domingo, 4 de novembro de 2012

O INSTITUTO DA REELEIÇÃO

Neste feriado estive com os pais de Nilce minha esposa. Eles moram em Pancas, mas vieram a Vitória visitar os filhos e resolver outras coisas. Estive com eles e batemos um bom papo. Acabamos conversando sobre a política do município de Pancas, onde o seu Gilberto, meu sogro, foi vereador por duas vezes e até presidiu a Câmara Municipal. Um fato interessante que seu Gilberto comentou foi que em Pancas, oito candidatos disputaram a eleição para prefeito este ano, dentre eles o próprio prefeito que não conseguiu a reeleição.
Vista do amanhecer em Pancas

Apesar de ser  um município não muito antigo, o fato acontecido em Pancas desperta para o exercício político, da cidadania e da democracia que eles praticaram. Nenhuma alteração social foi registrada. Não ocorreu um  único desentendimento entre os eleitores, o que acredito ter sido beneficiado pela pulverização dos votos que certamente colaborou para a desconstrução das polarizações tradicionais e comumente vistas.

Quanto ao insucesso nas urnas do prefeito que tentou a reeleição, mas que sai com uma administração muito bem avaliada, a reprovação popular provavelmente não foi contra 'ele em si' isoladamente, mas o fruto da reação que um número cada vez mais crescente de eleitores descrentes estão manifestando  contra o  instituto da própria reeleição. Ela nunca foi aceita por um alto percentual de brasileiros. Apesar de quatro anos ser pouco tempo para se concluir um projeto, oito anos por sua vez  é período muito prolongado. Para a disputa de Presidente da República, depois que o instituto da reeleição foi criado,  todos(leia-se dois) os presidentes que tentaram foram bem sucedidos. Todavia, se um dia  porventura isso não vir a acontecer, no outro dia os parlamentares começam a debater o assunto e modificá-lo. Nestas eleições ocorreram avanços consideráveis de reprovação neste contexto em município de todos os Estados, inclusive em Ibiraçu, conquista que nenhum dos prefeitos que tentaram conseguiu(leia-se dois).



         

Nenhum comentário: