quarta-feira, 4 de abril de 2012

ASSENTAMENTOS AGRÁRIOS E SEUS PROBLEMAS



Visando acomodar famílias de baixa renda, solucionar as grandes aglomerações urbanas, e dar oportunidade ao movimento em sentido contrário ao êxodo rural, fenômeno que nas últimas décadas trouxe mais de 80% dos moradores do campo às grandes cidades, os assentamentos agrários criados no Brasil, em sua maioria, tornaram-se verdadeiros antros de pessoas com poucas responsabilidades.

Muitos assentados pensam que, por terem sido premiados com um pedaço de  terra pelo poder público,  podem até peitar as autoridades públicas constituídas.  

Quando a polícia, por exemplo, diligencia para cumprir mandados nos assentamentos, seja de busca e apreensão ou intimação, encontra diversas dificuldades para localizar as pessoas procuradas. O medo entre os moradores do bem é uma constante,  e praticamente todos evitam dar informações, por mais simples que sejam, temerosos pela própria vida. Nos assentamentos, a lei do silêncio impera.

Fatos assim ocorrem em São Mateus, principalmente no Assentamento Córrego da Areia, onde se escondem todo tipo  de infratores,  devido o difícil acesso, além de outros daquela  região Norte capixaba.

Também em Itaguaçu, no Assentamento Ita, apesar de ser constituído em sua maioria por pessoas bem intencionadas, há entre elas os que vivem dando prejuízos aos outros.    

Como vemos, por melhor que seja a intenção dos governantes, é  extremamente difícil lidar com seres humanos. Muitos reclamam a vida inteira por uma oportunidade. Quando as tem, são prejudicadas por  outros problemas, e assim levam a vida sucessivamente.  

Poucos representantes políticos se dedicam a solucionar os sérios problemas sociais sofridos pelos moradores dos Assentamentos capixabas.  A ex-deputada Brice Bagatto, não por ser profissional de carreira do INCRA, é uma pessoa muito elogiada e querida pelas pessoas boas dos assentamentos que  conhecemos, exclusivamente por sua dedicação pessoal,  ou seja, atenção, mas não com fins políticos, conforme ouvimos comentários dos assentados.

Se aqui na região Sudeste  registramos tais comportamentos e dificuldades, imaginem então nos assentamentos do Nordeste, do Norte e  outras regiões brasileiras de  povos mais rudes?



   


Um comentário:

Edificarte disse...

bom dia

Parte das Escrituras, sem motivo específico por ter deixado no seu blogger, mas específico para que leia as Escrituras de Deus, que sempre fala ao nosso Ser.

SALMO 131

1 SENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim.
2 Certamente que me tenho portado e sossegado como uma criança desmamada de sua mãe; a minha alma está como uma criança desmamada.
3 Espere Israel no SENHOR, desde agora e para sempre.

Abraços
Jesus Cristo te Ama
Ele é o Caminho, e a Verdade, e a Vida.