Ontem visitei em João Neiva dona Paulina Pignaton, 96 anos, irmã gêmea de Maria, a qual será entrevistada brevemente aqui no Ibira Sul(meu CPU está com defeito, onde estão as fotografias), quando trará muitas novidades sobre a nossa família, oportunidade que mostraremos também a fotografia do pai dela, tio João Pignaton, e do casarão construído por ele em Santo Antonio, dois anos depois de chegar em Ibiraçu oirundo da Itália onde nasceu. No referido casarão ele criou uma família de dezoito filhos vivos, além de dois outros que faleceram jovens.
O casarão de dois andares, que foi destruído e com a sua madeira fizerem três outras casas, era um dos mais originais, imponente e bonito que já vi(fotografia) em toda nossa região. Era uma pintura. Dona Paulina também revelou um antigo mistério, que é a escrita em italiano que há nas duas peças de madeira do cruzeiro que seu pai fincou em um morro próximo a referida residência, nas imediações da Cachoeira das Andorinhas, mas que devido o passar do tempo, mais de um século, as palavras se desgastaram, o que dificultou decifrá-las, mas que graças a Deus, e a dona Paulina, agora todos sabemos que as palavras da língua italina cunhadas por tio João Pignaton na cruz eram: "NO ALTO DO CÉU", escrito na madeira horizontal do cruzeiro e "VINDE CRUZ" na vertical.
Parte das peças do cruzeiro, o qual caiu pela última vez há uns vinte anos e ficou, estavam se estragando no chão e foram resgatas por mim que conservo, com as quais pretendemos no futuro fazer uma capelinha aqui no Parque da Biquinha de São Valentim.
Aguardem! Assim que acertar o meu computador iremos publicar a entrevista aqui e no facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário