quarta-feira, 4 de abril de 2012

HÁBITO EXTINTO

Uma coisa  muito comum em Itaguaçu até os dias atuais, outrora muito  usado em Ibiraçu, principalmente pelo padre Carlos Furbetta, são as comunicações dos altos falantes na torre da matriz local.

Quando há um sepultamento,  uma realização religiosa, ou então um evento de interesse social,  prontamente estão os  altos falantes  comunicando os fatos. Um verdadeiro  difusor de notícias que até os evangélicos ouvem, talvez contra vontade. 

Tem até casos de denúncias  pelos alto falantes. Segundo a população da cidade de Vieirópolis-PB, um religioso  usou os altos falantes da paróquia para fazer cobrança em público, causando constrangimento aos moradores e fiéis da Igreja Católica.

Em Ibiraçu, padre Carlos Furbetta muitas vezes  ficava alterado em suas falas pelos altos  falantes da  igreja  de São Marcos.  Eram verdadeiros discursos.

No ASC(Aricanga Social Clube), que funcionava onde é hoje a Câmara Municipal  de Ibiraçu, também havia o mesmo  equipamento de som , que era usado para divulgar os eventos que o clube realizava, além de outros fatos.














Nenhum comentário: