.

Além dos ex-prefeitos  citados e o atual Duda, quem também já externou sensibilidade pelas questões ambientais de Ibiraçu e do Parque da Biquinha foi Betinho Rosalém e sua esposa, a Secretária Municipal  de Ação Social Valéria. Eles sabem e são cônscios das dificuldades que há  para superação e controle das degradações e da luta que se desprende por uma preservação ambiental. Por isso que externam a valorização à ideia e também lutam para tornar o Parque da Biquinha um outro lugar bonito de Ibiraçu, porque a fonte da Biquinha é a maior exemplo de sustentabilidade que possuímos, faltando somente ser trabalhada.

CANTINA LA FONTE E O PARQUE DA BIQUINHA


Rua de acesso a 'Cantina La Fonte' tomada de flores das plantas inseridas por crianças de   
Ibiraçu em 2009, no projeto que denominamos  'Águas às Vidas' 

Todos as  sextas-feira, sábados e domingos, abrimos a 'Cantina La Fonte'  a partir das 18:00 horas e funcionamos, no mínimo, até as 22:30 horas. Acabamos de fechar neste domingo, mas já estamos observando que este é um dia de funcionamento muito bom para se sair em família ou se reunir com os amigos para bater um papo. Temos observado o gosto que a juventude está  tomando pela 'Cantina La Fonte' e consequentemente pelo Parque da Biquinha, a cada dia mais bonito e florido. Muitos jovens estão se reunindo para  colocarem a conversa em dia e saborear uma pizza, sanduíche, capelete ou yakissoba, estes dois últimos, pratos que queremos nos especializar, os quais correspondem com a nossa culinária natural, portanto,  uma cultura a ser trabalhada, o que pretendemos melhorar para satisfazer nossos clientes. 

Também estamos abrindo as portas nos demais dias da semana para eventos particulares, como ocorreram na última terça e quinta-feira, quando aconteceu comemorações, além de  outras que já estão agendadas nos próximos meses.  Hoje em conversa com Marta Pignaton Recla aqui na Cantina, ofereci o espaço para a próximo encontro da família Pignaton em agosto, o que ficou de ser estudado.   

Visite  o parque da Biquinha e conheça a 'Cantina La Fonte', o mais novo ponto gerador de harmonia e satisfação da cidade de  Ibiraçu, ainda que nossa estrutura não condiga ainda com  a realidade que acreditamos ser  possível, bastando  trabalhar mais e mais, este que tem sido o mais gratificante em toda esta mais nova história que criamos para atender a sociedade de  Ibiraçu.       

O ANTE IBIRAÇU E O COMEÇO OFICIAL DE SUA MATERIALIDADE

Negar que não dou uma espiada todos os dias no Ibirinha como sempre afirmei, estaria mentindo para mim mesmo. Hoje voltei a espiar, e fiquei feliz com a matéria do professor Silvestre Vicente 'Memórias'. Enfim alguém apresentou uma luz no fim do túnel e se uniu a tese que começamos a ventilar e expor há alguns anos no Ibirinha, onde éramos absolutamente contrariado por nossas suposições e deduções, e apresentou documentos oficiais da história de Ibiraçu ante a chegada da Imigração Italiana para Colonização e Desenvolvimento do nosso município, fato este que a história registra como sendo o início, o marco da  construção e civilização de Ibiraçu, desprezando desta forma as prováveis civilizações anteriores ainda que precárias dos silvícolas, negros, depois portugueses. Os italianos dessa região de Ibiraçu foram provavelmente o nosso quarto componente civilizatório, mas o que agregou o maior valor político, social, econômico e cultural.

O baú com o tesouro da nossa história definitivamente existe com as informações que o professor Silvestre nos traz, e outras na mesma origem deve haver, o que até então eram somente suposições subjetivas, portanto, praticamente imateriais, assim como foi o surgimento do  livro  'Memoriário' do ibiraçuense José Dauster, que até recentemente poucos conheciam e não atentávamos para  o seu valor histórico. Nós ibiraçuenses podemos construir um grande acervo se conseguirmos juntarmos contemporaneamente algumas de suas peças e informações e trabalharmos para enriquecê-lo para todas as demais gerações. Qualquer cidadão de qualquer localidade se orgulhará eternamente de saber a verdadeira história da formação de sua sociedade, assim como estamos atualmente nos aprofundando sobre Colina Burgo Escuro e sua história, principalmente o congo.

sábado, 12 de janeiro de 2013

VESTIBULAR DA UFES

Estou feliz! Minha filha Lara passou  na primeira fase do vestibular para Fisioterapia da UFES. Nos sentimos saudáveis, orgulhosos e seguros quando temos provas concretas da capacidade dos nossos filhos.  

ELEGÂNCIA

Quem comemorará aniversário de quinze a partir da próxima semana fazendo em família um turnê em um cruzeiro por belíssimos e fantásticos balneários do Atlântico Sul é Julia Natali, filha de Geisa e Márcio Natali. Dentre as cidades a serem visitadas, Buenos Aires, sediada na elegante Bacia do Prata e Punta del Este, esta uma cidade assediada por turísticas do mundo inteiro por sua beleza e exuberância.  

Punta del Este, um dos pontos  sublimes do turismo da América do Sul escolhido por Julia    

Parabéns Julia, tanto pelo aniversário como pela escolha para comemorar os seus quinze anos.  

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SECRETARIA DE OBRAS MUNICIPAL

Também hoje visitamos o Secretário Municipal de Obras Rogério de Almeida que está animado e elaborando um projeto naquela secretaria tão importante para manutenção da estrutura de nossa cidade, ao bem estar social, econômico e administrativo. Rogério dispõe de uma boa equipe e acredita que brevemente estarão todos alinhados para atender a administração municipal de Ibiraçu da forma que nós moradores merecemos, além de assistir a população em tudo que se refere a obras e serviços públicos. Além da  responsabilidade da principal função, que é a construção e manutenção de obras sociais como creches, escolas,  postos de saúde, dos prédios, cemitérios, praças, etc, Rogério quer moldar as ações da Secretária que representa na preservação do meio ambiente, dando destino exato a coleta de lixo e resíduos e uma  limpeza pública com qualidade. Rogério disse ainda que pretende organizar horário de atendimento ao público, baixar determinações internas para evitar alguns vícios praticados por servidores, como por exemplo usar  máquinas ou  veículos públicos para fins particulares, exceto em alguns situações, colaborar com o prefeito em um Projeto de Lei que autorize o serviço público municipal a assistir as demandas de particulares para uso de equipamentos públicos como máquinas e caçambas, o que estamos de pleno acordo, porque o progresso de uma cidade passa por uma parceria público-privada, sem as picuinhas infundadas do dia a dia com que sempre convivemos, como já ocorreu com muitas pessoas, as quais só precisaram das máquinas com a intenção de melhorar e colaborar com o crescimento e o desenvolvimento municipal.        

É isso aí  Rogério! Parabéns por seu projeto, e que ele se concretize em sua plenitude, porque o serviço público urge e necessita socorrer pessoas da cidade que necessitam de equipamentos públicos em muitas situações.

VALORIZANDO O QUE AINDA EXISTE E QUEM LHE PRESERVA

Não sabemos da veracidade, mas alguém me questionou hoje se é verdade que a prefeitura pretende alugar o casarão da avenida Cond´Eu, centro, Ibiraçu, que pertenceu a tradicional família Mota, uma das precursoras do desenvolvimento de Ibiraçu, prédio que hoje está restaurado, propriedade da também tradicional família Moro, estes que trabalharam e evitaram que aquele bonito casarão, patrimônio cultural de Ibiraçu, não se transformasse em ruínas.

Acho louvável a iniciativa. Para quem conhece a história de Ibiraçu sabe que o referido casarão e um grande legado que nos foi deixado pelas  tradicionais famílias de portugueses que habitaram em Ibiraçu no final do século XIX. Para o resgate e preservação da nossa cultura, nada como o pontapé inicial ser dado pelo poder público.

Vamos torcer para que isso aconteça.


ENTUSIASMO II

Parece que  a administração municipal atual está com pressa, tipo, estamos alguns anos atrasados com o nosso progresso e não podemos perder tempo. Hoje, o Diretor do  SAAE Elias Recla já estava fazendo levantamentos preliminares na região da Cascata, a qual provavelmente ganhará estrutura na atual administração. A cascata, por ser um lugar tradicional de Ibiraçu e de maravilhosa beleza,  realmente merece ser estudada. É um lugar promissor, caso receba investimentos mínimos, como água tratada, calçamento, ponte sobre o rio Sapateiro, estacionamento, sanitários, iluminação, etc. Como as duas últimas administrações deixaram o perímetro urbano praticamente sanado, inclusive com a dragagem do  rio Taquaraçu,  realmente está na hora da administração voltar os olhos para as cercanias da nossa cidade. E nela que pode prosperar o nosso desenvolvimento.
Cascata de  Ibiraçu 

'QUINTA DA VÉSPERA' NOSSA FESTA POPULAR

Como faço há alguns anos, hoje cedo estive na prefeitura com a Secretária Municipal Marati para tratar dos preparativos da 12ª  'Quinta da Véspera', o carnaval do povo de Ibiraçu, que será realizado no dia 07 de fevereiro. Como nas oportunidades anteriores, vi nos olhos dos servidores municipais que o evento é prazeroso e contagiante. Da mesma forma vejo a felicidade que as pessoas tem quando respondemos que a prefeitura, como nos últimos oito anos, irá realizar o evento. As pessoas gostam de participar, tanto dos  preparativos como do desfile pela Cond´Eu. E o melhor de tudo isso, nunca registramos qualquer problema ou transtorno. A brincadeira é do povo de Ibiraçu, principalmente das crianças que se divertem felizes.

Como em duas oportunidades anteriores  - posse de Jauber e Naciene  -,  a 'Quinta da Véspera' realiza-se dias após o início da administração, o que este ano volta a acontecer, não dando tempo de se fazer uma coisa mais organizada,  maior e melhor, o que deve ser sempre a meta para tudo. Mas a administração de Duda Zanotti está dando sinais claros que quer valorizar a cultura de Ibiraçu e contar também nós próximos anos com a colaboração dos músicos de Ibiraçu. Duda quer agrupá-los para inseri-los no contexto deste grandioso evento cultural do nosso município, inclusive com possibilidades de atender a  localidade de Rio Lampê, onde outrora realizava-se dois bailes carnavalescos na quadra de esportes. A administração fará o cadastramento municipal dos músicos que tocam instrumentos de sopro e percussão em Ibiraçu e reerguer uma bandinha de música que possa atender outros eventos culturais, tanto populares como, com religioso ou solenidades públicas.

   

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PEGANDO A DIREÇÃO

Cedinho nesta data estive com o prefeito Duda Zanotti na padaria. Numa conversa rápida, falamos da organização da 12ª 'Quinta da Véspera' para o dia sete de fevereiro, além dele ter externado sua intenção de organizar e reunir o mais breve possível a classe empresarial do nosso município no Centro de Convenções Roque Peruch,  para juntos, poder público e privado, desenharem e planejarem a valorização e o futuro da economia municipal, sem contudo deixar de prestigiar as demandas sociais com a mesma dedicação, disse ele. Duda acha que junto com os empresários de Ibiraçu, não será difícil encontrar o caminho mais curto e viável para reaquecer a economia municipal. Para tanto, Duda já conta com alguns órgãos do Governo do Estado que se colocaram a disposição e querem participar do seu projeto. Duda não disse qual setor da nossa economia dará prioridade, mas deixou claro novamente sua simpatia e fé na agricultura de Ibiraçu.

O FUTURO É AGORA

Nos próximos dois anos, vamos colaborar da forma que pudermos para auxiliar o prefeito Duda, de modo que sua administração e o povo de nossa cidade tenham sucesso, torcer para que a ex-prefeita de Ibiraçu Naciene Modenesi prospere e cresça politicamente no nosso co-irmão município de Aracruz, a quem pertencíamos até 1891, assim como prosperaram familiares ibiraçuenses Bitti, Musso, Devens, Furieri, Guzo, etc,  e que ela mantenha acesa a luz da hegemonia política que sempre algum filho de Ibiraçu demandou naquele próspero município vizinho. Quanto  a  Deputado Federal, vamos torcer para que Saulo Pignaton se eleja pelo Estado de Rondônia, porque estando em Brasília, ele pode nos dar muita força e viabilizar recursos para o nosso município, porque assim como o povo e o município de Ibiraçu, o Brasil também é gigante, portanto, há  espaço para todos.  

UM EXCELENTE INÍCIO

Diante do sepulcral silêncio dos incentivadores da campanha eleitoral do atual prefeito  de Ibiraçu, tomo a iniciativa de parabenizar Duda Zanotti por ter iniciado sua administração pública absolutamente desnepotisada, atitude que não acontecia no Poder Público Municipal há quase quarenta anos, além de ter priorizado pessoas comuns do povo de Ibiraçu para auxiliá-lo em sua gestão.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

MESSI GOLEIRO

Hoje cedo João da Farmácia me disse na padaria de Nei e Junior que o Botafogo está contratando o argentino Messi, que recentemente foi escolhido, pela quarta vez, o melhor jogador do mundo e com razão.

De ímpeto disse a João: "só se Messi jogar no gol do nosso time, porque na linha do Botafogo ele não tem vaga não.

MADRUGADA DA SEXTA

Um grupo de amigos que está se solidificando em Ibiraçu são os "Resenheiros do Vinho", que na verdade  pouco conversam mas muito ouvem e cantam com os violonistas que participam do evento, que é realizado todas as sextas-feiras  até a 01:00 hora da madrugada, tendo o último sido realizado na 'Cantina La Fonte' aqui no Parque da Biquinha.

Ariel Teixeira do Amaral meu cunhado é o precursor do evento, que tem reunido muitos amigos para momentos de lazer em nossa cidade.

COPA DO MUNDO EM IBIRAÇU

Por falar em Copa do Mundo, a 'Cantina La Fonte' já está se programando para oferecer estrutura suficiente, de modo que as pessoas e suas famílias, principalmente as crianças,  possam assistir os jogos da seleção brasileira aqui no Parque da Biquinha, onde não há trânsito na única rua, por ser ela sem saída. Estamos a procura de patrocinadores para custearem brindes a cada jogo como camisa oficial e o principal que é o telão.

O chopp terá desconto gradual  a cada partida vencida pela seleção. Caso encontrarmos patrocinadores, será com 50% de desconto no dia que a seleção brasileira for campeã.    

CARNAVAL DE IBIRAÇU

Rogério, diretor do Esporte Municipal  de Ibiraçu, que está interinamente também respondendo pela Cultura,  nos convidou para uma reunião para tratar da realização do 12º  "Quinta da Véspera", o carnaval de Ibiraçu. Nos colocamos a disposição de colaborar e participar com a nossa experiência nesse evento desde o seu início em 2001.

Todos os anos o "Quinta da Véspera"  faz sua concentração a partir das 20:00 horas no 'Bar do Márcio', no início da avenida Cond´Eu, centro da cidade, donde segue para os trailer's e encerra-se.

Sugiro ao diretor Rogério que mantenha o mesmo itinerário desta festa popular de Ibiraçu, evitando inclusive que ela exceda ao horário de 01:00 da madrugada, como sempre foi.

Vamos nos divertir, mas jamais nos esquecermos que somos um povo gigante, ordeiro e que sabemos respeitar o sossego dos moradores do centro de nossa cidade. Até por que no dia seguinte todos trabalham.

Nossos agradecimentos a  Rogério,  não somente pelo convite para participar da realização do evento, mas  pela importância que demonstrou ter com a nossa cultura. Carnaval é a maior festa popular do calendário  brasileiro e aqui em Ibiraçu ele reencontrou o seu espaço. O "Quinta da Véspera" é uma brincadeira  comparável com a seleção brasileira na Copa do Mundo. É só alegria!  

MELHORANDO A QUALIDADE DA NOSSA CIDADE

A PMI poderia oficiar ao DNIT solicitando estudo, análise e um projeto para o estreitamento da pista na BR 101 e crescimento dos canteiros em frente a subida da igreja matriz de São Marcos e ao abrigo de ônibus. Uma pista estreita, facilitará a travessia dos pedestres, que, com três ou quatro passos sairão da estrada de rolamento da BR e alcançarão a outra margem da estrada sem correr o risco que existe para se atravessar a larga pista atual, educará os motoristas a andarem em fila no perímetro urbano e assim respeitarem  a velocidade permitida, além de se aproveitar o remanescente da pista larga atual e fazer nos canteiros jardins com plantas ornamentais, inserindo no espaço um paisagismo a altura do merecimento dos ibiraçuenses e de Ibiraçu.

Um projeto desta natureza o DNIT realiza com facilidade, caso a PMI  seja parceira. A fachada da nossa matriz e a entrada principal da nossa cidade ficariam muito mais bonita do que já é, além de oferecer segurança as centenas de pessoas que cruzam aquela pista diariamente, ora para irem a igreja, ora para chegarem ao abrigo para viajarem.  


UTILIDADE PÚBLICA MUNICIPAL

Uma moita de capim colonião na margem da estrada, logo após a ponte da Barragem e na subida para a localidade de Pedro Palácios está tirando a visibilidade dos motoristas que passam pelo local. Como colonião é uma vegetação que cresce rapidamente, o corte periódico é necessária para dar mais segurança e tranquilidade as pessoas que passam pelo local.

domingo, 6 de janeiro de 2013

SUCESSO DO NOVO ESPAÇO

A ocupação com o funcionamento da 'Cantina La Fonte' não está permitindo escrevermos com a mesma intensidade de antes. Contudo, estou feliz com o movimento. Quem esteve por duas vezes na Cantina neste fim de semana foi Vanderley de Oliveira, filho do nosso saudoso amigo, o professor Natalino de Oliveira, além de várias outras pessoas bacanas da nossa cidade. Vanderley nasceu na avenida Cond´Eu, e se criou praticamente na entrada para o Parque da Biquinha. Houve também um encontro de violeiros na sexta-feira que se arrastou até de madrugada. Lembramos e comentamos as serestas do professor Narceu e de Aridinho Batisti. 

Estou feliz  por ter criado outra opção de lazer em Ibiraçu. A 'Cantina La Fonte'  tem tudo para ser um lugar de encontro das pessoas da nossa sociedade e os amigos de Ibiraçu.  

O espaço também está aberto  para eventos como aniversário e outras comemorações, conforme já aconteceu esta semana, quando se reuniram dezenas de jovens para comerem um aniversário e saborear o yaksoba e o capelete que a Cantina também está oferecendo. 

Visite o parque da Biquinha e conheça a ' Cantina La Fonte'. Dois lugares de Ibiraçu geradores de satisfação e harmonia.    

      

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

MONASTÉRIO

O Monge Daiju San passou o ano novo visitando uma comunidade Budista numa cidade sediada no Oceano Pacífico da América do Sul.

PRESENÇA INTERNACIONAL

Ontem estive com Klerman Modenesi no centro de Ibiraçu, ao vivo e a cores, depois dele ter passado quatro anos consecutivos no Reino Unido. Assim como ama Ibiraçu, Klerman diz que gosta muito de Londres, lugar que mora a mais de uma década e meia.

Abraços Klerman, e até segunda-feira cedinho, quando faremos um turnê pelo interior do município e visitaremos a Vinícola Tottola em Terra Fria de Ibiraçu.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

DOGMÁTICO

Até 1891, quando o atual município de Ibiraçu foi criado e passou a se chamar Pau Gigante(antes chamava-se Peixoto Lima, nome de um governante provinciano do Espírito Santo que fez uma Assembleia Provincial em 1877 e entregou a administração da província em 1878, depois Cond´Eu, posteriormente Vila de Guaraná, conforme consta no livro original 'Memoriário' do ibiraçuense José Dauster), nossas terras, incluindo as do atual município de João Neiva, que se estende praticamente até o Rio Doce onde deságua o rio Pau Gigante,  e até a divisa com o município de Linhares, o controle administrativo e foral de todo o território que pertencia a Ibiraçu e o que atualmente pertence a Aracruz, eram exercidos na Vila de Santa Cruz, a sede de um porto no Oceano Atlântico, simbolo mais sagrado do poder no Brasil Império que havia nesta região do Estado. Posteriormente foi construído o Porto de Santana em Córrego Fundo, no início do estuário do Piraquê-Açu, Aracruz, então o ponto mais próximo e navegável da localidade onde já estava edificada a nossa cidade Ibiraçu. Pelas matas da época somente haviam transportes em lombo de burros pelas picadas, ou então de barcos pelos densos rios. Na Vila de Santa Cruz funcionava o Núcleo Regional, sede do poder provinciano, aonde também funcionava os órgãos da Justiça do Império, fato ocorrido durante vários séculos, e os cargos normalmente eram exercidos pelos fidalgos, como acredito ter sido o senhor Domício Martins da Silva, o primeiro gestor administrativo da Vila de Guaraná, um cidadão do Rio de Janeiro que criou seus vários filhos em Ibiraçu e que com eles chegaram outras pessoas como os Jardins, Pedrinha, etc.

Uma flagrante contradição da história de Ibiraçu, é não oficializarmos estes fatos, ou seja, que antes da chegada dos Imigrantes Italianos para colonizarem Ibiraçu, a quem o nosso desenvolvimento e progresso eternamente deverá agradecer, existia aonde está erguida o centro da cidade de Ibiraçu um povoado constituído de uma civilização com traços culturais extraordinários que nos levam acreditar  que tratava-se de pessoas influentes e amigas do governo Imperial com sede no Rio de janeiro, próximo do Espírito Santo. Eram típicos foreiros e fidalgos que controlavam, principalmente a partir de Santa Cruz, toda essa  região que compreende os municípios de Aracruz, João Neiva e Ibiraçu. Eles fizeram com Ibiraçu, então um lugar de cachoeiras, montanhas e matas virgens, o que o homem moderno e atual faz, por exemplo, em um lugar chamado Jalapão no Estado de Tocantins, extraordinariamente fabuloso, como  imagino que Ibiraçu era, um verdadeiro Jardim de Éden.  
 Jalapão-TO, análoga a Cachoeira das Andorinhas em Ibiraçu

O segundo flagrante contraditório de nossa história é acreditar que os imigrantes italianos, somente com quatro anos de Estada no Brasil(eles chegaram em 1877 em Vitória e Pau Gigante foi emancipado em 1891),  conquistaram o poder político e foram contemplados com um território de tamanha magnitude, ou seja, ganhariam independência  sobre uma vasta região que se estendia até o Rio Doce, mesmo falando um idioma de difícil compreensão, muitos dos quais precisaram até de interpretes nas primeiras décadas?  

Como o próprio nome diz, os Imigrantes Italianos chegaram para 'Colonizarem' nossas terras. Pois então, Colonizar  é construir 'Colônias', como até recentemente os descendentes de italianos pronunciavam as  hoje chamadas  'fazendas' ou 'propriedades', tratamento ainda comum entre moradores mais antigos e descendentes dos imigrantes italianos nos cantões do município de Ibiraçu, mais a cada dia mais  raro. As colônias ficavam nas cercanias da precária região urbana de Ibiraçu e eram habitadas pelos italianos, e o centro, então habitado por pessoas de outras origens e que com o tempo foram sedendo seus lugres e negociando  casas em muitas ocasiões com os  imigrantes.

Esperamos que quem assumir a partir de hoje a pasta da Cultura Ibiraçuense não poderá mais permitir que a nossa história seja contada  a partir de um ponto tão definido, ou seja, o ano de 1.877, como se no seu antes nada tivesse existido e tudo começou do nada. Isso acaba sendo aviltante para os descendentes daqueles moradores que ajudam a formar uma grande parte da nossa sociedade.

Por estes e outros motivos que acredito que os povos ibiraçuenses, aracruzenses e joaneivenses tem os mesmos laços político-sociais, fato que se intensificou a partir da colonização pela Imigração Italiana  nesta região, tendo a luta dos italianos se tornado o verdadeiro marco de todo nosso progresso.