Córrego da
Biquinha. Água potável e cristalina que nasce quase no centro da cidade de Ibiraçu,
pela qual um dia toda sociedade precisará se mobilizar para juntos preservá-la
às próximas gerações. Um lugar sagrado de todos, o marco da nossa civilização.
Até o final do século XIX, quado começou a expansão habitacional urbana da
cidade de Ibiraçu, ocorrida com a colonização dos Imigrantes Italianos, o
córrego da Biquinha e os rios Perobas e Taquara-Açu formavam no encontro de
suas águas consideráveis baixadas alagadas, em sua maioria tomadas por taboas, uma
vegetação aquática natural desta região. Suas flores macias produziam uma paina, e com aquela fibra os habitantes que viviam em Ibiraçu, até recentemente, tanto brasileiros como imigrantes europeus, faziam travesseiros para o uso doméstico.
O assoreamento das várzeas que existiam onde hoje está
sediada a cidade de Ibiraçu teve início com a construção da estrada de
Ferro Vitória a Minas, quando gigantescas barreiras foram feitas por tratores nas proximidades
do hoje centro de Ibiraçu para o progresso da urbanização. Boa parte da terra removida foi espalhada nas margens dos rios e dentro das
várzeas.
Apesar do curto e pedregoso trecho que era o córrego da Biquinha integralmente, antes da construção da rodovia ES-257, nos quilômetros um e dois, que lhe soterrou e cortou ao meio, muitas vargens ladeavam o seu leito ornamentadas de taboas, as quais estendiam-se até a cabeceira do córrego, onde então iniciava a trilha que levava à Montanha do Firmiano, depois Morro do Vitor, agora Morro do
Encantado.
Outra trilha seguia em direção ao dorso de um pequeno morro que contornava a montanha do Firmiano e chegava em "Colina Burgo Escuro", onde viviam em comunidade algumas famílias negras que fabricavam artesanalmente o açúcar mascavo e que era levado em lombos de animais até o comércio de vila de Santa Cruz. De "Colina Burgo Escuro" a picada seguia pelo interior da densa florestas atlântica, e alcançava Cachoeiro Cumprido no rio da Prata, o que desce da localidade de Pedro Palácios, trecho que também foi cortado pela construção da estrada de ferro CVRD, voltando a fazer mais uma modificação profunda na geografia de Ibiraçu. Em Cachoeiro Cumprido somente se passava, tanto as pessoas como os animais de tropas, se fosse pelo interior do próprio leito. Do outro lado, margeava-se as corredeiras até chegar ao lugar hoje denominado Barragem, a então provável sede da fazenda "Cachoeira do Barro", instalada pelo veterano de guerra Aristides Armínio Guaraná, que ficava distante três ou quatro quilômetros do centro da cidade de Ibiraçu.
Poucos metros abaixo da sede da referida fazenda(pela qual estamos encetando estudos e pesquisas para nos certificar da veracidade mencionada pelo autor do artigo seguinte), atingia-se o nível da planície atlântica, e por consequência, praticamente o nível do mar, o que permitia aos moradores de Ibiraçu prosseguir a viagem de outra forma, tanto aos silvícolas, como negros, caboclos, nordestinos, e europeus(ordem natural), que habitavam está região de cidade quando ainda ela se chamava "Cond`Eu".
A partir daquele ponto hidrográfico, em pequenas embarcações, e por quase todo o trecho do rio Taquara-Açu, que a partir do encontro com o rio Perobas prossegue com esta denominação, depois rio Preto, em Aracruz, e, naquele mesmo município, chegava-se ao rio Santa Maria, depois Córrego Fundo, formando a partir desta localidade o majestoso e belíssimo estuário do Piraquê-Açu, onde então se encontra com as águas do mar.
Em muitos trechos do rio na planície atlântica a navegação com canoas era possíveis, tanto pelo leito no meio das densas matas que havia, como no leito do mesmo rio pelo interior das plantações de cana da fazenda Palmas, plantio que movimentava o engenho de açúcar do General Aristides Armínio Guaraná. Pouco adiante, a partir do Porto de Santana, pegava-se um trecho de água mais profunda em seu leito que permitia a navegação de barcos maiores, o qual era ladeado de mangues por todo o curso do estuário do Piraquê-Açu, a partir da localidade de Córrego Fundo e que só terminava em Vila de Santa Cruz, um porto comercial do litoral capixaba, muito importante no Brasil, tanto Colonial como Imperial.
ARISTIDES ARMÍNIO GUARANÁ
Quando
começou a Guerra do Paraguai (11/12/1864), ele estudava “tirocínio de armas e
engenharia”, indo imediatamente para o fronte. Foi ferido várias vezes e perdeu
o braço direito na batalha de Lomas Valentinas (21/12/1868), mas também recebeu
inúmeras condecorações, citações em ordens do dia e promoções. Ao fim da guerra
(1/3/1870) já era coronel, mas foi logo promovido a general.
Devido
à nova patente, passou a ser conhecido como “General Guaraná”, mas já era
apelidado de “Engenheiro Guaraná”, pois já exercia esta profissão até antes da
guerra, quando era apenas um estudante. Mas o apelido mais difundido era mesmo
o de “Caboclo Guaraná”, utilizado por amigos e contemporâneos.
Foi
depois da guerra que ele se bacharelou em Matemática e Ciências Físicas e
Naturais e concluiu seu curso de Engenharia Civil. Trabalhou como engenheiro da
Estrada de Ferro Dom Pedro II (hoje Central do Brasil) e, também como
engenheiro, à disposição das Províncias de Sergipe e Espírito Santo.
O
Caboclo Guaraná também atuou em diversas outras áreas, como o jornalismo e a
política, sendo até eleito deputado provincial duas vezes (1880-81 e 1882-83).
Falava fluentemente francês, espanhol, italiano e guarani.
Aqui,
seu maior empenho sempre foi pela implantação de novas povoações, para o que
contava com o apoio dos imigrantes italianos. Um dos mais destacados núcleos
criados por ele foi o que batizou de Conde d’Eu (hoje Ibiraçu), em homenagem ao
marido da Princesa Isabel e seu companheiro de armas na Guerra do Paraguai.
Quando o lugar ganhou foros de vila, recebeu o nome de seu criador: Vila de
Guaraná.
Em
1879, o Caboclo Guaraná casou com Duverlina Gabrielli, filha do imigrante
italiano Eduardo Gabrielli, que se tornou grande fazendeiro na região e foi o
primeiro intendente do município de Guaraná (Ibiraçu), quando se separou do de
Santa Cruz (Aracruz), em 11/9/1891. Aristides Guaraná e Duverlina tiveram
quatro filhos e quatro filhas.
Por
volta de junho de 1880, o General Guaraná passou o cargo de diretor da Colônia
de Santa Leopoldina ao engenheiro Luís Cavalcanti de Campos Melo, para montar o
“Engenho Central Guaraná”, de fabricação de açúcar, na Fazenda das Palmas, em
Córrego Fundo, às margens do Rio Piraqueaçu.
As
terras tinham sido adquiridas de seu sogro, que por sua vez, as tinha comprado
de Pietro Tabacchi. O local era passagem obrigatória dos italianos que chegavam
de seu país e Guaraná encontrou muitos deles, inclusive de expedições
anteriores, vivendo pessimamente. Ofereceu-lhes melhores condições de vida e
sobrevivência, como trabalhadores de sua indústria.
Como
o projeto de indústria de açúcar não deu o resultado esperado, em 1912, após
hipotecar a Fazenda das Palmas, Guaraná transferiu residência para o Rio de
janeiro, até porque era mais apropriado para a educação dos filhos.
Ele
tinha recebido convite para administrar o Cartório de Protesto de Letras, sendo
nomeado “serventuário vitalício” pelo Marechal Deodoro da Fonseca (proclamador
da República Brasileira em 15/11/1889), ao lado de quem também tinha combatido
no Paraguai.
E foi
no Rio de Janeiro que o notável herói brasileiro aracruzense faleceu, em 28 de
dezembro de 1927.
Como
foi encarregado de instalar a linha telegráfica, ia constantemente ao local
conhecido como Ribeirão (hoje Vila de Guaraná, em sua homenagem), onde ficava o
barracão de seus operários.
Pelo
itinerário que utilizava, passava sempre pelo local onde hoje fica a sede do
Município de Aracruz (Cidade de Aracruz), que naquele tempo, era mais fechada.
Conta-se que era atraído pela algazarra que faziam muitos macacos de grande
porte, que tinham seu ninho na região. Pelo tamanho dos bichos, batizou o local
da Sauaçu (em tupi-guarani: macaco grande).
As
histórias que contava sobre os macacos atraíram a atenção de muitos dos
trabalhadores de Córrego Fundo, principalmente imigrantes italianos, movidos
pela curiosidade de conhecer tal bicho (macaco), não existente em seu país de
origem.
Progressivamente,
os curiosos foram construindo casas e instalando suas famílias na região do
ninho dos tais macacos. Foram os primeiros movimentos de seres humanos no local
onde hoje está a Cidade de Aracruz, sede do Município de Aracruz.
Uma
detalhada descrição do projeto foi feita pelo padre Otávio das Chagas,
secretário do bispo Dom João Batista Correa Nery, durante uma viagem pastoral à
região, em 16 de junho de 1900:
“(...)
Francamente, não pensávamos que houvesse, por estas alturas, um homem bastante
corajoso para levar a cabo uma Empresa tão gigantesca.
Ao
entrarmos no ranchão das máquinas, grande foi a impressão que sentimos.
Imagine-se qual não seria, se o vapor, enchendo centenares de tubos, imprimisse
movimento àquelas enormes rodas e complicada correagem, no meio da azáfama de
103 empregados!
Sinto
que as ligeiras e deficientes notas que coligi não possam dar sequer uma idéia
do que seja esse estabelecimento industrial, primeiro no Espírito Santo e que
sem dúvida não encontra muitos competidores nos outros estados do Brasil.
A
primeira coisa que vê o visitante, logo à entrada, é uma comprida esteira de
taboas, dispostas horizontalmente e encaixadas nos elos de duas grandes
correntes.
Esta
esteira se prolonga para fora da casa e nela se deposita a cana que até aí é
conduzida dos canaviais em vagonetes.
Estando
a esteira em movimento como de correia, conduz logo a cana para uma moenda de
oito cilindros, onde se extrai todo o caldo, que é logo chupado por uma bomba,
subindo por grosso tubo até os 3 defecadores, de 26 hectolitros de capacidade
cada um.
Aí
recebe o caldo a primeira purificação, por meio de serpentina de vapor,
descendo a clarificar-se em 2 grandes filtros.
Dos
filtros sobe de novo para os três aparelhos chamados de tríplice efeito, onde
se reduz a xarope.
Estes
aparelhos apresentam a forma de três enormes garrafas de pé e postas em linha e
têm 200 metros quadrados de superfície de evaporação.
O
aparelho seguinte é o cozinhador no vácuo, de forma de um gigantesco garrafão e
com capacidade para 9 toneladas de massa cozida. Aí se cristaliza o xarope,
passando para o mexedor, que consta de 8 grandes depósitos.
5
turbinas, enfim, apuram o açúcar, que vai classificado para os diferentes
depósitos.
A
produção diária é de 200 a 300 sacos de açúcar cristalizado.
Há um
depósito que comporta 30.000 sacos.
A
parte azeda da cana passa para a destilaria, em uma casa à parte. Só se acha
montando por enquanto um alambique ‘ALEGRIA’, com capacidade de 6 pipas de
aguardente.
O
vapor que movimenta todos estes aparelhos é fornecido por três caldeiras
tubulares, de 80 tubos cada uma, com cinco atmosferas de vapor e força total de
375 cavalos.
É
ainda digna de nota a bomba hidráulica que conduz uma coluna d’água de 20
centímetros de grossura, acumulando na caixa 2 metros cúbicos por minuto.
Está
tudo disposto para que se possa trabalhar mesmo de noite, á claridade de 60
lâmpadas de luz elétrica.
É
diretor do Engenho o Sr. Francisco Janotta, hábil mecânico austríaco.
O
nome dos fabricantes de todos os aparelhos consta da seguinte inscrição que se
lê numa das faces da grande chaminé de 30 metros de altura, gravada em uma
chapa de ferro: ‘Engenho Central – fundado pelo Coronel Dr. Guaraná –
BRISSONEAU DÉROUALLE & ALSE LUTZ – Construtores, Nantes, França, Ano 1890 –
1891’.
Já
sobe a 1.200 contos a quantia dispendida na montagem do Engenho. É de se
esperar que breve comece o laborioso Sr. Coronel Guaraná a tirar o desejado
fruto do grande capital empregado.
Depois
de termos tudo examinado, procedeu o Bispo à benção do estabelecimento, finda a
qual foram o Sr. Coronel e seus filhos muito cumprimentados pelos assistentes
(...)”.
Outra trilha seguia em direção ao dorso de um pequeno morro que contornava a montanha do Firmiano e chegava em "Colina Burgo Escuro", onde viviam em comunidade algumas famílias negras que fabricavam artesanalmente o açúcar mascavo e que era levado em lombos de animais até o comércio de vila de Santa Cruz. De "Colina Burgo Escuro" a picada seguia pelo interior da densa florestas atlântica, e alcançava Cachoeiro Cumprido no rio da Prata, o que desce da localidade de Pedro Palácios, trecho que também foi cortado pela construção da estrada de ferro CVRD, voltando a fazer mais uma modificação profunda na geografia de Ibiraçu. Em Cachoeiro Cumprido somente se passava, tanto as pessoas como os animais de tropas, se fosse pelo interior do próprio leito. Do outro lado, margeava-se as corredeiras até chegar ao lugar hoje denominado Barragem, a então provável sede da fazenda "Cachoeira do Barro", instalada pelo veterano de guerra Aristides Armínio Guaraná, que ficava distante três ou quatro quilômetros do centro da cidade de Ibiraçu.
Poucos metros abaixo da sede da referida fazenda(pela qual estamos encetando estudos e pesquisas para nos certificar da veracidade mencionada pelo autor do artigo seguinte), atingia-se o nível da planície atlântica, e por consequência, praticamente o nível do mar, o que permitia aos moradores de Ibiraçu prosseguir a viagem de outra forma, tanto aos silvícolas, como negros, caboclos, nordestinos, e europeus(ordem natural), que habitavam está região de cidade quando ainda ela se chamava "Cond`Eu".
A partir daquele ponto hidrográfico, em pequenas embarcações, e por quase todo o trecho do rio Taquara-Açu, que a partir do encontro com o rio Perobas prossegue com esta denominação, depois rio Preto, em Aracruz, e, naquele mesmo município, chegava-se ao rio Santa Maria, depois Córrego Fundo, formando a partir desta localidade o majestoso e belíssimo estuário do Piraquê-Açu, onde então se encontra com as águas do mar.
Em muitos trechos do rio na planície atlântica a navegação com canoas era possíveis, tanto pelo leito no meio das densas matas que havia, como no leito do mesmo rio pelo interior das plantações de cana da fazenda Palmas, plantio que movimentava o engenho de açúcar do General Aristides Armínio Guaraná. Pouco adiante, a partir do Porto de Santana, pegava-se um trecho de água mais profunda em seu leito que permitia a navegação de barcos maiores, o qual era ladeado de mangues por todo o curso do estuário do Piraquê-Açu, a partir da localidade de Córrego Fundo e que só terminava em Vila de Santa Cruz, um porto comercial do litoral capixaba, muito importante no Brasil, tanto Colonial como Imperial.
ARISTIDES ARMÍNIO GUARANÁ
Nasceu em Laranjeiras (Sergipe) em
25/12/1843, filho de Leopoldo José Martins Guaraná e Ursulina Francisca dos
Santos Guaraná. Começou seus estudos na Bahia e continuou em seu estado-natal,
de onde foi para o Rio de Janeiro, em 1859, para ingressar como cadete na
Escola Militar.
Capixaba
Aristides Guaraná veio para o Espírito Santo
por ter sido nomeado, em 7 de setembro de 1877, diretor da Colônia de Santa
Leopoldina, que então abrangia os hoje município de Aracruz e Ibiraçu, região
por que tinha muito carinho.
Macacos
Guaraná instalou a residência de sua
família a dois quilômetros do local onde ficava o Engenho Central, no local
denominado Cachoeira do Barro, tudo dentro do perímetro da Fazenda das
Palmas.
“Gigantesca” fábrica de açúcar
Guaraná montou um dos maiores
empreendimentos industriais já registrados na história do Espírito Santo, com o
objetivo de fabricar açúcar para abastecer até mesmo o mercado externo. Pelos
registros existentes, se pode deduzir que o engenho, montado sob encomenda na
França, deve ter começado a funcionar no segundo semestre de 1891 e falido por
volta de 1910.
Portal do Parque da Biquinha
Parque da Biquinha - Habitat natural de pássaros como as Garças no centro de Ibiraçu, o que comprova a existência de peixes, além do crustáceo como visto recentemente, uma caranguejola
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